sábado, 6 de novembro de 2010

Democracia e Internet

Cada vez mais a internet se mostra com sua força no processo da construção de uma sociedade democrática. E as eleições desta ano, foram um tira-teima. Através dela e de suas ferramentas qualquer um com computador conectado, pode de qualquer parte do mundo manifestar suas opiniões, inquietações e indignaçõeos sobre as mais diversas realidades, através de textos, imagens ou sons.

Nesses dias aqui na terra do gás e do petróleo, quando um pedacinho da parte de baixo do iceberg emergiu e as nossas fracas estruturas governativas entraram em turbulências, a internet foi uma forte aliada divulgando através de jornais, sites e as redes sociais expressões pessoais e notícias a todos que buscavam saber como andavam o clima por aqui. Principalmente coarienses que vivem fora do buraco (signficado da palavra coari), de modo particular os que estão no estrangeiro.

A manifestação cobrando o pagamento dos salários atrasados nos mostrou que começamos a aprender a mexer com as redes sociais - blogs, Twitter, Orkut - para expressar outros olhares sobre a realidade e assim participar do processo democrático da construção do mundo no qual vivemos.

Com essas ferramentas podemos esperniar o que não aceitamos e tentar ajudar a perceber outros caminhos que podem serem seguidos para resolver determinados desafios. Talvez por estarmos engatinhando no uso delas, ainda, com certeza temos muito o que aprender.

Por todo o globo, tanto as empresas, como políticos em tempo de campanha e no exercer de seus mandatos usam cada vez mais as ferramentas da internet para ter contatos com seus clientes, com seus eleitores e cidadãos para melhor desenvolver seus trabalhos.

Os políticos da terra do gás e do petróleo podem aprender muito com essas ferramentas para melhorar o modo de exercerem os seus mandatos. Claro, que primeiro precisam aprender a governar com responsabilidade e transparência. Daí sim, as ferramentas da internet irão trabalhar sozinhas e em favor deles!

3 comentários:

Anônimo disse...

REFLEXÃO DO DIA:

Vi ontem um bicho na imundice do Pátio..
Catando e comendo dejetos deixados no lixo..
O bicho não era um cachoro..
O bicho não era um rato..
O Bicho não era um urubu..
O BICHO MEUS DEUS: ERA UM FUNCIONÁRIO DA PREFEITURA!

PENSE NISSO! "Autoridades" Constituidas pelo POVO!

Anônimo disse...

Imagine Pr Zezinho se não hovesse o seu e dos demais meios de comunicação nesta cidade, seria:
-TRONCO NA PRAÇA;
-CHICOTADA NO LOMBO;
-COMIDA SERVIDA SÓ DEPOIS DOS CÕES,

SERIA VERDADEIRAMENTE UM NOVO TEMPO, A REVELIA DOS DIREITOS INTERNACIONAIS DO SER HUMANO, DOS DIREITOS TRABALHISTAS E ETC..

ETA!..GOVERNO BOMMMMMM!...

Anônimo disse...

Se chovesse comida, pobre nasceria sem boca!essa citação se encaixa bem nos parentes e assessores do prefeito Arnaldo Mitouso,ele não poupou coari dos desmandos de pobres no poder,cada um querendo ser melhor que o outros,mas não deixando o mal costume de lado sempre aprontando algumas pra serem descobertos depois,:Teve um que levou um televisor da recepção do Hospital e uma maquina ressonância magnética e radiografia panorâmica que foi doada e Coari,pode, outro andava em uma setentinha,agora só quer carro importado...sem comentários!Assim por diante,mas tem alguns que são bons profissionais e de bom caráter,mas não podem fazer seu trabalho pois dependem de autorização dos que pensam ter poder,desconhecem o poder do povo ou o povo desconhece o poder que tem?Que pena desses pobres coitados que sofreram com o troco...como os outros prefeitos e administradores que passaram por aqui,saibam que o inferno é aqui mesmo e tudo que você faz aqui,aqui mesmo você paga e com juros e correção lembrem-se disso quando a folha estiver pronta que o funcionário pai de familia for ao banco e não encontrar o dinheiro,voltar pra casa e ver nos olhos do filho o pedido de clemência por um alimento e o desespero chegar junto com a insanidade...muito cuidado,um animal tem varios meio de defender seus filhotes...

6 de novembro de 2010 08:02
Anônimo disse...
pura cara de pau do arnaldo e seus compassas. do sindicato, sao uma quadrilha que manipula os interresses da populaçao em favor proprio. sao uns bandos de cretinos, o elson freitas continua controlando o sindicato, onde passou 8 anos de sua vida enganando os servidores e sendo sustentado pelo mesmo.