terça-feira, 2 de novembro de 2010



Tenho me perguntado qual é a matéria principal que o coariense é feito. Porque um povo que aguenta tanta humilhação, roubalheira, sofrimento, fome, miséria e outras coisa mais, só pode ser feito de aço.

Depois de ter passado novamente pela entrada do Ciganópolis e ter visto que o povo voltou a fazer suas casas, fiquei fazendo essa pergunta aos meus botões, de saber qual é a textura desse povo? Mesmo que as casas não tenham nenhuma qualidade de vida, sem água, esgosto e nenhum tipo de conforto, estão lá, dispostos a tudo encarar por um pedaço de chão e um barraco; iguais aos da música Chão de Estrelas de Maria Betânia: "A porta do barraco era sem trinco e a lua furando nosso zinco, salpicava de estrelas nosso chão".

De repente, involuntariamente, começaram a perambular pelo ar frases da música Maria Alegria de Milton Nascimento, procurei na internet a letra e de fato, ela é a cara do povo coariense, conferindo:

Maria, Maria
É o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que rí
Quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta

Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida...

Depois da letra dessa canção, chego a conclusão que nosso povo, o povo coariense, é feito de "Fibra de Carbono", mais resistente que ferro, que aço!

Nenhum comentário: