terça-feira, 28 de dezembro de 2010

E vai ser assim pra sempre?

Nesses últimos anos Coari tem tido entradas milionárias e a cidade parece ter enlouquecido de ganância e fome, de poder e impotência, de riqueza e pobreza!

Assim como tem sido grande as entradas econômicas na terra do gás e do petróleo, maior ainda tem sido a ambição dos grupos que nesses últimos dez anos administram as volumosas somas de dinheiro.

E quanto mais entra dinheiro, mais pobre o município vai ficando. E não é só pobre de dinheiro, é principalmente de visão de mundo, da vida e culturalmente. A maioria das secretarias municipais estão sendo assumidas por pessoas que olham apenas para um único lugar, o próprio umbigo!

Estamos terminando o ano e o saldo de miséria e de desgraça vai deixando um saldo histórico impagável, como nunca visto antes na história do município; principalmente com os pobres, que são os que mais sofrem diante desse quadro sinistro.

Na outra ponta, um pequeno grupo enriquece. Talvez nesses dez anos umas 500 pessoas estão de bem com a vida via as entradas da terra do gás e do petróleo.

As perguntas não querem calar e nos inquietam: "para onde vai tanto dinheiro? E o que nós coarienses estamos fazendo para ser diferente?"

Será que a vida toda vai ser assim?

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, padre!
A resposta que tenho a sua pergunta "Vai ser sempre assim"? Eu diria que caminha para continuar sem pre assim, já que cada grupo que entra no poder fortifica a ganância pela riqueza da terra do gás e do petróleo. E com o povo passivo, dominado, digo porque politicamente tem-se grande escala de analfabetos, pessoas iludem-se tão facilmente. O que se esperar dessa gente daqui para frente? E em quem mais depositar credibilidade? Não vemos escrito na testa de ninguém a palavra honestidade. Todos que concorrem ao posto de prefeito e até mesmo ao posto de um edil, simplesmente, camuflam-se de uma boa ovelha, mas, ao conseguirem lograrem o humilde povo, transformam-se em tiranos lobos famintos.
A cada mandato, vemos que a situação é burlesca, parece que coari está sob uma lona circense. Ora o povo ri da desgraça, ora o povo chora de fome, de amargura, da falta de esperança, ou apenas olha tudo de braços cruzados, passando a sua frente como se fosse um bálsamo para os alivarem da miséria, da pobreza e todas as mazelas inenarráveis.
Vamos acabar com esse quadro um dia, sim, mas quando todos começarem a educar-se politicamente, de forma crítica e coerente, olhando por um novo prisma...
Para finalizar, tomando as palavras do nobre professor Paschoalle Cipro Neto: " É isso..."
Grande abraço a todos!