sábado, 4 de dezembro de 2010

Uma cidade dengosa

Os sintomas são os mesmos de quem tá com a mãe do corpo: mal estar geral, dor de cabeça, na pupila dos olhos, corpo moído, sem apetite e febre, ela é a dengue. Não duvido que uma seja a outra, travestida. Vá saber!

Hoje de manhã levei um amigo no hospital com os sintomas da dengue. Logo fomos atendido e ele se enrolando de febre e de tudo mais. Da hora que entramos até sermos liberados, o tempo não foi tão longo, uma média de duas horas e meia, incluíndo um exame de sangue.

Nesse meio tempo foram diversas as pessoas que deram entrada no hospital apresentando sintomas iguais ou parecidos, tudo somado, era a dengue em todos.

Na espera de ser atendido e do exame e vendo as pessoas com o mesmo mal estar ao meu redor; a lembrança trouxe do fundo do baú uma notícia de jornal que não tinha prestado muito atenção; como a memória faz suas ligações com o que se viu e viveu no passado, a notícia saltou a mente e começou a fazer sentido.

Vamos a ela: "Uma nova avaliação nacional das informações sobre infestação por larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, revela que 15 municípios estão em risco de surto da doença no Brasil, incluindo duas capitais. Entre as cidades estão Manaus, Codajás, Coari, Itacoatiara e São Gabriel da Cachoeira. Nessas cidades, mais de 3,9% dos imóveis pesquisados apresentam larvas do Aedes aegypti." Leia mais.

Estamos entre os 15 municípios do Brasil em risco de surto da doença no Brasil e não se vê um projeto inensivo para eliminar esse mosquito do nosso meio!

É só passar um dia no hospital "regional" para presencear que os dados que fazem parte do resultado parcial do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) 2010, apresentado na quinta-feira (11/11) pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão é de fato para valer.

E a dengue é vorax.

E o dinheiro do nosso mega orçamento para onde vai? Em que coisa estão gastando tanto dinheiro assim?

Nenhum comentário: