quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Novos caminhos da na Terra do Gás e do Petróleo...
...São Possíveis?



Hoje de manhã coordenei uma reunião com agricultores das comunidades rurais do município de Coari que vendem seus produtos na feira do produtor rural no centro da cidade. A reunião teve como objetivo a fundação de uma associação dos agricultores rurais do município de Coari que vendem seus produtos na feira, para discurtir a situação da feira e propor soluções.

Infelizmente nesses anos que estou aqui em Coari tenho tido pouco contato com nosso mundo rural. Participei dessa reunião substituindo um amigo de trabalho.

Foi um tempo de muito aprendizado sobre o mundo de quem vive da feira. É um mundo que pouco tinha conhecimento, apesar de ir na feira uma ou duas vezes por semana. O que mais me impressionou foi saber que há por lá algumas categorias que estão organizadas ao redor de si e lutam com garras e dentes por seus direitos. E saia da frente. Não se unem em buscam de um objetivo comum.

Os agricultores que vendem na feira ainda não estão organizados e por isso, são os que mais sofrem. A associação é justamente para lidar com situações que pesam contra eles. Destaco os desafios que foram levantados:

1. Local para atracar suas suas canoas e pequenos barcos - cada vez é mais difícil de encontrar esses espaços, estão sempre tomados por embarcações que nem sempre são de pessoas ligadas a feira;

2. Segurança do local onde atracam as canoas e pequenos barcos - atualmente existem pessoas que cobram para vigiar o patrimônio dos agricultores, uma despesa que pesa no orçamento. Se não há quem vigie, pode dar adeus aos seus pertences;

3. Espaços para seus produtos dentro e fora da feira;

4. Espaço adequadro para os produtos - há muita sujeira e desorganização;

5. Que na rua ao lado da feira, usada pelos agricultores seja vetado o tráfico de veículos, pois colocam em risco tanto os produtos, como os agricultores;

6. Não há segurança - violência e roubo são comuns acontecerem;

7. O afastamento dos dependentes químicos (pés-inchados) que "moram" no local seria bem vindo - eles incomodam tanto os agricultores, como os compradores.

Tudo somado foi de grande riqueza ter participado da reunião com nossos agricultores e com eles ouvir/partilhar esperanças na construção de novos caminhos na terra do gás e do petróleo!

2 comentários:

Professor ALVES de Coari/AM disse...

Por favor, abram suas portas!


Padre Zezinho parabéns pela iniciativa em coordenar os anseios de um segmento econômico de um grupo de pessoas que estão dispostas a deixar o vício de esperar pelo o outro.

Essa sim é uma saída para melhorar o índice de desemprego em Coari/AM.

É também desta forma que eu acredito nos homens sábios quando colocam o saber formal em função dos menos favorecidos.

A melhoria de vida vem pela organização do povo, e somente assim diminui o hábito do serventilismo político.

Tomara que o Padre Zezinho, o Santo Padre dos Ribeirinhos, consiga abrir as portas das igrejas católicas, e quem sabe, dos outros irmãos protestantes, evangélicos e espíritas para se discutir a partir da harmonia e o equilíbrio, num seminário, do sentimento do que temos e que queremos para melhoria de Coari/AM, independente de facções políticas azul, vermelha ou quaisquer cor.

Padre Zezinho a harmonia e melhoria na comunidade de Coari/AM só vão ser possíveis quando deixarmos o egoísmo e abraçar a causa pelo bem de Coari/AM.

Um abraço!

Anônimo disse...

Por favor ajude nossos irmaos.
Parabens pela iniciativa,os coarienses estao precisando muito de DEUS e de pessoas que ajude com alguma luz, conhecimento e com outros olhos que nao seja o mundinho deles, eu mesma faço a minha parte quando vem os irmaos coariense na minha casa aqui em manaus,eu sempre digo voces precisam so de Deus e de coragem para trabalhar, empreender e para de ta buscando prefeirtura vao a luta se ORGANIZEM.