quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Tercendo Paneiros


Nosso mundo rural enfrentou nesses últimos dois anos uma enchente e uma seca, tudo da maior grandeza. Tivemos ano passado a maior enchente dos últimos anos, a mesma coisa aconteceu esse ano, sendo ao contrário, a maior seca!

Foram catastrofes naturais que deixaram profundas marcas e levarão anos para serem superedas e as perdas recuperadas. A enchente trouxe uma multidão para a cidade que está vivendo de qualquer jeito, sem emprego, sem casa, sem tudo, vive uma vida de miséria e mendicância.

Já a seca desafiou nosso mundo dificultando nos movermos pelas nossas estradas aquáticas e isolando pessoas e até cidades inteiras. Quem mais ficou comprometido foi o ano escolar, pois deixou muitos alunos sem a presença de boa parte dos professores que não conseguiam chegar nas escolas para as aulas

Porém, como dizem os antigos, não tenha mal que não traga algum bem. A grande enchente que invadiu casas e florestas, expusou moradores e animais para outras partes; quando "baixou" deixou uma terra fértil, boa para se plantar e como "baixou" muito, até mais do que o previsto, descobriu uma terra que ficou santa e grande; resultado de tudo isso, uma várzea capaz de fazer nascer nela até planta de ferro!

Do outro lado a seca encontrou o povo da zona rural da terra do gás e do petróleo órfão dos programas sociais do município, principalmente o "Inclusão Cicadã" e o "Líder Rural"; sem essas misérias que estavam mal acostumados a receberem e com a terra fértil e convidativa ao trabalho; colocaram a mão na terra.

O resultado encontramos na feira nossa de cada dia!

Num Seminário como esse que aconteceu deve se levar em conta que os projetos que apenas repassam rendas e não estão preocupados em geração de renda, trabalho e emprego, podem fazer o passado voltar e não avançar num mundo de resgate da dignidade do ser humano via o trabalho; principalmente do povo de nossa zona rural que anda com a alto estima no chaõ.

6 comentários:

Anônimo disse...

Sabino fez saque de R$ 40 mil e não prestou contas
Deputado federal reeleito teve contas de campanha rejeitadas nesta quinta-feira pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral.

Professor ALVES de Coari/AM disse...

Padre Zezinho bem colocado a foto do banner do 1º Seminário Municipal da Zona Rural - Governo Municipal de Coari - Um Novo Tempo á para o Senhor observar que a Turma do Poste, como S. Reverendíssima alcunhou, está se mexendo para organizar, através da democracia participativa, e ouvir os irmãos da zona rural.

Por isso, parabenizo o Prefeito Arnaldo e o Vice Railson, a Secretaria Municipal de Comunicação que organizou o evento, todas as secetarias que participaram do evento, e sem dúvida nenhuma, parabenizo o povo de zona urbana e zona rural que compareceu em massa dando sugestão para melhoria de Coari/AM.

Assim que vamos melhorar Coari/AM.

Por outro lado, o Reverendo tem faltado aos eventos para melhoria de Coari/AM, cobre mais esteja presente.

JOSIAS disse...

PADRE ZEZINHO CONTINUE OLHANDO PARA OS ANSEIOS DO POVO E DEFENDENDO OS MAIS UMULDES, SO ASIM TEREMOS UMA COARI MELHOR.
ESSSE ALVES É UMA VERGONHA PRA COARI/AM

Anônimo disse...

Padre Zezinho.
Gostaria de lhe pedir para da uma força pra esse povo de coari que anda com a alto estima baixa por conta da ma administraçao do municipio, o senhor como uma autoridade espiritual pode e deve ajuda-los, procure se cercar de pessoas que tambem podem lhe ajudar nessa empreitada com uma visao mais humana em pro do bem estar da populaçao.

Professor ALVES de Coari/AM disse...

Amado Josias, paz e paz, estou cobrando do Padre Zezinho que ele esteja presente para dá sugestão, pois as sugestões para melhoria de Coari/AM, no governo do Prefeito Aranaldo e do Vice Railson, sempre serão bem-vindos.

Um abraço.

JOSIAS disse...

CARO PROFESSOR ALVES, O SENHOR TA FAZENDO DE TODAS AS PESSOAS QUE TE ADMIRÁVAM TER VERGONHA ATÉ DE CHEGAR PERTO DE VC POR TANTAS BARBARIDADES QUE VC FALA NOS BLOGS. AINDA MAIS QUANDO SE TRATA DO POVO.
EU JA TINHA VISTO UM CAPACHO QUE TAMBÉM ERA DETESTADO PELO POVO QUE ERA O VALCIONE TAVARES, PARECE QUE VC OCUPOU O LUGAR DO DITO CUJO.