quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Frank da Silva Diniz - por e-mail
É longo mais vale conferir!

Coari é um município privilegiado, pois reúne uma riqueza natural muito grande de fauna e flora e minério de petróleo e gás em um lugar só. Na região é possível encontrar áreas ecológicas bem preservadas como o autos rios mamia, aroã e Coari grande e muitas outras localidades pela sua biodiversidade. Possui também prédios com a arquitetura antiga como a casa da família Alvéolos Dantas e outras mais que esta sumindo de Coari devido as mudanças arquitetônicas bruscas de nossa cidade .

Uma transformação ocorre no perfil da cidade e as conseqüências dessa transformação vão mudar o futuro da cidade e da população.

O município cresce para todos os lados. Centenas de pessoas chegaram à cidade junto com as empresas prestadoras de serviços para a Petrobrás. Bairros surgiram a partir dessa nova população para abrigá-los.

O grande desenvolvimento da cidade traz problemas também. A cidade está crescendo rapidamente, desordenadamente e sem o planejamento para suportar a quantidade de pessoas que vêm para cidade. Coari não é capaz de oferecer a infra-estrutura necessária para a população e para as empresas.

O setor imobiliário é muito caro. A especulação é grande. Os empresários do setor encarecem os imóveis, pois a cidade está crescendo e as pessoas que têm necessidade de morar em Coari e se não estiverem dispostas a pagar o que é cobrado, isso não será possível. E quem acaba sendo prejudicado são as crianças e os jovens, pois futuramente vão querer possuir imóveis para começarem a construir suas vidas e terão a dificuldade de consseguí-los.

As empresas que chegam à cidade a trabalho, não investem no município. Depois vão embora e não contribuíram em nada para com o desenvolvimento. Exploram, ganham seus milhões e voltam para seus locais de origem.

Por conseqüência, a população de menos poder aquisitivo de Coari e quem vêm de outros lugares em busca de emprego, estão se instalando na periferia da cidade, dando início ao processo de favelização, porque é na periferia que os imóveis são mais baratos e mais acessíveis e a prefeitura com seus projetos de habitação não consegue agilizar e dar vazão necessária para a quantidade de moradia de que se tanto precisa e de maneira rápida para que as mesmas tenham condições de viver com o mínimo de dignidade.

A quantidade de automóveis e motos que circulam no município é imensa, ficando quase impossível andar de carro e de moto no centro da cidade. Por falta de planejamento, a Prefeitura Municipal não soube perceber que as ruas não conseguiriam manter um bom fluxo dos veículos. As condições das ruas, por causa do alto fluxo de carros pesados e motos são péssimas, são muito esburacadas e sem uma boa manutenção.

Uma conseqüência que pode ser encontrada na maioria das grandes cidades brasileiras é a violência. Coari está com um índice altíssimo de violência urbana. Os bandidos e os traficantes vêem na cidade uma possibilidade de lucro e, no entanto, o aparato de segurança do município apresenta sérios problemas operacionais.

Problemas ambientais também são encontrados no município por falta de tratamento de esgoto. Muitas vezes ele é jogado nos igarapés e rios da cidade e em alguns bairros o esgoto fica ao ar livre, expondo os moradores ao mau cheiro e o risco de doenças.

O setor de saúde também deixa a desejar, mesmo tendo a menor taxa de mortalidade infantil do estado. A cidade ainda não tem um hospital público adequado em funcionamento, capaz de dar um bom atendimento de acordo com a demanda. Os postos de saúde tem muitas falhas operacionais tanto da parte humana com falta de pessoas qualificadas e treinadas para suas devidas funções e de estrutura física com materiais e equipamentos remédios material de higiene etc...

Na área turística Coari poderia ter um investimento maior, pois tem uma riqueza natural muito diversificada e que sendo bem explorada pode aumentar muito o índice de turistas e assim acabando um pouco com essa dependência da prefeitura.

O dinheiro vindo do petróleo transformou Coari em um município rico e com os indicadores de desenvolvimento econômico que poderiam ser superiores aos da média brasileira. Com toda essa riqueza Coari passou a ter características de uma cidade grande. A cidade cresceu muito rápido e desordenadamente e sem um planejamento prévio, trazendo problemas para os moradores.

Os Coarienses estão sentindo a mudança da cidade, pois estão perdendo vagas em empregos, pois as empresas prestadoras da Petrobrás que chegam na cidade já trazem seus profissionais e isso e uma verdade vergonhosa pois sou coariense e faço parte de uma grande minoria de profissionais coarienses que atuam prestando serviço para a Petrobrás e conheço essa realidade de perto.

Talvez a Prefeitura pudesse fazer mais com relação a isso criando um convênio com o SENAI, pois temos uma agencia dessa entidade em nossa cidade que praticamente não funciona, pois precisa de apoio, mas que esse tipo de convenio seja voltado para nossa realidade de indústria do petróleo e não para fazer volume de certificado de cursos que não empregam e nem agrega valores algum aos profissionais que se necessita de verdade na Petrobrás como, por exemplo: Técnicos: elétrica, instrumentação, automação, edificação, mecânica industrial, pintores industriais etc..

A Prefeitura facilitaria a vinda dessas empresas para a cidade se a mesma empregasse um número "x" de pessoas da cidade. Mas a grande questão e que e uma pena que essa quantidade X na sua maioria e de serventes e ajudantes de maneira que no fim das contas a função que agrega valor econômico significativo fica 95% com o pessoal que vem de fora.

A questão da violência é um pouco mais complicada pois não depende só da Prefeitura, mas ela pode ajudar. Quando ela incentiva os jovens para o estudo, dando-lhes uma esperança e principalmente condições de se verem em um bom emprego, podendo ajudar a família, o índice de violência, certamente abaixaria bastante. Outra atitude que os órgãos municipais poderiam tomar em com relação à polícia, seria cobrar uma atuação maior e melhor no cotidiano na cidade.

Os órgãos competentes do município devem investir na cidade para que ela possa comportar a quantidade de pessoas que chegam. Devem fazer um bom projeto em infra-estrutura para que atraia cada vez mais investidores.


Deve-se explorar o turismo através das riquezas naturais. O município poderia pegar os jovens e adolescentes de menos poder aquisitivo colocando-os na escola e treinando-os para serem guias turísticos mirins, podendo assim, ajudar suas famílias. São tantos lugares bonitos e podem ser explorados nesse sentido. Talvez se deixasse de se preocupar com a estética, construindo calcadas e canteiros que também e necessário, e se preocupasse mais com os moradores criando programas municipais para ajudar os que não possuem condições favoráveis, talvez fosse recomendável investir também na pesca e agricultura.

E uma das coisas mais importantes, investir na cultura. É preciso criar essa cultura pois hoje somos um povo quase sem cultura e isso não vem dos dias atuais isso já vem de muito tempo e esta ai ate hoje.

Outro fator é o de carência em opções de lazer pois as existentes são pequenas Não havendo outras opções, as pessoas procuram Manaus mas a maioria não pode se dar a esse luxo de passar um fim de semana na capital devido o alto custo.

A Prefeitura tem que se preocupar com o futuro, principalmente quando o petróleo não for a principal fonte de renda do município. Porque quando acabar o líquido negro, as multinacionais vão embora e as pessoas de fora também, e se não for feito nada hoje, Coari vai se tornar uma cidade fantasma e seus moradores vão ficar sem emprego.

Enfim, Coari é uma cidade de porte pequeno e que cresce constantemente. Cabe à população cobrar maior empenho das autoridades e conhecer seus direitos. A Prefeitura Municipal está trabalhando mas esta deixando algo a desejar, mas há ainda espaço para fazer muito mais e fazer sempre se algumas medidas forem tomadas e se a população se unir em benefício do município não pensando em grupos políticos A ou B pois isso não resolvera em nada nossa realidade.

A cidade pode melhorar ainda mais os índices de economia e se tornar uma cidade tranqüila para se viver, lugar onde sempre sonho para o futuro de minha filha,um lugar onde se possa trabalhar e usufruir de suas riquezas, atraírem cada vez mais turistas e investidores, crescendo assim, no cenário nacional gostariam muito que as pessoas que pensão ler o que estou escrevendo reflita e veja isso como uma critica construtiva que já poderia ser uma realidade a muito tempo ou poderíamos esta vivendo isso nesse momento em nossa querida Coari.

Daqui a dez anos as pessoas irão enxergar as conseqüências das atitudes tomadas hoje para uma qualidade de vida melhor em Coari um forte abraço a todos os moradores de Coari!

Frank da Silva Diniz - fkdiniz@ig.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Arte emita a vida!

Em Sucupira a cidade em que passa o trama da miesserie da tv globo, a coisa da politicagem ocorre identicamente como na cidade do gás natural, podemos até chamar de Coariapira, o prefeitinho usurpa o direito povo, engana discaradamente, por exemplo:Dizendo para o jornal acritica que exatamente no dia 12 de janeiro pagaria o mês de dezembro e que ainda no mesmo mês pagaria o sonhado décimo terceiro,coisa que não aconteceu. Gostaria de perguntar para o prefeitinho, já que ninguém consegui encontra-lo, se ele acha que o povo de coari é um bando de "OTÁRIOS", quero dizer que o senhor estar alcoolizadamente enganado, a hora do basta vai chegar, aí nós iremos saber quem é os verdadeiros 'otários".

Anônimo disse...

O POETA NÃO MORREU!

Parafraseando e repensando o poeta Casuza, vivendo essa cadeia politiqueira hereditária que se instalou na terra do gás, "minha metralhadora estar cheia de Magoas".Pensavamos que a aquele garoto que ia Salvar Coari de tanta infâmia e covardia, agora assisti a tudo de cima do muro.Meu Deus, meu Deus, meus inimigos e inimigos do povo estar no poder."Ideologia eu quero uma pra viver". Só peço a Deus que tenha misericórdia daquelas pessoa que têm a alma pequena, feito insetos em volta da lâmpada.Como muitos coarienses hoje o meu partido e um coração PARTIDO!!!

Anônimo disse...

Frank, parabenizo pelas idéias discorridas e tbém ao Pe. Zezinho por prestigiá-las...este seu olhar projetivo é quase profético sobre o que vai de fato acontecer com este Municipio no futuro, se as coisas continuarem nessa direção, dá até para formular uma equação matemática:

(Poder + desonestidade): Autoridades corruptas e incompetentes = miséria, fome e morte!