segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Democracia Liquidificada


Pelo país todo uma das frases mais ouvidas, falada por diversas pessoas e em todos os meios de comunicação, com certeza foi; "O dia das eleições é o dia da festa da democracia". Se tem festa, geralmente tem dança. Desconfio que nesta festa da democracia quem mais tem dançado, são os eleitores. Nós, o povo brasileiro que ainda acredita na letra da música, promessas nunca cumpridas.

O pior é a ressaca, o depois da festa, aí sim, os donos da festa mostram aos que dançaram, quem de fato são!

Chegou a hora da conta da festa ser paga. Quanto mair o investimento para fazer uma boa festa, com cartazes de primeira qualidade, com grande quantidade de pessoas recebendo para apresentar o festeiro da melhor maneira possível e a doação e as promessas aos puxas-sacos de primeira linha, maior vai ser o rombo.

Estive em Manacapuru durante toda manhã, andando pelo cidade onde pulsava a batida, som do Brasil em busca da música certa com passos incertos e votos vendidos, numa eleição onde a compra de mandatos marcou o compasso dos dançantes.

No fim da manhã embarquei num dos nossos típicos barcos com destino a Anamã. O baco que estava, antes de partir, ainda ficou por uns 40 minutos parado; foi um tempo de muita reflexão sobre o grande movimento de barcos e de gente que subia e descia as péssimas escadarias que ligam o mundo das águas ao mundo das urnas.

De fato o dia das eleições é um a festa da democracia de um povo que na sua maioria não sabe o que é democracia e de uma minoria que se aproveita da ignorância da grande maioria.

Minha alegria é que sua semente está sendo plantada no coração do povo, pequena como semente de mostarda. Quem sabe um dia, dia que eu nem chegue a vê, ela seja o amor que habite em nossos corações!

Obs.: click na fotos para vê mais fotos.

Nenhum comentário: