quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Todos os anos nesse período, centenas de comunidades católicas por todo o Brasil, celebram a "Festa de São Francisco". É o 'santo' mais popular do norte e nordeste do país. As Igrejas lotam e as procissões no dia 04 de outubro arrastam uma multidão.

No dia 4 de outubro celebramos São Francisco de Assis, que nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 1181 (ou 1182). Filho de um rico comerciante de tecidos, Francisco tirou todos os proveitos de sua condição social vivendo entre os amigos boêmios. Com a renúncia definitiva aos bens materiais paternos, São Francisco deu início à sua vida religiosa, "unindo-se à Irmã Pobreza".

Na terra do gás e do petróleo o novenário dedicado a São Francisco é acompanhado por uma multidão de fiéis que lotam a capela dedicado ao 'santo'. Nesses últimos cinco ou seis anos, visto a quantidade de pessoas que se esprimiam para rezar na capela; a coordenação da comunidade resolveu colocar a tecnologia a serviço da fé e instalou um telão na áera ao lado da igreja, onde outra multidão particida das celebrações.

Nesse ano atrás da capela, inaugurou a sala dos milagres ou sala dos devotos. Um local onde estão expostos objetos levados pelos devotos do santo, como agradecimento. Geralmenente são colocados fotos, objetos e partes do corpo feitas de madeira.

É mais um espaço nos espaços coarienses. Está para além do religioso, mais com certeza a arte ali expressa fala da vida do povo coariense, do brasileiro em geral.

São Francisco foi indicado pela ONU como o homem que mais influenciou o segundo milênio da era cristã. Seu estilo de vida pobre, despojado e amante da natureza é uma proposta de vida que mais confronta o modo de ser capitalista selvagem que é vorax na destruição do planeta e do ser humano.
Um homem que tem muito a nos ensinar para sempre!

Nenhum comentário: