quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O Gás de Coari


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ativou oficialmente, na tarde desta sexta-feira (26), na usina termelétrica Tambaqui, no bairro Mauazinho, Zona Leste de Manaus, o consumo de gás natural proveniente de Urucu, em Coari.

A implantação desses projetos tem como objetivo atender a demanda energética na região Amazônica, estimulando a instalação de indústrias, a geração de emprego e o desenvolvimento econômico regional. Leia mais.

A obra do gasoduto Coari-Manaus foi construída e inaugurada. Através dele será conduzídos o gás que servirá a capital do estado com energia e movimentará seus taxis. A quem servirá então o gás de Coari?

Em 1997 estava estudando no além-mar estive de férias em Coari, nesse tempo estavam construíndo o gasoduto Urucu-Coari; ouvi tantas vezes que quando o gasoduto estivesse pronto os coarienses teriam gás de cozinha e energia movida a gás de grátis.

O tempo passou, os gasodutos foram terminados e inaugurados, e o gás que é vendido na terra do gás é um dos mais caros no Amazonas, e a energia elétrica pagamos caro e mesmo assim somos motivados a usarmos porongas em casa, de tanto apagão!

Nosso gás está ligado aos grandes projetos para a Amazônia, parte de uma economia baseada no desenvolvimentismo vorax que quem mais lucra são as empresas de alta tecnologia com pouca mão de obra e de capital internacional.

O dinheiro que essas empresas movimentam são levados para outras praçcas e o que fica, grande parte entra nos cofres do governo que usa para seus projetos eleitoreiros e para sustentar a si mesmo. O 'sobra' aos brasileiros, amazonenses são as migalhas que daí caem!

Nenhum comentário: