terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Natal com Fome II


Todos os anos nessa época do natal, são muitas as campanhas de natal na terra do gás e do petróleo. O coariense é bondoso por natureza e o "espírito natalino" mexe mais ainda com o lado bom do povo desse município milionário e tão pobre.

De um lado essas campanhas mostram e despertam a solidariedade das pessoas, ajudam aos necessitados a terem comida por um dia na mesa. Do outro lado mostram que a pobreza é imensa num município muito rico.

Nesse tempo quem passa o ano todo explorando, mostrando o que tem de pior no seu egoísmo e ganância; nessa época se mostra o mais caridoso dos sere humanos. É um lobo transmutado de cordeiro. Tudo é natal!

Sem uma política de emprego e geração de rendas a "turma do poste" segue a receita da velha politicagem dos calejados lobos de fazer ações politiqueiras. Não está conseguindo cumprir suas promessas de campanhas e na incompetência vai deixando o município pior do que estava.

Estão mais ruim que o melhor de Tirica que pior do que estava não ficaria e com a "turma do poste" ficou!

Enquanto isso as campanhas de solidariedade no natal pipocam e como balsam, fazemos nosso descarrego de consciência e o feijão com arroz dos pobres está garantido no dia do nascimento de Cristo que só não nasceu morto porque era Deus!

4 comentários:

Professor ALVES de Coari/AM disse...

Uma Reflexão para o Natal

Diz a Bíblia “Glória a Deus nas Alturas, paz na Terra e boa vontade para com os homens (Lucas, 2:14).

As legiões angélicas, junto à manjedoura, anunciando o Grande Renovador, não apresentaram qualquer ação de reajuste violento.

Glória a Deus no Universo Divino.

Paz na Terra.

Boa Vontade para com os homens.

O pai supremo, legando a nova era de segurança e tranquilidade ao mundo, não declarava o Embaixador celeste investido de poderes para ferir ou destruir.

Nem castigo ao rico avarento.

Nem punição ao pobre desesperado.

Nem desprezo aos fracos.

Nem a condenação aos pecadores.

Nem hostilidade para com o fariseu orgulhoso.

Nem anátema contra o gentio inconsciente.

Derramava-se o tesouro divino, pelas mãos de Jesus, para o serviço da Boa Vontade.

O algoz seria digno de piedade.
O inimigo converter-se-ia em irmão transviado.

Jesus trazia consigo a mensagem da verdadeira fraternidade e, revelando-a,transitou, vitorioso, do berço de palha ao madeiro sanguinolento.

Irmãos, que houves no Natal os ecos suaves do cântico milagroso dos anjos, recorda que o Mestre veio até nós para que amemos uns aos outros.

Natal! Boa Nova! Boa Vontade...
Estendamos a simpatia a todos e comecemos a viver realmente com Jesus, sob os esplendores de um novo dia.

EMMANUEL

Fonte: XAVIER, Francisco Cândido. Antologia Mediúnica do Natal. Ed. FEB- Federação Espírita Brasileira.

Professor ALVES de Coari/AM disse...

Mudança de Hábito

Padre Zezinho, do fundo coração, parabenizo pela coragem em postar textos para nossa reflexão e melhorar as nossas ações.

Simpático Reverendo diz que o governo Arnaldo Mitouso e Railson Torres está parado, reafirmo que nossa turma não parou, apenas teve-se dificuldades no primeiro ano de governo, pois Coari/AM, como Sua Reverendíssima, como crítico positivo, é sabedor.

Mas aqui não vamos colocar culpa no passado, pois o Velho Tempo foi-se embora, e possivelmente não voltará, até porque já fixou residência em Manaus/AM.

Por outro lado, comentando esse texto, digo que o Santo Padre dos Ribeirinhos do Médio e Baixo Solimões/AM, digo que tens razão quando diz:

“Sem uma política de emprego e geração de rendas a "turma do poste" segue a receita da velha politicagem dos calejados lobos de fazer ações politiqueiras. Não está conseguindo cumprir suas promessas de campanhas e na incompetência vai deixando o município pior do que estava. “.

Só que a receita da velha politicagem está instalada entre nós desde Alexandre Montoril, o primeiro prefeito de Coari/AM (1932) e que a população, na sua maioria, só tem a Prefeitura de Coari/AM como geração de renda e emprego, é lamentável.

Por outro lado, como foi educado o nosso povo pelas escolas e igrejas? Para obediência e, por ser obediente, só enxerga um lado, o emprego público.

Então vem o Nosso Querido Santo Padre dos Ribeirinho informando para nós, através do nosso Prefeito Arnaldo Mitouso e o Vice –Prefeito Railson resolva a questão do emprego e renda num passe de mágica . Isso é uma missão quase impossível.

Padre Zezinho ninguém faz mágica sendo prefeito, governador, presidente para gerar emprego e renda em um ano de governo, isso leva tempo e planejamento.

Dar-te-ei alguns exemplos:

. Para geração de emprego e renda fora da Prefeitura necessita da população mudar o hábito de que só existe emprego e renda se for empregado da municipalidade. Isso só com educação continuada e ajudada pelas igrejas poderão ajudar na mudança de hábito, para enxergar que somos um povo extrativista, e do extrativismos poderemos ser ricos sem derrubar uma árvore.

. Fomentando o Turismo em Coari/AM pode-se gerar muitos empregos e renda, mais para isto, deve-se melhorar as estruturaras como asfaltamento das estradas com saída para o Mamiá e Lago de Coari/AM. Só que as estradas foram deixadas propositalmente todas esburacadas, e leva temo para consertar.

. Revitalizar as cadeias produtivas da borracha, da castanha, da juta, da madeira, das oleaginosas e outros. Isso leva tempo e o povo tem que ser reeducado para trabalhar nessas cadeias produtivas.

. Eletrificação rural 24 horas aos ribeirinhos. Isso já está sendo providenciado pelo governo do Prefeito Arnaldo Mitouso e Vice – Prefeito Railson Torres.

. Outros.

Um abraço e fique com Deus e continue orientando, sem raiva, a todos nós.

Anônimo disse...

De muito usada a faca já não corta, de muito gorda a porca já não anda...Como é difício Pai! essa palavra presa na Garganta.(Chico Buarque de Holanda).Senhores, as famosas frases dizem " Quem é bom já vem do ovo". " O tempo não para" A bola preocura o craque". Enfim, " O homem e o tempo". O hommem que brinca com o tempo, não é digno de viver em sociedade, pois o tempo tem fome, tem sonhos, tem sede, tem dignidade, tem caráter, tem necessidade de geração de emprego e reda. e a coisa que mais o tempo tem é pressa.

Anônimo disse...

Gostaria que ficasse BEM CLARO, que o programa luz para todos é merito do governo federal (governo do PT, Governo LULA), o simples apoio que prefeitura de Coari tem dado é mais que natural e obrigatório, assim como outrs prefeituras estão fazendo. Tão fazendo propaganda enganosa dizendo que é merito desse governo municipal atual, isso é conversa fiada, o apoio logistigo é natural, pelo menos isso né mano!!!
Sou filiado ao PT acho um absurdo que essa propaganda nao faça nenhuma menssão ao verdadeiro autor.