sexta-feira, 31 de julho de 2009

Iran no comando - a mudança


Já no primeiro dia de governo, o novo prefeito começou a fazer a mudança no seu secretariado; é o primeiro passo na constução do seu projeto administrativo.

Pesquei a lista abaixo com os nomes dos secretários com exonerados e os nomeados no blog do Daniel que está se comportando como bom menino para não perder o posto e o salário!

FORAM EXONERADOS OS SEGUINTES SECRETÁRIOS:
  • Obras e Serviços Públicos - José Aldair Barroso Cordeiro;
  • Secretário de Economia e Finanças - João Luiz Ferreira Lessa;
  • Secretário Adjunto de Economia e Finanças - Joabe Jácomo;
  • Secretário de Comunicação - Valcione Alberto Tavares da Silva;
  • Secretária de Assistência Social - Talita Dias Moraes da Costa;
  • Representação em Manaus - Nelson de Moura Tubino Filho;
  • Representação Adjunta em Manaus - Elizabeth Pinheiro Zuidgeest;
  • Procurador do Município - Aldo Soares Evangelista;
  • Secretário de Governo - Roque Lane Wilkens Marinho.
FORAM NOMEADOS OS SEGUINTES SECRETÁRIOS:
  • Representante em Manaus - Marcio Djames da Costa Furtado;
  • Secretário de Governo - Ossias Josino da Costa;
  • Economia e Finanças - Ronaldo Dias Costa;
  • Administração - Evandro Rodrigues de Moraes;
  • Obras e Edificações - Gilmar Ferreira Barbosa;
  • Procurador Geral - Elton Manoel Moraes Barreto;
  • Assistência Social - Marilene Alves Medeiros.
Alguns nomes da nova lista de secretários já são figurinhas conhecidas de outros carnavais; infelizmente é gente que já provou que não quer nenhum compromisso de mudanças com Coari, são do tipo preocupados apenas consigo. Ajudam na administração pensando só nos seus interesses. Todo o resto fica em segundo plano. Pobre Coari!

E tem mais mudanças no secretariado; nos próximos dias o novo prefeito anunciará os secretários de saúde e educação. E urgentemente será a adoção de um plano emergencial para recuperar as vias da cidade e a redução da folha de pagamento do funcionalismo público. São muitos os funcionários que invibailizam outras ações no município. Leia mais.

O corte no funcionalismo público, vai aumentar em muito o desemprego na terra do gás e do petróleo, que atualmente já é alto, visto o término de várias obras no gasoduto Coari Manaus. Talvez o povo vá chiar!

Por isso se faz necessário e urgente criar programas geradores de renda. Chega de paternalismo e assistencialismo.
Profissão, Motoqueiro


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quarta-feira (29/7), projeto de lei que regulamenta as profissões de motoboy e mototaxista no país. Caberá aos Estados e municípios autorizarem e regularem as profissões. Isso poderá ser feito a partir de órgãos, como o Detran e o Contran, ou de leis municipais e estaduais. Os municípios e Estados que permitirem o trabalho dos motociclistas terão de seguir as normas da lei nacional e poderão regular outras questões.

A situação dos mototaxistas em Coari está cada vez mais complicada. Primeiro pelas ações do ex-prefeito que pagando para os presidentes das associações, fez deles empregados seus e os utilizava politicamente para fazer pressão juntos aos associados e o que ele queria. Veremos como ficarão com a atual conjuntura política.

O fato de ganhar do município os deixa sem autonomia para decidirem questões voltadas para a categoria, logo, toda a associação perde com isso; sempre suprimidas na luta de seus direitos.

A outra complicação é mais atual e mais complexa, as vezes difícil de ser aceita, quanto mais entendida; é o aumento enorme de mototaxistas. Antes tínhamos um número fixo de associações, e controladas no seu crescimento. Atualmente perdeu-se totalmente o controle do múmero deles. Tem quem diga que são uns dois mil.

E esse aumento de mototaxistas acontecendo quando passamos por uma crise econômica sem precedente. Mesmo sendo ricos o que menos tem na praça coariense é dinheiro. Frutos da crise econômica internacional? Resultado da grande concentração de rendas? Nos tempos das vacas gordas era comum ouvir do profissional do ramo dizer que tinham feito 80, 90, 100 cem reais; hoje, difícil um que diga que fez 50,00.

A pergunta que devemos fazer é pelo porque desse aumento enorme de trabalhores que estão esse meio de vida para ganhar o pão de cada dia? A resposta é simples, vivemos num município que não apresenta muitas opções de trabalho e emprego, principalmente para os jovens, que hoje, cedo são pais de famílias, com casa, mulher e filhos para sustentar. O que resta é ser motoqueiro.

E esse aumento se deu de modo mais visível após empresas prestadoras de serviços a Petrobras darem por terminado seus serviços e irem embora. Muita gente, também de fora que aqui vieram para trabalharem nessas empresas, agora desempregados, sem encontrar outra saída, embarcou na profissão de motoqueiro. A situação ainda via ficar mais crítica quando o gasoduto estiver terminado. Mais desemprego, mais mototaxistas!
Iceberg

Hoje de manhã o vereador Iranilson da Silva Medeiros (DEM) foi empossado como presidente da câmara e em seguida prefeito de Coari. O barulho nas duas casas foi grande. Nem mesmo para o ex-vereador e agora prefeito, caiu a ficha.

Há um silêncio sepulcral na terra do gás e do petróleo, com certeza que é melhor assim. Estamos meio sem entender o que de fato está acontecendo. O certo é que as coisas estão como que de cabeça para baixo.

Para dar um exemplo da situação, até ontem havia uma monstruosa propaganda da festa dos 77 anos do município, hoje não se ouviu um"pio" sobre "um dos maiores eventos culturais e esportivos do Estado do Amazonas", como assim o divulgavam. Vai ser difícil para o atual prefeito mover a curto prazo sobre essa situação. Talvez nem festa tenha mais ou outro tipo. Estamos todos na ansiedade para saber como vai acontecer com todo o circo armado, todo espetáculo, eram mil e uma atividades, uma verdadeira máquina para ganhar votos.

A situação é tão complicada, que talvez até o silêncio, melhor estrada do momento, seja um caminho espinhoso.

O melhor presente que Coari possa ter ganhado é a esperança de sabermos que o município pertence a uma nação que se chama Brasil, constituído por um Estado de direito. Visto que a experiência estava sendo de um muncicípio sem lei ou melhor dizendo apenas o prefeito, seu grupo, seus puxas-saco eram privilegiados; para os outros o que restava era viver num barco a deriva, governado por gente que só visava os seus interesses e tudo mais não existia.

A vitória não foi do Iran, nem da oposição ou talvez da situação, que busca, nos seus direitos reverter a situação; a vitória foi do Brasil que mostra no esforço de algumas pessoas do judiciário com bom senso, fazer valer os poderes constituídos de uma nação.

Certo que essa novela ainda não acabou, há muita água para passar por baixo da ponte, desconfio que vai faltar pontes.

O mundo dos advogados, dos politicos, das influências, das conivências, dos interesses ganhos e perdidos e assim por diante, vai mover um mundo feito das entranhas da ambição, que nunca se contenta com o que tem, vai continuar em campo, no ataque com o coração e tudo mais que constitui o ser humano.

O poder, essa dimensão que mais fascina o homem, mexe com nossa vaidade; faz fazermos coisas que até o diabo duvida. Agora junte o poder com o orçamento multi-milionário do município e veja lá o que acentece.

Há muita coisa para ser feita no município de Coari, o que se espera, principalmente da parte do judiciário, o poder que vai ser mais tentado pela força do dinheiro e das influências, é bom senso.

Há muitas coisas para serem ditas, mais talvez o silêncio para o momento, seja a melhor palavra. Vou esperar a noite para vê a festa acontecer, uma vez que o grupo da situação deve estar armando na calada do silêncio seus planos para de alguma forma voltar ao poder. Visto que durante esses quase noves anos de poder devem ter aprendido se mover nas vísceras desse mundo que chamamos de política, sem contar numa quase infinita riqueza que acumulou.

E a experiência e a fortuna acumulada pode servir para darem uma boa cartada. A parte mais perigosa do iceberg não é a exposta, mais a submersa.

Agora é esperar/dar tempo até que as coisas possam ir acontecendo!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Circo armado!

Depois da determinação de hoje dada pela desembargadora que determina a saída do atual administrador do comando do município, a festa do aniversário do município, levada adiante pelo prefeito cassado e seu grupo, além de confundir a cabeça do povo, de se perguntar o que está acontecendo, se está cassado, não é mais o prefeito em exercício como pode fazer uma festa desta envergadura?

A festa também vai servir para encher o centro do cultural, lá dizer, com esse pobre povo que quem manda no município é quem está no comando da festa... Enfim, anunciar em bom e alto tom, que, aqui, na terra do gás e do petróleo há outros poderes, outros mandantes. E se a festa está acontecendo é porque tudo vai muito bem, nada aconteceu; tudo é mentira, intriga da oposição.

Se estabele assim, um Estado de direito falido nessas bandas longe, tão longe de um poder central ou a "lei" do país, que até parece outro país.

E o lançamento do plano estratégico de desenvolvimento do município é pior ainda. Como pode um prefeito cassado e sem poder para estar no poder lançar um plano de desenvolvimento para o município?

Bote confusão na cabeça do povo. E isso não serve para o atual grupo que está/estava no poder, é para qualquer um. Que país é esse onde um prefeito cassado, fora do poder manda como se nada estivesse acontecendo? No mínimo é um desdém da lei do país ou das autoridades do judiciário, que faz e muito para merecer que não seja respeitado.

Mais o plano de desenvolvimento vai além de tudo isso é uma verdadeira engrenagem eleitoral para não perder nenhuma das eleições que venha acontecer nesse município. E o pior de tudo, ele pode no futuro desencadear no mesmo processo que o atual grupo sofre de uso do dinheiro público para influenciar em resultados de eleições.

O plano promete tanta coisa, que se de fato o prefeito atual, venha, por acaso deixar o poder, por erro do destino, porque ninguém acredita nisso; ele elegerá quem ele quiser deixar no seu lugar.

Enfim a engrenagem está armada, girando, quem tem poder para ir contra? O judiciário do Estado do Amazonas? Falido em sua grande maioria. Afinal de contas é uma engrenagem bem armada essa da festa do aniversário da cidade com o lançamento do plano estratégico de desenvolvimento do município. Se duvidar ela gira sozinha, por si só... é que o jogo movido pelo dinheiro, ambição, cargos, influências, puxa-saquismo e poder é imenso.

Já bem dizia um filósofo brasileiro: "dinheiro, compra até amor sincero"!
Temos um novo prefeito!

Será verdade mesmo?

Trecho do jornal A Crítica: "A vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desembargadora Maria das Graças Figueiredo, revogou no início da noite de ontem as três liminares que mantinham nos cargos o prefeito cassado de Coari, Rodrigo Alves (PP), o vice-prefeito Leondino Menezes e os vereadores Adão Martins (PP) e José Henrique de Oliveira (PMDB). A decisão da magistrada atendeu a pedido de reconsideração formulado anteontem pelo procurador-regional eleitoral Edmilson Barreiros.

Hoje, pela manhã, o vereador Iranilson Maia (DEM), 2º vice-presidente da Câmara Municipal deverá seguir para Coari, onde será empossado presidente do Poder Legislativo e nos próximos dias deverá assumir como prefeito da cidade
". Leia mais. Lá no blog do Holando há uma cópia do documento. É só conferir!

Será que não é um sonho ou pesadelo? Seja lá o que esteja acontecendo, vamos esperar o que acontece para vê se de fato é verdade ou como isso vai se dar. Já estou ficando é desconfiado disso tudo, vem um/a magistrado/a diz uma coisa, vem outro/a diz outra e o grupo atual segue no poder. Falta alguém sério que tome uma decisão séria, do jeito que a coisa vai, pode estar caminhando para descanbar numa total perda de credibilidade pela parte do judiciário. Até que nos prove o contrário.

Minha desconfiança é que tudo seja uma armação para a turma do judiciário ganhar dinheiro do município e essa desconfinça não é só minha é de grande maioria da população coariense.

Hoje será um dia de muita correria de advogados, puxas-saco, o prefeito de Coari Anderson e todos os que ele conseguir mover para correr atrás de revogar a decisão tomada pela desembargadora.

Na terra do gás e do petróleo será uma confusão só, fogos e disse-me-disse de todo jeito. Para completar tem a rádio fuchico com seus radialistas mentirosos e puxas-saco que vão ficar o dia todo propagando suas mentiras, confundindo o povo. Vou ligar meu rádio.

E a festa dos milhões como será que fica? Será suspensa?

Será muita confusão e muito dinheiro do município gasto para colocar tudo do jeito de quem estar com a chave do cofre na mão quer. É esperar para vê!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Vamos a festa

Nunca vi uma festa ser tão divulgada, como o próximo aniversário da cidade de Coari. A propaganda é dia e noite martelando nos nossos ouvidos a mesma publicidade. Parece que estamos perdendo a capacidade de lembrar por isso, a cada hora, a cada minuto há um meio de comunicação a nos lembrar da festa.

O mais próximo de nós são os carros com som que giram cortando as ruas da cidade; ficam num vai e vem. Não há rua que escape, aquelas que não tem saída, mesmo assim sentem a entrada do som que diferente do carro, entram via ar pelas casas e ouvido adentro.

Agora a tarde me surpreendeu um trio elétrico montado com nossas meninas novas a rebolarem ao som da Cládia Leite, baiana que vem encantar os coarienses afim de esquecerem que estão sendo governados por um grupo cassado.

A intenção vai ficando clara que é a de encher nossa cabeça de barulho, som para que saia as notícias e as imagens de uma Coari manchada pela ação do grupo que governa a cidade nesses quase últimos nove anos.

Dar um porre de festa, da alegria paga, da boa para que quando chegue a ressaca se esvazie da cabeça, do corpo e da alma todo um processo de saque do município mais rico do interior do Estado do Amazonas.

Quando vi o trio com seu som estridente, me lembrei de um dos instrumentos usados pelos torturadores do Brasil da ditadura, era justamente um som repetido infinita vezes até penetrar a alma da pessoa; tinha como intenção levar o torturado a loucura.

Não chegaremos a tanto, apesar da repetição ir maquinalmente nos metendo goela adentro uma programação que não custará saberemos de có e salteado, e só o fato dela pertencer a memória coletiva já pode significar que terá um grande significado para todos. Mero engano!
Um povo nômade

Festa de santo em cidades do interior sem a presença dos "marreteiros", perde muito a sua graça. Esse ano aqui na terra dos gás e do petróleo pela passagem da Festa da Padroeira, Sant'Ana; grande número desses vendedores se estabeleceram ao redor da praça da catedral e adjacências. Por alguns dias mudaram a paisagem da área.

Desde que me lembro, e lá se vão mais de três décadas, essa gente, verdadeiros nômades, participa dessa festa, nesse tempo, embarcados com seus fardos, marcham, melhor dizendo, navegam para terra de Ana e aqui chegados, armam suas barracas.

Suas barracas não são só espaços de venda, mais também casas, espaço de vivência e convivência. Deixando para trás lar, família e amigos é nos "arraias" que passam boa parte da vida e se fazem ou se desfazem na/da vida.

Depois de armada a barraca, espalham por elas em mesas ou pelas paredes e portas suas "mercadorias"; em sua grande maioria roupas. Durante o período em que passam numa cidade concorrem com o comércio local. Na sua grande maioria os preços são mais competitivos, nem sempre os produtos são de melhor qualidade que a praça local. Apesar de que nesses últimos tempos, trazem um material cada vez melhor.

Muitos vão ficam por alguma cidade que armou sua barraca, geralmente visgados pelo coração. Outros veteranos vão encantando e se encantando; na sua fase de botos deixam filhos espalhados pelas cidades nesse mundão de Amazônia.

Na estrutura de vida dessa gente, ser marreteiro, para quase todos é um estilo de vida que vai além de ser simplesmente um vendedor ambulante de barracas. É um gosto, um sabor que se faz como uma segunda pele, uma veste em forma de tatuagem da vida dessa gente nômade que cruza rios e cidades para fazer a vida e da vida uma presença na vida do povo do interior do Amazonas que nem sempre em suas lojas encontram as novidades que esse povo trás.

Perambulando rio acima, rio abaixo, de festa de santo em festa de santo, vão fazendo parte como esse modo de ser, um ser amazônico, uma tradição atravessando o tempo, fazendo história e se fazendo povo no meio do povo.
A força da grana

O retorno das férias da desembargadora Graça Figueiredo, parece estar causando um grande furor nos cassados do município de Coari. Por outro lado muitos aguardam sua decisão, isto é, retomar o que tinha deixado.

Ontem ela disse que vai "analisar as ações impetradas pelo Ministério Público Eleitoral", visto que encontrou suas decisões revertidas em favor de Rodrigo e seu grupo. Só o fato de ter dito isto, já deixou muita gente com o cabelo em pé.

Porém, as afirmações da desembargadora só mostra que poucos são as pessoas que ocupam cargo no judiciário que de fato estão querendo fazer valer a justiça; grande maioria está rica e vai ficar cada vez mais rica. Não conseguem ver o mundo a não ser com os olhos dos cifrões. Tendo dinheiro é o que importa.

Para o povo, os simples mortais, a confusão vai se avolumando cada vez mais, crescendo como uma bola de neve descendo uma ladeira.

Interessante o comentário de alguém lá pelo Blog do Holanda: "como explicar que cinco desembargadores caça um grupo, isso após 7 dias de terem derrubado um jugamento de 5 a 1, bastou uma canetada da desembargadora SOCORRO GUEDES por duas vezes e eles continuam no poder?"

Não dar para entender!
O voto da internet

Recebi dias atrás um simpático recado na caixa de comentários, vindo da assessoria de impresa do deputado José Lobo. Depois de elogiarem o blog e meus escritos, pedem para adicionar o novo endereço do deputado na net. Deixou de ser um blog para migrar para um site; porém com a mesma funcionalidade da ferramenta anterior. Com um visual mais atraente e enxuto, o novo endereço do deputado, está correndo atrás dessa tendência que veio para ficar, já não é possível ignorar esse espaço de "fazer política".

Assim como outros políticos, o deputado, faz tempo que percebeu a força da internet para estar em contato com o povo que navega nessas ondas; geralmente pessoas mais informadas e capazes de fazer influência.

A internet tem sido utlizada cada vez mais por políticos que estão no poder ou os que deixaram, mais que sabem, que por essa via, mantém o contato com seus eleitores. Mais ainda estão fazendo de forma criativa e econômica campanha eleitoral permanente. Tudo para deixarem seus nomes em evidência.

Trago nesse post dois deles - Angelus Figueira e Sarafim Corrêia. Principalmente o Blog do Sarafa que com uma equipe competente tem deixado Sarafim com status de quem estar no poder. Outra que embarcou nessa barca foi a deputada Vanessa, talvez seu último recurso para se manter num cargo político; as próximas eleições vão falar por si.

Com certeza na próxima eleição, que já estar bem aí, a internet será uma ferramenta de pode gerar muitos votos. Claro, jamais vai subistituir o corpo a corpo com os eleitores, porém, pode chegar onde o tempo e o espaço não consiga, visto que fica cada vez mais caro e difícil ir em todos os lugares que se deveria ir como candidato.

E ainda estamos só no começo!

Obs.: estou abrindo um espaço de links só para políticos no poder ou fora dele. Quem souber algum outro endereço dessa gente na net, será bem vindo.
Assim caminha a humanidade


O trabalhador brasileiro, pai de família e assalariado está com a vida cada vez mais apertada. O salário mínimo dar para levar uma vida com o minímo do minímo.

A carga tributária que pagamos através dos encargos sociais e depois somada nas coisas necessárias para viver, principalmente comida e remédios tem colocado o país em boas vantagens econômica, uma vez que ela é imensa. Porém tem deixado os brasileiro, particulamente os que vivem do salário mínimo numa vida difícil.

Como viver e ter qualidade de vida com esse salário. O que dói e vê que a riqueza produzida no grosso não é revestida na melhoria de vida daqueles que carregam, literalmente, o país nas costas.

O pior de tudo é assistir a cada dia os que foram eleitos desfrutarem da riqueza provinda dos impostos e outras mil taxas, pagas por quem trabalha de fato. Não hé nem mesmo o bom senso para gastar o dinheiro público, dinheiro do suor e sangue dos trabalhadores/filhos do Brasil.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Um jornal com cara de lata


A câmara municipal de Coari lançou um jornalzinho com a intenção de divulgar as ações do legislativo. Sendo assim, nada vão ter a nos dizer, visto que nada estão fazendo. Será gasto de tempo, de papel e de dinheiro.

Com um bom papel, muitas fotografias enchendo as páginas e com uma bonita visualização, o jornal tem "missão impossível", falar de coisas que não existem, porque essa gente nada faz; desculpe, esqueci de dizer que o que fazem é apenas trançar um tupé de esquemas que traga dinheiro e muito, em malas, para suas próprias contas.


O melhor nome para o jornal seria o seu próprio símbolo, estampado numa de suas páginas, duas latas ligadas por um barbante. De fato, um jornal com cara de lata e nada a dizer!
Caminhando

Foram mais de três dias sem internet, uma eternidade para esse mundo que anda embarcado em carros de formula 1. Nesse tempo, três dias, muitas coisas acontecendo na terra do gás e do petróleo.
Primeiro a certeza anunciada pela juíza de que o grupo cassado iria continuar no poder e com plenos direitos de manusear a chave do cofre. Mesmo assim, na dúvida, já tinham acionado via câmara municipal "matusalém", caso o tiro saisse pela culatra; ele seria o prefeito. Mandaram Iran Medeiros, traidor do grupo, para o escanteio. Aliás, foi o maior perdedor do jogo, isto é, depois de todos os coarienses.
Agora é seguir em frente. O circo já está montado. Apesar dos espetáculos não acontecerem nele e sim no centro cultural. Será a política do pão e circo; apesar da atuação situação não permitir o pão, a coisa vai assim mesmo, só o circo. Nada melhor do que shows para mandar sentimentos de insatisfação para o ar. Pulverizar.
Vamos começar pela fé, o sentimento mais delicado desse povo. Tudo pela vontade de deus, canta Aline. Aí vai carregada na conta do homem toda pedofilia e corrupção. O saque na conta do que se sente ou que se tem - o que sobra - explorada, enganada - a fé das pessoas. Canta Aline, assim, em nome de deus esse povo vai achar que tudo é bondade.
Três dias de festas anunciam os carros pelas ruas da cidade. O aniversário da cidade será uma boa peneira para se esconder do sol.
Numa cidade onde não sem para lazer, ter shows com atrações nacionais será tudo de bom. Centro cultural lotado, certo. De graça até injeção na testa, já nos diz o ditado popular.
Passou o arraial de Sant'Ana, esse nem podia contar uma vez que quis rezar, celebrar a justiça e a paz, uma como filha da outra. Rezar pela justiça nesse mundo que quem faz a justiça cobra por ela; não cola muito. Se tem dinheiro, tem a "justiça"; se não tem, pode rezar o quanto quiser que ela não é feita, mesmo se a razão dela existir, estiver do seu lado.
Quero agradecer aos que aqui estão vindo, cada vez com mais frequência. Obrigado!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

A força dos blogs

Depois do post passado fiquei pensando na força da internet, principalmente dessa ferramenta que utilizo para chegar aos outros um pouco da minha visão sobre a terra do gás e do petróleo, seus acontecimentos, vitórias e desafios.

Com certeza se não fosse a internet para nos dar a pouca informação que temos sobre os trâmites que correm na justiça sobre nosso município, o que teríamos era o caos. a desinformação total. E isso não seria de todo mal, principalmente para o grupo que tenta esconder a verdade a todo custo.

Para manter um blog só ter acesso a tecnologia não basta, custa tempo e criatividade, estar informado e como lidar com essas informações. Muitos inciaram e foram ficando pelo meio do caminho, sufocados por diversas situações que não contavam que poderiam se suceder por essa estrada.

A internet está avançando pelo mundo, no Brasil cerca de mais de sessenta milhões usam a rede para se comunicar, se informar e se divertir. Apesar de ser um mundo novo para todos, ela cada vez mais faz parte do dia-a-dia da nossa vida.

A maior parte dos brasileiros usam a internet para relacionamento, seja familiar, de amizade ou para outros tipos de relação. E conforme últimas pesquisas a ferramenta mais utilizada no país é o Orkut e aqui, ele reina sozinho.

Em Coari ainda estamos longe de utilizarmos a internet como parte de uma mudança social. Mesmo nas últimas eleições não soubemos aproveitar bem todo seu potencial. Quem sabe na próxima vamos começar, devagar mais vamos.

Nesses dias de turbulência para a terra do gás a internet se tornou o único espaço onde se pode/poderia discurtir tudo que por aqui acontece. Infelizmente, mesmo quando o anonimato nos daria o suporte, ainda impera a mentalidade a cultura do medo e do silêncio.
O sol com a peneira

O povo de Coari anda meio confuso, sem saber o que acontece de fato. É barulho, tanto de um lado, como do outro. Se espalha como fogo em rastilho de pólvora a conversa de que tudo que está acontecendo é coisa da oposição, mais propriamente do Arnaldo.

A oposição tem muito de culpa para essa conclusão ser tirada por muita gente; principalmente por aqueles que não tem acesso a internet; no momento o único meio de comunicação que chega em Coari sem ser bloqueado. Infelizmente um meio que pouca gente tem acesso.

É passeata, carreata, motoata, diz-que-me-disse de todo jeito. Muito barulho e muita conversa; algumas delas, de ambas as partes, com pouco fundamento de verdade. Claro que há o grupo de puxas-saco de primeiro e segundo escalão, que diz que tudo é culpa da oposição e afirma que tudo que está acontecendo é mentira.

Essa turma de puxas fala que a verdade é mentira e vai vê que até eles acreditam na mentira deles. O certo é que a turma que está ganhando dinheiro, cargos, funções, influências e outras coisas mais, não vai largar o que ganha por nada nesse mundo. Se é preciso vender mãe, pai, filha, a alma ou o que seja, eles vendem. O que não vale é deixar o que ganham!

a oposição devia ficar em silêncio, comemorar as suas vitórias ou as do município sem alarde. As vezes a alegria toma ar de violência, de pressão, de ódio e dessa forma não trará outras coisas a não ser a mesma - violência e ódio.

E o povo confuso, segue, acreditando hora numa coisa, hora noutra; sem ter onde buscar a certeza dos fatos, fica difícil de chegar a conclusões que possam se aproximar da realidade dos fatos, como eles são em si.

E essa situação só tem favorecido quem dela se beneficia, para essa gente, nelhor assim, quanto mais confusão, mais eles gostam. E vão seguir tentando esconder o sol, a realidade com a peneira, até onde não puderem mais.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Podres poderes

Fonte principal - jornal A Crítica

Segundo Aristide Furtado numa matéria especial para o jornal A Crítica, a desembargadora Socorro Guedes deve conceder hoje outra liminar para manter nos cargos o prefeito de Coari, Rodrigo Alves (PP), o vice, Leondino Menezes (PTB), e os vereadores Adão Silva (PP) e José Henrique (PMDB) até o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgar o processo que lhes cassou os mandatos.

Na matéria de Aristide, explica o assessor jurídico da Corregedoria Eleitoral, Leland Barroso, que a prática de manter autoridades cassadas nos cargos até o julgamento final do processo, principalmente chefes do Executivo, tem sido adotada pelo TSE para para evitar a alternância no poder, troca-troca de prefeito, e preservar a vontade manifestada pelo povo nas urnas.

Além do mais o advogado Délcio Santos, diz que o vereador Iranilson não é parte legítima para pleitear o comando da prefeitura”. Porém tanto o advogado José Fernandes Júnior, seu advogado, como ele, não pensam assim. Vão atrás do poder. Custe o que custar.

Com a jogada decisão na câmara de Coari, que elegeu na quarta-feira Emídio Rodrigues 1º vice-presidente da Casa em substituição a Adão Silva; colocando Emídio à frente de Adão na linha sucessória, Iranilson vai soltar os cachorros pra cima deles.

A corrida pelo pode está mostrando o quanto nos transformamos, viramos bicho pelos nossos interesses. O vereador Iranilson, outro dia era do grupo do prefeito cassado, hoje, com a oportunidade nas mãos de vir a ser o prefeito, agora é do contra.

Essa briga pelo que tudo indica ainda vai levar tempo para ser resolvida. Infelizmente quem nela está não apresenta nenhum sinal de que quer o bem dos coarienses e sim a vontade de sentar no trono e ter nas mãos, a chave do cofre.
A vez do Matusalém

O homem da Matusalém, Emídio Guedes, ex-preso numa das Operações da Polícia Federal e atual vereador, foi eleito presidente da "casa", só esperando sua vez. E foi eleito com o voto do grupo da situação. Aliás, a oposição só conta com um voto; talvez o voto do Iran, que quer ser prefeito, possa estar à venda, mesmo sem ter quem queira comprá-lo; você estar de molho, talvez nessa história toda seja o que vai sair mais chamuscado.

Os vereadores votantes no Matusalém devem estar rindo com o vento, nunca foi tão fácil ganhar dinheiro. Infelizmente é o dinheiro do povo coariense. O mesmo tipo de dinheiro que eles usam para comprar votos.

Nessa Operação Matusalém, que não foi armada pelo Polícia Federal e sim pelo atual grupo que assume o poder na terra do gás e do petróleo, tudo aconteceu para estar de acordo com o que o chefe queria. O poder deve continuar conosco. Ou melhor dizendo, com eles. Não importa o preço e nem que pague a conta, essa é sempre por conta do povo.

Coari pode se encontrar numa situação de ter quatro prefeitos, coisa única no Brasil. Conte lá, em primeiro lugar vem o Anderson, depois o ex-prefeito, seguido pelo atual prefeito cassado - é o prefeito eleito que nunca assumiu e agora possa ser que sobre uma vaga para o Matusalém. E quanto mais, para nossa desgraça, maior o rombo!

Agora, não nos enganemos, o Matusalém pode dar o bote nos outros três, coisa que pode acontecer e não se espante se o caso se dê. Ele é mestre e dos mestres. E quando estiver sentado no trono do palácio 02 de agosto e com a chave do cofre na mão, mesmo que seja uma cópia fiel, tão original quanto a original, mesmo que seja falsificada; daí vamos vê como vai tratar os outros de seu (ex-) grupo.

É esperar para vê e vê para crê!
Cai ou não cai?

Cheguei hoje na terra do gás e do petróleo, depois de 18 dias fora, numa andança pelos municípios de Codajás, Manacapuru e Beruri. Nesse tempo Coari viveu dias diferentes; a impressão que vai ficando é de que a CPI da Pedofilia que ganhou o país afora, de tabela influenciou resultados outros. Principalmente a cassação do Prefeito, do seu vice, do presidente da câmara e do seu vice. Todos cairam.

Nem o barco encostou no porto e o barulho que vinha da praça ia invadindo o lago e tomando conta de quem chegava. Primeiro ficou difícil de enteder, era barulho demais. Agora vejo pela internet que por 3 votos a 2 o Tribunal Regional Eleitoral rejeitou os embargos interpostos pela defesa do prefeito Rodrigo Alves, de Coari, e manteve a sua cassação.

Apesar de estar cassado, o atual prefeito/cassado, continua no cargo. Até sabe Deus quando ou quem sabe, nem Ele sabe!

Os fogos de artifícios continuam barulhando pela/na cidade. Particulamente nem sei se isso é/seria necessário. O que está feito, está feito. Isso só instiga os ânimos, tanto de um lado, como do outro.

Agora é esperar para vê o que vai acontecer. O certo é que muitas coisas estão acontecendo pelos bastidores, por debaixo dos panos. E tudo isso não sai barato.
Vale tudo isso?


Esse valor exorbitante pago pelo município de Coari por um sistema de som vai contrário a choradeira do atual administrador que vive dizendo que o cofre está seco. Somos ricos e a prova está aí!

A questão é qual o objetivo que está sendo dado ao dinheiro do município? Eis a questão!

Com essa ação fica claro que as coisas urgentes, necessárias mais que urgentes não são prioridades. Aqui podemos colocar os projetos que não existem para fazer gerar renda a população, um esquema de saúde pública que venha diminuir a mortalidade infantil, melhorar a educação e por aí vai... nada disso é importante ao atual grupo que administra o município.

E assim, parece, que vai ser para sempre, amém!

quarta-feira, 22 de julho de 2009


O Judiciário optou para continuar levando em banho maria as decisões que dizem respeito o município de Coari. Cada vez mais, o povo entende cada vez menos esse tipo de ação.

Para o mal de todos é o próprio judiciário que vai atirando no seu pé. Ruim é que Coari é que vai pagando o pato... a conta!

Quando elas querem, sai de baixo. Assim se deu uma grande caminhada-manifestação pelas ruas de Coari, organizada pelo Movimento de Mulheres da Terra do gás e do petróleo.

Estamos precisando mais desse tipo de ações, com cuidado de não ser por um partido, mais sim por melhoria de vida, passando pela justiça e indo até uma água de boa qualidade para nossos lares.

Claro, temos que discernir bem esse tipo de ação, ter o cuidado de não ser instrumentalizado por aqueles que de um ou outro modo só visam o poder pelo poder, o dinheiro pelo dinheiro. Assim seria só trocar as pessoas, sem mudanças.

Há um caminho a fazer para aprendermos. Parabéns pelas mulheres que se mobilizaram para fazer o diferente!

O Império Romano aprendeu na prática a malandragem de que para acalmar o povo deve-se dar pão e circo. No decorrer da história muitos foram os governos que aprenderam a sacada do pão e circo.

Com sacolas de rancho e qualquer diversão, diverte o povo e vai se levando de qualquer jeito alguma consciência crítica que poderia nascer.

O Império estabelecido em Coari também sabe muito bem dessa tática, por isso, no auge de crises econômicas e corruptção exagerada, vai armar no dia do aniversário da cidade o maior circo. Não vai ter pão, mais o circo não vai faltar. Confira aqui!

O ex-secretário de administração de Coari Adriano Salan, que no último dia 1º escapou da CPI da Pedofilia apresentando laudo que atestava elevado índice de triglicerídeo, foi visto na segunda-feira à noite participando de um rodízio, em uma churrascaria na rua Teresina, no Adrianópolis.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Ò nós na Globo

Quando a Globo quer, ela faz. Na sua história conforme sua posição já elegeu e ajudou a derrubar presidentes, senadores, atores, entre outras personalidades. Depende se lhe favorece.
Sensível ao olhar do mundo para a Amazônia, resolveu fazer uma série de programas sobre a região; sabendo que tem a audiência em alta e batendo seus concorrentes. O Brasileiro adora vê nosso lado exótico, infelizmente. Mais tudo pelos patrocinadores, ela vai e faz.
Estava com uma pauta de fazer uma série do "Globo Repórter" que iriam/vão ao ar sobre a Amazônia. O primeiro foi sucesso absoluto, reinou no ar e não deixou telespectador para nenhuma outra emissora. O assunto - a gastronomia Amazônica - O país está louco para provar e aprovar os sabores da terra.
Foi dentro desse projeto Amazônia que eles chegaram comigo, a intenção era uma entrevista para um Globo Repórter sobre os grandes projetos para a Amazônia. O que esse projetos trazem de bom ou de ruim para as populações da região.
Dentre dos grande projetos para a Amazônia está a construção do gasoduto. Querendo saber sobre os benefícios do Gasoduto para Coari, me entrevistaram.
A entrevista durou uma média de 40 minutos, claro, que me falaram que tudo iria passar por analistas de imagens e outras coisas mais. Porém, a intenção era ser o mais realista possível. Uma pena que o que foi ao ar no jornal da Globo foi tão pouco.
Minha resposta foi que a população é a que menos tem se beneficiado dos recursos do gás e do petróleo e que somente um pequeno grupo administra em função própria. A qualidade de vida do coariense é de pobres, beirando a indigência e que estamos mal de educação, saúde e tudo mais...
Falei e falei muito, tentei mostrar as diversas realidades desafiadoras do nosso município. Só a minha fala daria para um programa inteiro. E ainda faltou falar de algums situações, principalmente da relação do executivo com o judiciário do país e desse puxasaquismo todo existente na cidade.
Depois da entrevista só muitos recados e de todo jeito e lado. Sem sombra de dúvida, foi um aprendizado do poder da telinha... da Globo!

Em 1985 estudei em Manaus, era o meu segundo ano do segundo grau. Um ano que marcou minha vida. A primeira vez que sai de casa para morar sozinho, tinha 17 anos e o mundo a minha frente. Um ano de muitos aprendizados.

Uma das coisas desse ano que muito marcou foi meu envolvimento com o movimento estudantil. Através desse movimento conheci pessoas e os desafios que uma pessoa tem de conviver em grupos para alcançar objetivos comuns.

Através do movimento estudantil tomei conhecimento da luta dos professores por uma educação melhor do país e de seus direitos.

Lembro como hoje, um dia houve uma manifestação dos professores, todos com o sonho de que a luta por essa tão sonhada educação só chegaria se eles se manifestassem. Reunidos no centro de Manaus, era uma multidão que crescia a cada hora.

Lá pelas tantas, para a surpresa de todos, a mando de Gilberto Mestrinho, apareceu a Polícia Militar e sua cavalaria. Daí em diante a porrada comeu. A ordem era disperçar os professores com os cassetetes.

A correria foi enorme e no outro dia só se via era professor com as costas marcados, os que sofreram mais não foram dar aulas por alguns dias e outros foram parar nos hospitais.

Era assim que o comandante boto tratava com carinho a educação do Estado do Amazonas. Era assim que ele queria bem ao povo desse Estado - um povo que devia permanecer analfabeto.

Fez escola, pois é assim que nossos politiqueiros querem que o povo permaneça - analfabeto - agora se diz: analfabeto funcional!

E tome Gilberto... e tome cassetetes!

O Judiciário influenciado pelo executivo de rumos os mais diversos possíveis, parece perdido em dar um parecer que possa fazer justiça com o povo coariense; que roubado, saqueado se rende diante da miséria e da vaidade.

Infelizmente o que estamos assistindo nesses últimos tempo é o judiciário de joelhos diante da tentação do capital e do bem estar. Geralmente decidindo pelo que ganham - dinheiro e favorecimentos.

Hoje, mais uma vez, haverá um julgamento de uma situação do momento histórico que Coari vive. dessa vez o julgamento será sobre os recursos do municípios que se encontram retidos por determinação da justiça.

O mesmo juiz que julgou a Operação Vorax que em nada deu, está responsável pelo julgamento de hoje. O que podemos esperar?

E assim vamos sendo levados, de julgamento em julgamento; sem de fato fazerem o que tem que faerem. Até quando?
Essa gente é criativa!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Trabalho


A revista Exame publica a cada ano uma edição especial sobre as cem melhores cidades do Brasil para trabalhar. Manaus está há alguns anos na lista. Agora a revista mostra que a construção de uma estrutura preparando a cidade para a Copa atrairá muitos investimentos e portanto, trabalho.

Vale leitura da matéria inteira aqui!
Deixa a vida nos levar!

Quatro dias sem internet, aí o blog criando teia de aranha e recebendo diversos comentários ameaçadores; alguns fortes para não afrontar a mim e aos leitores que por aqui passam, melhor não postar.

Ainda não sabia a força da Globo. Eles tentaram me avisar que iriam colocar uma entrevista feita comigo no ar, mais não tive como ter essa informação. Portanto, não me assisti. Agora, fora do meu casulo, do mato onde estava e encontrando pessoas; são tanto os parabéns!

Mesmo com as definições sobre a situação da terra e do gás, ninguém sabe bem ao certo o que irá acontecer. Mais com certeza tudo que aconteceu e está acontecendo serve para sabermos que ainda estamos num Estado de direito e a cidade de Coari não é um gueto sem eira, nem beira e nem lei dentro do Brasil.

Esse momento histórico que estamos vivendo poderia servir para rever os diversos desfios que vivemos; porém, infelizmente não conseguiremos e até quando iremos viver assim?

Agora é esperar para vê o que o futuro próximo nos aguarda!

quinta-feira, 16 de julho de 2009



O impacto da construção do gasoduto na vida da população amazônica. O gasoduto, de quase 700 quilômetros, mudou a vida nas tribos e vilas da região. Nem sempre para melhor.
O gasoduto que vai levar o gás de Urucu para Manaus demorou três anos para ser construído. No auge, a obra empregava quase nove mil pessoas.
A população ribeirinha tinha em 2006 uma renda per capita de apenas R$ 115 por mês, bem menos que a renda média dos moradores das áreas rurais do Estado.
Os administradores de Coari tem uma clara preferência por obras que possam ser vistas pelos eleitores e que envolvam grandes contratos. Os prédios das escolas municipais são novos e modernos, mas a qualidade do ensino fica abaixo da média do Estado do Amazonas. Fica atrás de cidades do mesmo porte que não contam com a riqueza do gás e do petróleo.
No ano passado a Polícia Federal lançou a 'Operação Vorax' para apurar desvios de verbas da prefeitura. 22 pessoas foram presas e quase R$ 7 milhões em dinheiro vivo foram achados em malas. A acusação foi de superfaturamento em obras.
O atual prefeito, que chegou a ser detido na operação, reconhece alguns problemas da cidade, mas diz que o dinheiro está sendo bem aplicado. "Um município que não tinha nada e se tornou hoje, graças a Deus, conhecido pelas obras, pelas infra-estruturas que foram criadas. Eu reconheço que hoje as ruas estão esburacadas, mas isso dai não quer dizer que nos não podemos resolver", afirma o Prefeito de Coari, Rodrigo Alves da Costa.
Padre Zezinho, um crítico dos administradores da cidade, lamenta a situação de Coari. "Ostentamos índices ridículos, pífios, na qualidade da educação do nosso município. Um péssimo tratamento da água. Eu me sinto assim, como padre, angustiado de ver tanta pobreza em um município tão rico". Leia mais e assista o vídeo.
Esse foi o clima da CPI da Pedofilia


O Myrria, tem feito sucesso com suas idéias transformadas em charge que estampam o jornal A Crítica. Com sabedoria e bons traços expressa as realidades que vivemos, difícil não entender o que diz com meia dúzia de riscados e poucas letras.

Quem quiser ter uma idéia dos principais fatos acontecidos no nosso Estado é só recorrer ao acervo do jornal e procurar suas charges.

A história através da arte!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Comentários

Nesses dias que a CPI da pedofilia caiu em cima da turma da pedofilia de Coari, tenho recebido inúmeros comentários. Todos com a intenção de denegrir a imagem da Igreja Católica. Todos misturando esse blog que quer fazer uma leitura crítica da terra do gás e do petróleo com um blog de uma Igreja.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Escrevo esse blog como coariense de nascimento e como cidadão que mora e ama essa cidade. Uma pessoa civil que paga seus impostos.
Jamais tratei no blog de assuntos de alguma igreja ou temas religiosos. Não é meu objetivo aqui. Os comentários estão abertos para discurtirmos assuntos que dizem respeito a Coari, sejam qual forem os pontos de vista. E são bem vindo.
Comentários que fazem referências a Igrejas, sejam quais forem, não serão publicados!

Movido por um habeas corpus, Adail entrou mudo e saiu calado da CPI da Pedofilia; frase popular usada pelo maskate ao tratar no assunto em suas páginas; porém, palavras mais acertadas não poderiam tr.
Amparado por uma decisão da justiça, usou e abusou do direito de não responder o que não queria dizer e usou de cinisco atacando até mesmo os senadores que o interrogavam.
Sempre com seu riso amarelado pela situação que se encontrava foi tentando dizer que foram os outros que aí o colocaram. O senador Magno Malta terminou sua frase dizendo que numa CPI como essa não há influência dos adversários políticos.
O Brasil inteiro assistiu e viu o cinismo em pessoa.
O pior ou melhor não sei para quem,se seu manoel se candidatar a prefeito de Coari ele ganha com 80% dos votos dos coarienses.
Quer apostar?
Então, espere para vê!
Povo marcado, povo feliz!

Ontem tive um dia cheio, ficou difícil de acessar internet ou assistir TV e além disso o cansaço me consumiu inteiro. Muito trabalho. Só agora, no fim da tarde, tive a oportunidade de encontrar um computador com internet.
Ontem e hoje o mundo brasileiro esteve com os olhos voltados para Coari, propriamente com os acontecimentos que se deram por lá nesses últimos anos.
Em Brasília um grupo de pessoas envolvidas com crianças na terra do gás e do petróleo prestaram depoimento na CPI Nacinal da Pedofillia. Infelizmente os depoimentos não foram diretos ao ar. Tivemos a oportunidade de assistir a turma da Pedofilia no reprise, a partir das 18h00 de ontem.
Em Coari, pelo que soube muita gente com os olhos grudados na telinha, ficaram surpresa com tantas coisas desse mundo íntimo de algumas pessoas, que veio fora. Algo como um monstro iceberg expor todo seu corpo, uma montanha para fora d'água.
Nunca o nome da Coari foi tão na lama, agora não só pelo estado do Amazonas, mais também pelo país de proporção continental. Pobre Coari ou pior ainda pobre das meninas!
Ainda há um grupo que defende a turma da pedofilia, claro que sabemos que defende porque está bem no dinheiro do município, com cargos e influências. Nada os tira de lá e de seus cargos e salários defendem com unhas e dentes quem aí os colocou.
Essa turma trabalha para que outros também acreditem que como dizia o seu manoel é a oposição, e assim enganar na base da mentira muita gente ingênua, movida por uma fé de acreditar em pessoas que revelam a elas os valores ditados por assim dito "gente do bem".
Eia povo de gado, povo marcado, povo feliz.
O que podemos esperar de tudo isso?
Só o tempo vai dizer!
O ex-prefeito de Coari Manoel Adail Pinheiro desafiou ontem a CPI da Pedofilia e a Polícia Federal a provarem que ele tenha tido envolvimento com garotas menores de idade e principalmente sobre o caso de uma adolescente de 12 anos que teria feito um programa sexual com ele e depois sofrido um aborto com o auxílio da funcionária pública municipal, Maria Lândia Rodrigues dos Santos, em novembro do ano passado.

Auxiliado por três liminares dadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Adail Pinheiro negou diante dos senadores, membros da CPI, todas as acusações e disse que vai processar criminalmente os ex-assessores Adriano Salan e Lândia dos Santos por terem lhe traído e usado indevidamente seu nome. “Vou processar qualquer pessoa, parente, amigo seja lá quem for que tenha feito qualquer acusação ou colocado meu nome nessas história, que eu tenha cometido algum crime principalmente de pedofilia”, declarou ao final da sessão de depoimentos que durou cerca de oito horas. Adail Pinheiro atribuiu as denúncias aos seus adversários políticos em Coari que estavam presentes à audiência.
Leia mais.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Onde está o dinheiro?

A melhor notícia do A Crítica de hoje sobre Coari só foi publicada na versão impressa do jornal, infelizmente. E a boa notícia nos revela que o dinheiro dos royalties que entrará aos cofres coarienses a partir de agosto vai dobrar. Passará dos atuais três milhões por mês, para seis milhões.
É uma boa notícia e que deveria ser divulgada nos quatro cantos da cidade - Já somos um município rico e vamos ficar cada vez mais ricos.
Na matéria do jornal, a turma do prefeito cassado e em exercício, que não é prefeito; dizia que com mais dinheiro cresce a possibilidade da realização dos projetos que têm para a cidade - a construção de casas populares, a construção do estádio, de uma biblioteca com internet...
São obras que irão encarecer mais e mais as despesas do município, poderão até gerar uma certa renda enquanto estarão sendo constríudas, mais depois irão exigirão dinheiro de manuenção e de funcionários.
Em nenhum momento se falou em canalisar verbas para projetos de geração de rendas, melhoria da qualidade de educação e diminução da mortalidade infantil e outros desafios que o município atravessa.
Na construção de casas populares, se fala em construir mil e quinhentas casas aos ribeirinhos desabrigados pela enchentes, sendo estas casas na cidade. Mais gente desempregada e dependente do município. Mais pedintes, mais votos fáceis de serem comprados.
Com o dinheiro que entra no município mensalmente erámos para sermos o melhor município do país e não estar passando pela vergonha que estamos passando!

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia realiza audiência pública nesta terça-feira (14) para aprofundar as investigações sobre rede de pedofilia envolvendo autoridades do município de Coari (AM) - município localizado a 370 quilômetro de Manaus. O ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro, principal suspeito de abusos sexuais contra menores, prestará depoimento à comissão. A rede criminosa no Amazonas foi descoberta pela Operação Vorax, da Polícia Federal.
A comissão ouvirá também os secretários municipais de Administração, Adriano Teixeira Salan; e de Comunicações, Valcione Tavares. A ex-secretária de Ação Social do município, Maria Landia Rodrigues dos Santos, também prestará depoimento à CPI da Pedofilia. Ela, segundo o presidente da comissão, senador Magno Malta (PR-ES), era "a cafetina e quem levava as meninas para fazerem aborto" na clínica clandestina também descoberta pela Polícia Federal.
Na audiência desta terça-feira, a CPI ainda ouvirá Carlos Alexandre Oliveira Corrêa e Fábio Marques Martins, sócios da Agência Mega Models, utilizada para recrutar as adolescentes; bem como o empresário Otávio Raman Neves e o ex-delegado da Polícia Civil de Coari Osvaldo Figueiredo Maia.
Obs.: favor, quem souber o horário, comunicar via comentário!
Marcelo Serafim
A visita, na última semana do senador Magno Malta ao Amazonas, foi agitada. Famoso pelo combate à pedofilia, o senador mostrou sua cara nas cidades de Manaus e Coari enquadrando lideranças políticas e empresariais.

Sua visita serve para mostrar que o Congresso está em sintonia com a sociedade que quer a punição desses crimes. Não podemos ficar parados vendo atrocidades como essas acontecerem.

Nunca me misturei com essa quadrilha de Coari e vou continuar contra eles. Não são interesses políticos naquele município que me farão sentar na mesma mesa dos molestadores da inocência de nossas crianças, meu lado é o outro e estarei nessa trincheira lutando para que pessoas como o ex-prefeito Adail Pinheiro paguem por cada um de seus crimes.
Leia mais no Blog do Sarafa.
Bom senso


Nesses últimos dias a mídia nunca falou tanto de Coari; aliás, não só ela, nossa cidade não saiu da boca do povo. Gostaria tanto eu, como muitos coarienses que falassem bem, infelizmente são notícias que não soam bem aos ouvidos.

Com certeza fazer uma leitura do atual momento da história da terra do gás e do petróleo não é tarefa simples. É uma tentanção olhar e tirar conclusões simplistas. Se faz necessário da parte de todos um olhar pelo bem de todos. Isso da nossa parte, nós que não estamos envolvidos com nenhum poder que nos exige decisões.

Nada podemos esperar, por tudo que já aconceu, dos nossos veradores, dos nossos deputados estaduais e muito menos do nosso executivo; eles já provaram com suas ações que tudo que fazem são apenas pelos seus interesses pessoais.

Espáravos e muito da justiça; que ela de fato fizesse justiça. E estamos esperando. Um bom escrito nessa segunda feira sobre Coari, foi o
editoral do Jornal A Crítica. O editor do jornal pede em seu escrito que a justiça tome uma decisão rápida e compara o município com "Novo Airão, quando os grupos envolvidos na luta política pela prefeitura municipal promoveram uma guerra na Justiça Eleitoral que causou inacreditáveis trocas de prefeitos, tendo assumido a prefeitura o candidato mais votado, o candidato derrotado, o presidente da Câmara Municipal e até o juiz da Comarca. O resultado disso foi que em quatro anos o município “andou pra trás”, não conseguia firmar convênio com o Governo do Estado, com a União, muitas vezes não conseguia pagar o funcionalismo porque as contas bancárias estavam bloqueadas. Enfim, foi um caos generalizado que parece vai se repetir no atual quadriênio no município de Coari. Leia mais".


Mais do que um decisão rápida, Coari precisa de uma decisão onde pese o bom senso, sensata, tanto do executivo, como legislativo e como também do judiciário, esse mais ainda, visto estar delisgada dos grupos que desejam governar a cidade. Ficar tomando decisões apenas em proveito próprio, tendo em visto o poder e o dinheiro, não levará o município a nenhum lugar.

Diferente do município de Novo Airão, esse tipo de decisão tomada pelo judiciário pode desencadear situações desagradáveis tanto aos coarienses, que andam com a imagem mais arranhada que muro pixado; como ao judiciário do Estado que vai sozinho se atolando num lamaçal. Isso pode se dar pelo volume de riqueza que entre no município via Petrobras.

Quanto maior a quantidade de dinheiro, mais a ambição do ser humano se vê motivada, a ponto de lhe fugir a razão. e o ser humano sem razão - é bicho!
A força da grana

Quanto será que custou aos cofres coarienses a decisão tomada ontem pela presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura para se manterem nos cargos, o prefeito cassado do Município de Coari, Rodrigo Alves (PP), seu vice, Leondino Coelho Menezes (PTB), e os vereadores José Henrique (PMDB) e Adão Silva (PP)? Leia mais.
Quantas malas? Quantos ovos de ouro?
O TRE havia cassado, por quatro votos a um, os mandatos do prefeito, vice e dos vereadores por abuso do poder político e econômico nas eleições de 2008. A condenação se deu pela denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE).
A juíza plantonista Graça Figueiredo tinha aceitado a do TRE, de cassarem o grupo por quatro votos a um. A cassação se deu na sexta feira passada, a juíza entrou de férias no sábado e a outra assumiu no domingo e já foi logo aceitando, determinando que o grupo que tinha sido cassado continuasse no poder.
Juíza trabalhando dia de domingo?
Só para "causos" especiais. Se tem umas malas, uns ovos, porque não?
Nós vamos continuar nos perguntando esse judiciário é sério. Um judiciário que funciona a toque de malas, de ovos!
A juíza mandou por águas abaixo a decisão de quatro juízes. E ela quer lá saber de juízes quer saber é dos ovos de ouro. Para satisfação da nossa ambição tem melhor coisa do que um omelete de ovos de ouro na segunda de manhã?
O judicário tem nos causado cada surpresa, que até o diabo tá duvidando.
O vereador Iran Medeiros, homem forte do atual grupo que já se sentia sentado no trono, mesmo sabendo que não teria a chave do cofre assim tão fácil, se revelou de repente, do contra. O que o poder não faz?
Ele era do grupo enquanto mamava com o grupo, depois que pensou, achou que em vez da mamadeira, agora estava era com toda a vaca e suas tetas, ficou contra.
A briga agora é entre eles mesmo, briga pelo poder.

sábado, 11 de julho de 2009

O puxa-saco

Um puxa-saco, leitor desse blog que por aqui deixou um comentário, parece estar em "crise de identidade"; estando com dificuldade de clareza do conceito da condição de puxa-saco, atribui a mim seu estado existencial em crise.

Quero deixar claro que o conceito de puxa-saco não estar ligado a pensar diferente a minha pessoa; pois ele independe da minha existência. Eu, existindo ou não, eles existem.

Portanto, puxa-saco não é quem pensa diferente de mim e sim quem puxa-saco de alguém.

Acontece que quem se encontra nessa condição existencial, quase nunca aceita a condição e parte para o ataque de quem o assim define; mesmo quando todos sabem que ele não consegue negar o que é, até porque para alguns é sua marca registrada.

Na cidade de Coari o puxa-saco é uma das profissões em alta, mais aviso aos incautos, ser puxa-saco é uma arte, as vezes adiquirada no berço, outras vezes aprendida na vida. Veja se você tem aptidão para a coisa, antes de se aventurar por esse caminho, caso contrário corre o risco de se decepcionar com você mesmo.

Tem que ter amor incondicional ao chefe, daquele amor cego, que não vê um só defeito da pessoa amada, ele é absoluto, correto, nunca erra, tudo que diz é pura verdade, mesmo que seja a maior mentira do mundo e a maior qualidade: ele tem que ser defendido com unhas e dente, a todo custo, nem que isso custe o mandar para o lixo tudo que se acreditava antes de estar ligado ao ser superior que é o chefe, e a outra maior qualidade, que dar muito ponto é a de eliminar todos que se põem no caminho do chefe - ordem central: "eliminar".
Eles estão de olho é na boutique dela!

Por mais de oito anos a vaca gorda dos cofres do Município de Coari foi saqueada pela turma que mamava nas gordas tetas. O dinheiro, em milhões enchiam malas e era usado para farra de todo tipo.

A Operação Vorax da Polícia Federal que o dinheiro do município era usado principalmente para a satisfação sexual do chefe e do seu grupo, com meninas novas, cheirando a leite e de preferência virgem e bem jovem. Foram muitas os pais que venderam suas filhas por um bom dinheiro. Para azar da turma nem todo mundo é igual e foram denunciados para a CPI Nacional da Pedofilia. Agora tão enrolado.

Mais o dinheiro não era usado só para isso, mais também para enriquecimento de diversos tipos de pessoas que vivem uma vida com alto estilo de vida. Aqui entram os puxas-saco e os compradores e vendedores de votos.


Quase todos, pra lá de espertos, gastam e abusam dos gastos da capital. Teve um que casou a filha num dos casamentos mais caros na história do Amazonas, com a presença de diversos tipos de ricos, de políticos a empresários. Tudo pago com o dinheiro de Coari e quase sem a presença de nenhum coariense.

Muito desse dinheiro também foi usado para satisfazer a fome vorax do judiciário e toda sua estrutura, colocando aqui uma legião de advogados.

Agora, ontem a vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desembargadora Maria das Graças Figueiredo, bloqueou as contas da Prefeitura e da Câmara Municipal de Coari, deu um nó nas gordas tetas, passou o cadeado. Segundo a desembargadora, a decisão foi tomada por existir a possibilidade de políticos já cassados causarem danos ‘irreparáveis’ aos cofres públicos do município, caso continuassem administrando o dinheiro. Leia mais.

Alguns dizem que o saque já aconteceu, antes da desembargadora passar a chave, o dinheiro vai ser usado para tentar sair de mais uma arapuca que se meteram, a cassação de alguns membros do grupo e para sairem ilesos da CPI Nacional da Pedofilia.

Esse dinheiro tem feito muita falta para os coarienses, principalmente na qualidade de vida desse povo tão rico, tão roubado e tão empobrecido. Os resultados estão aí, uma média de vinte quatro mil coarienses vivendo abaixo da linha da pobreza, somos o quinto município do Estado em mortalidade infantil e estamos no 34 lugar em educação no Amazonas.

Fez muito bem a desembargadora metendo a chave nos cadeados das tetas da gorda vaca, trancando a passagem da galinha dos ovos de ouro, se não quase nada iria sobrar ao povo coariense, nem mesmo para pagar o salário dos funcionários do município!

sexta-feira, 10 de julho de 2009


Não é só de corrupção que vive a terra do gás e do petróleo!
Estamos em quinto lugar em mortalidade infantil, estamos em trigéximo quarto lugar em educação e em primeiro lugar em Corrupção. A situação do desemprego e mão de obra andam tão mal, que a cafetina Lândia, corre o risco de perder o emprego, visto que até os últimos cafetões Haroldo e Adriano são de Manaus; nem cafetões e cafetinas conseguimos formar.
Agora, vem uma dupla para nos dar alegria, não é no futebol de campo que já estivemos bem, hoje nem campeonato dessa categoria há na terra do gás e do petróleo; não é no futebol de salão, modalidade que o município já esteve bem colocado nos campeonatos Norte e Nordeste; é no Dominó.
Isto mesmo, no dominó; para quem não sabe as pedras ocupam e muito o tempo dos coarienses. Ao menos esse é um esporte democrático, uma das poucas coisas que não foi proibido nesse tempo de império e nem conseguida ser freiada pelo vando de puxas-saco.
E está aí para fazer nossa alegria o "Macumbeiro e o Baladeiro", parabéns a eles que estão mostrando que em Coari não tem só corrupto e puxas-saco não... tem outro tipo de gente.
A eles toda homenagem e carinho desse blog.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Assistindo, por acaso a TV vi uma reportagem do atual prefeito de Coari, aliás, do prefeito cassado, ex, do era uma vez; ele dizia a repórter que o povo estava confuso lá pela terra do gás e do petróleo. Com certeza essa repórter não leu o jornal hoje ou ele pensa que pode mentir e enganar o mundo inteiro.

Grande parte dos coarienses sairam as ruas para comemorar sua cassação. É bom lembrar que a oposição na última eleição teve grande maioria dos votos do povo da cidade e foi esse povo que foi as ruas, comemorou, riu da cara dos puxas-saco... e estourou os fogos, abrindo o espumante!

Essa cassação para a grande mioria da cidade é considerada uma vitória, já estavam cansados de vê o judiciário funcionar a toque de malas. De Coari ser a galinha dos ovos de ouro dessa gente. E o que vai ficando é que os que julgaram no Estado estão empurrando as malas para a turma de Brasília e lá as malas e os ovos são maiores.

É esperar para vê!

E se isso acontecer, pode se preparar, a volta vai ser de muita perseguição. Quem puder aguentar que se aguente. Será a vez dos puxas-saco.


Obs. click aqui ou na imagem para ler matéria do Maskate!
Na base da vara

Na terça feira da semana passada, o ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro não compareceu a CPI da Pedofilia, quando tinha sido convocado para depor. Não compareceu com vergonha de encarar o povo coariense, principalmente aqueles que tinham nele votado.
Claro, que por lá tinha uma cambada de puxas que o aplaudiriam, isso, para surpresa de todos, mais puxa é cara de pau e não estava nem aí para os que estavam decepcionando, o importante é ficar onde está, nos cargos e nos salários... o resto não importa.
Agora, o ex-prefeito não tem como não ir, nem que seja debaixo de vara, disse o senador Magno Malta, presidente da CPI da Pedofilia. O senador se sentiu mal e mal tratado em Coari, derespeitado.
Agora Adail que desdenhou da comissão e da CPI em Coari, apareceu em Brasília todo santinho, com o rabo entre as pernas para assinar que vai estar lá no dia marcado pelo senador.
Está com medo de ser levado escoltado, debaixo de vara pela Polícia Federal. Está numa situação que ou vai ou pega vara.
Seu depoimento, como os dos outros envolvidos que vão depor será transmitido ao vivo pela TV Senado, o close no seu rosto será visto por milhões de pessoas pelo Brasil afora. Em Coari seria apenas os coarienses, em Brasília será por todo o Brasil.
Se alguém souber o horário do depoimento, pode deixar no comentário que puclicaremos aqui no blog.