segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Ontem depois de uma aventura viagem de carona de Manacapuru até a bôca do Anamã, no Solimões, e de lá outra carona até a cidade; estou na terra de São Francisco.

Sim, aqui é a terra de São Francisco de Assis, mesmo sem ele nunca ter vindo por essas bandas amazônicas e nem ter comido farinha com bodó, peixe típico das águas de lago. Para o povo seu devoto, ele não é e nunca foi italiano, desde que chegou aqui há 70 anos atrás; vindo não se sabe de onde.

O Município de anamã está num paranã que vai do lago que leva o seu nome até o rio Solimões. A cidade segue a linha das águas, pequena e cheia de charme com casas de madeira feita com capricho e arte que até parecem casas de bonecas olhando de longe. Nesse tempo do ano e o quase todo o ano, vive em torno dos festejos de São Francissco sua maior referência econômica e cultural.

A cidade de prepara como pode para receber as centenas de devotos que nesses dias prestam homenagem ao santo padroeiro da terra e interecessor de tantos milagres que o povo pobre de tudo recebe do bom e amigo Francisco.


No porto o espertáculo é de encantar de barcos e rabetas que trazem os devotos de vários cidades vizinhas e de Manaus, mais principalmente das comunidades rurais do município. Que não se intimidam com o forte sol, pegam a sombrinha e ruma para participar da procissão de Francisco.


A sala dos milagres enche os olhos de arte nos objetos deixados por aqueles que de uma forma ou de outra receberam algum tipo de Graça de Deus; sempre com curas da saúde, sua ou de alguma pessoa querida.

Uma cidade empobrecida e de um povo encantador, como quase todas as pequenas cidades da Amazônia e do Brasil!

Obs.: click nas fotos para vê mais.


Nenhum comentário: