segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Cadê a Curupira?

Três embarcações foram apreendidas por volta das 5h deste domingo, no município de Codajás – a 240 quilômetros de Manaus –, durante a “Operação Badajós”, desencadeada pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BPAMB).

Um total de 800 quilos de pirarucu, 10 tartarugas, 150 quilos de peixe-boi, 20 quilos de carne de paca, além de 50 metros cúbicos de madeira – tábuas de azimbre -, foram apreendidos durante a ação da polícia. Leia mais.

A grande seca desse ano que assola a Amazônia está sendo vorax para os habitantes desse planeta aquático. Sem muito espaço pela falta de água em seus habitares, os peixes, principalmente o pirarucu e o peixe-boi se encontram encurralados e são presas fáceis para o bicho homem, seu principal predador.

O desafio é maior nos lagos, onde os canais são pequenos e as áreas inundadas e baixas cobrem uma área grande ou pequenos lagos que ficam isolados dos rios e igarapés. Pelo tamanho desses peixes ficam expostos sem ter para onde ir ou até mesmo encalhados, como é o caso do peixe boi.

Essa seca está mostrando uma parte do problema que é sério e permanente na Amazônia, a falta de respeito e o descontrole com que estamos tratando nossa fauna; nosso patrimônio natural que fará muita falta no futuro.

Em Coari, o prefeito denunciou a mortandade de botos nos buracos feitos pelas empresas que tiram areia em nossas praias é impressionante como não fala da inoperância da secretaria municipal de meio ambiente. Qualquer um pode, se quiser comprar carne de diversos animais silvestres na terra do gás e do petróleo.

Hoje havia no mercado carne de porco do mato à venda e tudo sem nanhuma fiscalização. Será que quando tudo acabar é que vamos chorar o leite derramado?

Um comentário:

Anônimo disse...

padre zezinho, mais uma vez afirmo sou coariense filho de caboclos que aqui vivem e tentam sobreviver,acho interessante a frases destacada CADÊ O CURUPIRA, nossos pais sempre viveram extraindo os frutos e tudo que DEUS NOS AGRACIOU, eles extraiam só o necessário, hoje com a presença do capitalismo e o abandono do povo ribeirinho pelos governantes, eles coitados tentam sobreviver e sempre o galho quebra para o mais fraco, sou a favor da sustentabilidade de forma bem organizada, uma pena que muitos se aproveitam de outros, eu faço um apelo prenderam esses produtos que de uma forma ou de outra estão ilegal, mas cade a fiscalização e as campanhas de orientação, os cabolcos estão desorganizados e no meio deles existem os que se aproveitam e confundem para que os mesmos não se organizem, hoje eu fui passear atras do centro cultural Carlos Braga e vi várias castanheiras derrubadas, o dono é uma pessoa que trabalha com madeira e o seu grupo tem poder em Coari, será que a secretaria de meio ambiente tomou as providencias devidas, e se fosse um pobre que derruba-se uma arvore para fazer sua casa, na certa teriam tomado a madeira serrada, o motor serra e multa e quem sabe até prisão, mas nada aconteceu, ou será que vai acontecer, duvido, parabenizo o senhor por postar temas tão intrigantes e que mexem com todos, de uma confirida nas castanheiras