domingo, 26 de setembro de 2010

Os cachorros da Vorax

O município de Coari é a segunda maior economia do Amazonas, ficando atrás apenas de Manaus, a capital do estado. O dinheiro que faz essa riqueza é repassado mensalmente pela petrobras aos cofres do palácio 02 de agosto.

Portanto, apesar de toda sua riqueza, a maior parte de sua gente vive numa situação de pobreza e miséria. Não tem conseguido transformar suas entradas econômicas em qualidade de vida para a população. O dinheiro dos royalties não está trazendo felicidade!

Por longos e muitos anos tivemos uma administração que vivia destribuindo dinheiro e atualmente temos uma que ninguém sabe o que faz com o dinheiro. O certo é que o tempo tá passando e não se consegue administrar de um modo que o município possa crescer com seriedade, responsabilidade, geração de empregos e rendas, um bom saneamento básico com água de qualidade, energia, educação e saúde de fato digna de um município rico.

A fome é tão vorax dos nossos administradores que mesmo entrando uma riqueza multi-milionária eles estão sempre querendo mais. Não se contentando com todo dinheiro que temos, ainda querem emprestar mais; só não dizem quem vai pagar e nem quando; e agora para completar, querer penhorar em troca de dinheiro "vivo", o patrimônio construído.

Não vai custar muito para começarem a vender o que temos e não se assuste quando isso começar a acontecer. Sugiro que começe a vender o estádio cemitério, pois é uma coisa única, não existe outra no mundo.

A atual administração reclama da folha de pagamento, que boa parte do dinheiro que entra é para pagar o funcionalismo, e paga no estouro de todas as datas. Não consegue enxugar a máquina que inflou de assessores que nada fazem e secretárias que só dão trabalho.

Se continuar dessa forma, construíndo estruturas que só dão despesas e não geram emprego e rendas e encharcando a máquina pública de funcioinários prejuízos, não terá dinheiro que chegue. Pode fazer empréstimos.

E vejam lá que até agora nem falei do dinheiro que ninguém sabe para onde o atual administrador leva ou faz!

Aquele tempo que se amarrava cachorro com calabresa acabou na terra do gás e do petróleo. Hoje cachorro não vê nem salsicha que é mais barato. Aliás quem mais tá sentindo a crise econômica em Coari é a raça canina. Passar da fartura de calabresa para nada, não é fácil não.

Quantas vezes já ouvi falar para dizer que fulano de tal, tá mal, que o tal fulano anda arrastando uma cachorinha. Aqui tá o contrário é a cachorrinha, o cachorrão, é a raça toda arrastando os fulanos de tais; de tão mal que a coisa tá.

Tudo somado, só pode ser uma ação canina para um município ser tão rico e seu povo viver em tal estado de miséria, como é o nosso caso!

Nenhum comentário: