domingo, 17 de outubro de 2010

Orçamento 2011


O ano seguindo o ritmo do calendário solar caminha para seu final. Passado o meio do mês dez é tempo de olhar para trás, fazermos avaliações do que foi bom e do que não foi, e tempo também de olharmos o 2011 que vem chegando e comerçamos nossos planos para esse novo ano.

Para os municípios o ano econômico de 2011 já está em campo, é tempo da construção de seus projetos para o roçamento do ano que chega. Hora de fazer as contas, de quanto iremos ter e quanto iremos gastar.

Segundo o site oficial de prafeitura de Coari, o orçamento de 2011 do município será feito no formato participativo. Conforme diz "ele representa o trabalho de vários meses de planejamento e discussão entre o gabinete do executivo e sua equipe de apoio". E como o povo vai participar?

"Os sindicatos, associações, representações estudantis, podem se organizar e apresentar propostas ao executivo municipal, ou por meio das secretarias municipais".

A idéia divulgada é boa, o meio como as pessoas vão participar deixa muito a desejar; uma vez que já há um trabalho feito pela equipe do executivo e depois dizer em público para entidades representativas do povo que se organize e apresente propostas a eles, é o mesmo que dizer que nada vai funcionar.

O povo não está organizado para participar dessa forma e nem orçamento participativo se faz dessa forma.

Deveriam contratar uma equipe competente para ajudar a construir o orçamento partipativo ou até mesmo seguir o caminho de Manaus, leia notícia do modo que farão: "Audiência pública entre representantes do executivo municipal, sociedade e Prefeitura de Manaus vai discutir a elaboração da Proposta da Lei Orçamentária (LOA) de 2011 da capital".

Sem buscar mecanismos de reunir o povo e só propor que eles se reunam, coisa que dificilmente irão fazer, esse orçamento de forma participativa tem cem por cento para não dar certo e ao mesmo tempo só demonstra o quanto esse grupo que administra a terra do gás e do petróleo é um grupo amador!

Nenhum comentário: