terça-feira, 19 de outubro de 2010

Corte na própria carne - um corte doído e necessário

O município de Coari tem o segundo maior orçamento do estado do Amazonas. Nesses últimos dez anos os repasses dos royalties que a Petrobras passa aos cofres coarienses pela exploração de gás e petróleo em seu subsolo tem nos deixado uma enorme fortuna. Dinheiro que era para está nos colocando em primeiro lugar em qualidade de vida; mais não é isso que acontece.

Nem sempre quem ganha de uma hora para outra uma fortuna, sabe o que fazer com ela. Exemplos temos aos montes. Tantos sãos os herdeiros de pais ricos que hoje estão pobres; não tiveram a mesma capacidade e sabedoria de seus pais no bem administrar o patrimônio construído ao longo dos anos. Tudo foi por águas abaixo.

E é o que tem acontecido nas terras do gás e do petróleo, o dinheiro provinda de suas riquezas minerais não está sendo bem administrado. O último governo que ficou quase nove anos no poder brincava com a riqueza do município, usava e abusava para comprar pessoas e fazer com elas um jogo de marionetes. Tanto para satisfazer seu ego com os puxas-saco, como para satisfazer seus desejos maís íntimos.

A Operação Vorax da Polícia Federal depois de longa investigação trouxe a público o que estava por debaixo do pano. No final das contas entregou ao atual prefeito o município todo enrolado e cheio de dívidas; apesar de toda fortuna que entrava mensalmente nos cofres do Palácio 02 de Agosto.

O atual prefeito que se elegeu com promessas de transparência, além de não está conseguindo administrar os problemas deixados pelo seu antecessor; fez a arte de encharcar o município com assessores e mais assessores para nada ou quase nada fazerem e no fim do mês, mesmo com atraso receberem seus salários.

Tudo somado, resultado, grande parte do orçamento multi-milionário de Coari, vai para folha de pagamento. Esse folha de pagamento vorax é fruto do pagamento de promessas, conchaves, dívidas da campanha eleitoral que o elegeu.

Corre a notícia que o "prefeito" fez o corte em centenas dessas assessorias sunguessugas, que são, que eram uma verdadeira sanguia ao município. Se isso aconteceu fez a coisa certa e boa para Coari; teve coragem de cortar na própria carne, vai doer, perder apoio, votos; mais com certeza sua administração pode dar uma guinada para melhor.

Mesmo tendo mais dinheiro em caixa, ainda há muito o que fazer!

7 comentários:

Anônimo disse...

BLOG DO HOLANDA: Pena máxima para Chalub
Se depender do parecer do procurador-geral da República, Roberto Monteiro Gurgel dos Santos, o desembargador Domingos Chalub levará a pena máxima por envolvimento com o ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro. O desembargador é acusado de ter participado de " acordo" para conceder a liminar que cassou o principal opositor de Adail, o presidente da Câmara do município, Raimundo Osni Oliveira. O procurador justifica, no seu parecer, que Chalub atuou de forma incompatível com “a dignidade, a honra e o decoro de suas funções”. A mesma penalidade pode ser aplicada aos juizes Hugo Levy Filho, Rômulo Fernandes e Ana Paula Braga.

Anônimo disse...

E UMA PENA QUE ESSE CORTE NÃO SEJA PELO BEM DO MUNICIPIO E SIM POR BRIGA ENTRE PREFEITO E SEU VICE,POIS CORRE OS RUMORES NA CIDADE QUE O PREFEITO SO DEU A CONTA DESSES ASESSORES PARA TIRAR OS QUE O RAILSON COLOCOU E DEPOIS SIM ELE COLOCAR SO OS DELES.

Professor ALVES de Coari/AM disse...

Padre Zezinho é um Blogueiro Justo!

Padre Zezinho parabéns pelo texto esclarecedor e por querer a melhora de Coari/AM.

Por isto, pego um pequeno fragmento textual do último parágrafo para tecer comentário, que diz:

"...teve coragem de cortar na própria carne, vai doer, perder apoio, votos; mais com certeza sua administração pode dar uma guinada para melhor."

Lendo os BLOGS e ouvindo a Rádio Nova Coari FM no ano de 2009/2010, os reclames pela falta de pagamento da folha municipal de Coari/AM era geral. Hoje, só vejo o Padre Zezinho ser coerente e justo falando de bem dessa atitude.

Daí vem meu parabéns ao Prefeito Arnaldo e ao Vice Railson pela coragem de, como diz o Padre Zezinho, de cortar na própria carne, e redimensionar os cargos comissionados e os contratos da Prefeitura de Coari/AM.

Para quem desconhece a folha de pagamento já consumia mais de 70% dos recursos municipais, e essa herança de atraso na folha de pagamento começa em dezembro de 2008 quando o Ex-Prefeito Adail deixou o governo de Coari/A; que o Ex-Prefeito Interino Emídio deixou de pagar a maior parte da folha de setembro de 2009; que o Ex-Prefeito Rodrigo recebeu a Prefeitura falida e entregou falida ao Ex-Ex-Prefeito Interino Emídio; que o Ex-Prefeito Interino Emídio entregou a Prefeitura falida ao Prefeito Arnaldo, e este tem que se virá para administrar uma Prefeitura com muitos problemas.

Hoje devido a coragem política do Prefeito Arnaldo e do Vice Railson Torres, um dos maiores problemas foi sanado para melhor, doa em quem doer!

Um abraço!

Emanoel Filho disse...

Tanto o texto do padre, quanto o comentário do professor(???) alves, nos fazer faz pensar que das duas, uma: OU NÃO ENXERGAM O QUE OS OLHOS DELES VEEM, OU ACREDITAM EM PAPAI NOEL. Falo desta forma para não ter que pegar pesado, o que seria de minha parte, no mínimo leviano, já que não tenho provas...

Professor ALVES de Coari/AM disse...

Justifique sua resposta. Emanoel se eu acredito em Papai Noel, pelo menos esse Senhor é honesto, em quem o companheiro acredita:

a) Em Político FICHA SUJA

b) Em político que mora em Manaus/AM e vem uma vez em Coari/AM em 4 em 4 anos.

c) Em político que vem aqui só fazer confusão e vai embora

d) Em político que foi preso

e) NDR

Emanoel Filho disse...

Em respeito a interpelação feita pelo professor alves, no comentário acima, tenho a dizer que me importo com a ação daqueles que hoje detêm o poder. Não vou entrar em questiúnculas passadas, pois entendo que quem se candidata e ganha uma eleição deve ter no mínimo o compromisso, se é que não resolverá todos os problemas da população, no empenho para solucionar as questões mais imediatas do povo que confiou neste ou naquele candidato. O que se entende de tudo isto, é que o senhor defende o indefensável, por razões que só o senhor conhece, e com argumentos sem o mínimo fundamento. Toda a discussão que se trava em relação ao atual governo, o senhor desvia o foco para as administrações passadas, só que o senhor esquece que elas não estão governando, não detêm o poder, a caneta, o cheque, correto? Quaisquer desvios cometidos por administrações passadas deverão ser problema de justiça, correto? O que a administração atual deveria fazer e não faz, era ADMINISTRAR. Portanto, nobre educador, a questão acima suscitada por vossa senhoria, não procede, é apenas um mero desvio de foco afim de encobrir a incapacidade gerencial e os desvios de conduta e dinheiro, proporcionados pelo atual prefeito. CERTO?

Professor ALVES de Coari/AM disse...

Emanoel só podemos melhorar o presente e o futuro se conhecermos o passado. Senhor Emanoel, não vamos levar isso para teima, mas só estou solicitando que justifique a resposta:

Justifique sua resposta. Emanoel se eu acredito em Papai Noel, pelo menos esse Senhor é honesto, em quem o companheiro acredita:

a) Em Político FICHA SUJA

b) Em político que mora em Manaus/AM e vem uma vez em Coari/AM em 4 em 4 anos.

c) Em político que vem aqui só fazer confusão e vai embora

d) Em político que foi preso

e) NDR

Emanoel, quando você escreve:

"Toda a discussão que se trava em relação ao atual governo,..."

Marque a resposta que você prefere. O que você está querendo dizer?

a. Inocenta os que foram presos na Operação VORAX I e II.

b. Você é a favor do estrupo de criança.

c. Quer esquecer o passado sujo.

d. Coari/AM tem que ser governado por pilantras, ladrões etc.

e. NDR.