sábado, 20 de novembro de 2010


Fibras da Alma

Sempre gostei de ir à feira. Sentir seus cheiros e me encantar com suas cores. Cheiros e cores que se misturam, de frutas, verduras, doces cada um conforme sua espécie.

Porém uma feira não é trançada somente de fibras da natureza; suas fibras principais são as humanas que constituem sua “alma mater”. Sem esta a outra não existia. Apesar de não ser o homem a essência da feira, ela vive dele.

E a alma do ser humano é feita de fibras que vão além dos sentimentos ternos de uns para com os outros e é estes sentimentos que se cruzam e misturam além das cores e cheiros na feira.

Seus espaços, os de sombra, os protegidos da chuva e do astro rei são cada vez mais cobiçados e engolidos pelos que se definem como mais espertos. E quando a coisa, que é a feira se torna uma questão material, de interesses para os que repartem os espaços, eles, nós, nos tornamos bichos!

E os interesses pelos espaços da “Feira de Coari” estão expondo um trançado escondido que cada um defende, o seu espaço. E aí quem pode mais, quem tem maior poder de barganha, negociação, organização, influência e outras artimanhas tem se defendido como pode para ter a garantia de um melhor espaço para si.

Pobres dos agricultores rurais que precisam da feira para vender seus produtos, estão perdidos nesse tupé de interesses marcado pelo que a alma humana tem de pior, a ambição!

Um comentário:

Professor ALVES de Coari/AM disse...

Chupar KURITE é gostoso.

Bom dia Santo Padre dos Ribeirinhos do Médio e do Baixo Solimões, Padre Zezinho. Vou perguntar-lhe. O Senhor já chupou um KURITE?

O KURITE é uma das formas mais generosas de ganhar dinheiro ou uma renda extra para as famílias carentes , pois é muito gostoso a chupada.

Se conjugarmos o verbo chupar no presente do indicativo, veremos que:

Eu chupo KURITE.
Tu chupas KURITE.
Ele chupa KURITE.
Nós chupamos KURITE.
Vós chupais KURITE.
Eles chupam KURITE.

Padre Zezinho essa pergunta acima foi dirigida a mim pelo meu filho André Luiz que serve a Pátria e mora no Estirão do Equador – Tabatinga/AM. PAPAI O SENHOR JÁ CHUPOU UM KURITE HOJE? Eu lhe perguntei o que é, pois é um nome muito familiar começando por KU e após ITE, e essa junção de palavras me fez levar para o caminho da maldade, sendo que KU todos nós temos e ITE é inflamação.

E o André ficou rindo e eu querendo adivinhar o que é KURITE. Bati a cabeça para dizer a resposta e sempre me veio um palavrão ou coisa feia. Só pode ser. Não pertence ao comércio formal. Disse eu no meu pensamento sem resposta.

Após longos minutos o André observou que não sairia à resposta correta, e disse a resposta, que humildemente passo a todos: é feito de açaí, buriti, coco, tucumã etc e água e açúcar e colocado no congelador, e depois é vendido com o preço na frente das casas com placa:

TEMOS KURITE
R$ 0,50

A resposta é sua Padre Zezinho. O que é KURITE no Estirão do Equador-Tabatinga/AM?