sábado, 13 de novembro de 2010

Rastros das Eleiçoes 2010

Olhando da janela do tempo para trás sobre a última eleição, três de seus rastros, entre outros, andam rondando meu mundo das idéias. Depois de medir se postava ou não, decidi,partilhar com vocês esses rastros que seguirão conosco ao longo do tempo e quem sabe ganharão cada vez mais força nas eleições vindouras.

O primeiro foi a força do voto religioso. Ele se manifestou de diversas formas, mais sempre querendo mostrar o quanto as religiões e igrejas estão presentes na vida do brasileiro e também o quanto por ele se pode tirar de um candidato ou partido, melhor dizendo das eleições, proveito para si ou para uma causa que se acredita que são os valores divinos.

Durante o período eleitoral parecia que tínhamos esquecidos que o governo e religião já tiveram seu divórcio consumado muito tempo atrás. A relação foi ressuscitada com força total. Da parte das igrejas e religiões o desejo de mostrar que seu "maior patrimônio", os fiéis, também são eleitores e devem respeitar o que "eles" acreditam.

Se as coisas continuarem como nessa última eleição, a democracia sairá perdendo, uma vez que corremos o ricos de não termos eleitores orientados para votar em candidatos com propostas significativas e sim por valores de uma igreja, religião ou seu líder.

O segunda rastro foi a da internet que com suas ferramentas, principalmente as redes sociais, destancando o Twitter, Orkut, Facebbok e os blogs. Nesse mundo vários candidatos, os presidenciávies em primeiro lugar, colocaram seus planos de governo e chegaram aos eleitores em toda parte, humamente isso seria impossível.

Do outro lado foi um canal para eleitores, os jovens principalmente, dizerem aos seus candidatos ou a outros o que pensavam sobre eles e o que deles esperavam. Quem teve melhor assessoria nessa área, soube ganhar votos. Marina foi a que mais aproveitou desse mundo.

O Terceiro foi a "Lei da Ficha Limpa" que jogou água no fogo na candidatura dos "Fichas Sujas". E lembrando que ela veio para ficar e o o Brasil só tem a ganhar!

Um comentário:

Anônimo disse...

mais uma vez o senhor posta assuntos de destaque que só,os cegos (politicos e politiqueiros)não querem exergar, eu assinei e fiz campanha a favor da ficha limpa, e esta foi uma conquieta tão grande que estimulou-me mais uma a vez a votar, pois eu estava desacreditado nao queria saber de exercer esse direito, com a provação embora tenha sido modificada um pouco masi valeua a pena, er espero que ela fique para mostrar para esses fichas sujas que CHEGA DE DIZEREM QUE ELES [E QUEM FAZEM AS LEIS.