segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Manaus 341


Ontem Manaus festejous seus 341 anos. Como tem acontecido nesses últimos anos o boi Manaus é a principal atração da festa. É mais uma amostra de que as empresas de eventos inspiradas nos profissionais do sudeste do país estão invadindo o que era próprio de cada região/cidade e passando um rolo de amassar nas particularidades locais.

Manaus é uma cidade maravilhosa. Tem a sexta economia do país e é a capital que mais cresce; gente de todo lugar, mais principalmente do Pará e do Maranhão e da região do nordeste como um todo.

No decorrer de sua história a cidade sofreu várias mudanças e algumas mais radicais que outras. Destacando a primeira delas que se deu com a chegada dos europeus no séculos XVI, nela plantaram seu forte e sua Igreja, em nome da espada e da cruz a mudança começa a acontecer.

Depois veio o mundo das loucuras do Látex que construiu uma cidade aos moldes europeu, era a cidade mais rica do país, ficando atrás apenas da capital. Tudo foi transformado, plantaram em suas ruas um mundo novo e cheio de sonhos, cujo ícone maior é o teatro Amazonas.

Quando tudo faliu, quando as luzes se apagaram e só restaram as cinzas do charutos acesos com notas de cem dólares, chegaram as máquinas e os robôs das empresas da Zona Franca de Manaus e a cidade renasce com força total até se transformar na metrópole que é hoje.

A selva de pedra que foi construída com o dinheiro ganho nas linhas demontagens desmontou a Manaus da Bella epoquè e surgiu uma cidade que cresce de qualquer jeito. Em boa parte com uma estrutura precária para garantir uma boa qualidade de vida aos seus filhos de sangue e de coração.

A cidade parece se partir ao meio, com uma classe média alta e rica de um lado e de outro uma multidão de pobres sem nome e sem rosto que se esprime a cada manhã, mais que ainda acredita no sonho da labtua de um mundo melhor, uma cidade melhor!

Poderia me alongar, mais chega. Parabenizo nossa capital que tanto amo e quero bem, por ser a melhor cidade do Norte do País. Parabéns Manaus!

Um comentário:

JOSAFÁ disse...

A BÍBLIA DIZ QUE NÓS DEVEMOS ORAR PELOS NOSSOS GOVERNANTES. VC COMO PADRE DEVERIA ORAR MAIS, SE É QUE ESTÁ ORANDO, PELOS NOSSOS GOVERNANTES EM VÉZ DE FICAR CRITICANDO TÃO SEVERAMENTE. JÁ PENSOU NISSO?