terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Novo Tempo!


Os comentários no blog no post sobre nossa educação, podem ser sinais da necessidade de outros espaços na discussão de temas importantes para tentarmos encontrar caminhos novos para uma outra Coari possível, melhor do que essa que vivemos.

Nessa última década os espaços que foram criados para discutir com a sociedade as realidades desafiadoras de Coari, foram deixando marcas e mágoas nos caminhos e terminaram sem levar a nenhum porto seguro, isto é, resultados concretos.

O atual grupo que está no poder, reclamava antigamente, quando ainda não tinha sentado no trono do palácio 02 de agosto que nos momentos importantes onde se discutia a vida do município mais rico do interior do Amazonas, no tempo do grupo do ex-prefeito Adail Pinheiro, só aparecia o pessoal dele. Por ironia do destino, hoje, quando estão no poder, fazem a mesma coisa.

Se na realidade as coisas acontecessem como na internet, talvez, tudo seria diferente. Digo, se o diálogo aberto não levasse ninguém a ser marcado, tanto pelo grupo A, como pelo B. Daí o grande número de anônimos nos comentários.

Mais falta coragem e respeito. Estamos longe de uma sociedade onde a democracia estabelecida no país possa acontecer de fato na terra do gás e do petróleo. A tendência é eliminar quem discorda da idéia única do grupo que governa. E quem pensa que o "Grupo da Peneira" é menos tirano que o "Grupo Vorax" está redondamente enganado; até que me provem o contrário!

E sem nossa participação, nossos governantes vão sempre fazer o que bem entenderem. Em parte a culpa é nossa quando achamos que basta votar para cumprir o dever democrátio. Esse é só o primeiro passo!

Só com a participação popular poderíamos construir um novo tempo em Coari; enquanto esse tempo não chegamos, vamos vivendo no velho!

9 comentários:

Anônimo disse...

SABE GENTE FICO AQUI IMAGINANDO O QUE SE PASSA NA CABEÇA DESSAS PESSOAS QUE ESTAO ASSUMINDO CARGOS DE CONFIANÇA NA ATUAL ADMINISTRAÇAO.
PORQUE SE É FALTA DE COMPETENCIA DO PREFEITO. OS SEUS ASSESSORES E SECRETRARIOS SE DIZEM OS " CARAS" NAO PODERIA ESTAR ACONTECENDO UM DESATINO DESSES.
GENTE TEM GENTE INSTRUIDA NESTE GOVERNO TIPO:
SECRETRIO: ADVOGADO, CIENTISTA POLITICO, PEDAGOGO, MEDICO, ETC.
E O QEU ESTA HAVENDO COM O QUE APRENDERAM NA FACULDADE? OU TODOS COMPRARAM O DIPLOMA?
OU SERA QUE TUDO QUE FALAVAM ERA "UTOPIA"?
É QUE PENA QUE MUITA GENTE ACREDITOU NESSA UTOPIA, O DISCURSO ERA TAO LINDO.

ASS: PROFESSORA DECEPCIONADA

Anônimo disse...

Reverendíssimo Zezinho, Digo que o senhor é um grande homem, um desses que quando se vê e ouvi da vontade de viver. Concordo com grande parte das coisas que falas. Mas, por enquanto os anonimos preferem ficar ocultos, por enquanto, isso com certeza é uma opção momentania. Mais saiba que tÁ chegando a hora do BASTA!!!.
Mais gostaria de lembrar a todos aqueles que admiram o grupo da "peneira" que Mãe do Prefeitinho, inclusive um senhora mui digna está se tratando de complicações na saúde em Manaus. A esposa, também uma senhora de muito respeito do senhor professor Alves também estar se tratando em Manaus. Então cadê a melhoria da saúde de Coari? Eles mesmos sentem na pele o que passa o homem simples desta terra. To orando por todos... Um abraço amavél a todos pais de familia serios desta cidade, que com muita fé alimenta seus filhos amados. Afinal com a graças de Deus a messa estar servida...

Anônimo disse...

padre mas e um novo tempo que estamos vivendo,de salariso atrassados, de desemprego,de fome,de derespeito com o povo e muito mas o que vem mas por ai?vamos espera e ver

Professor ALVES de Coari/AM disse...

Padre Zezinho após várias discussões chegamos o mesmo denomidor comum de que a melhoria de uma sociedade passa pela discussão e, no final, sugestões acordos.

Diz um ditado popular "água mole em pedra dura tanto bate até que fura" é por esse caminho que sigo, pois nâo adianta só atirar pedra, mas dar soluçâo,és o caminho das pessoas que amam Coari/AM.

Padre Zezinho, o Professor Paulo Freire dizia que:

"Ninguém ensina nínguém, ninguém aprende sozinho, mas aprendemos em comunhâo"

E quando Sua Reverendíssima diz:

" Estamos longe de uma sociedade onde a democracia estabelecida no país possa acontecer de fato na terra do gás e do petróleo."

A democrácia é conguistada através dos debates populares, não os debates as escondidas, mas as públicas.

Outro assunto: Nobre Reverendo, quando diz que os que estão no poder nâo participavam dos debates no governo Adail/Rodrigo é um equívoco de sua parte em generalizar, pois participei em todas as reuniõs, inclusive o Plano Diretor de Coari/AM que tem minha assinatura e de outros companheiros do governo Arnaldo em todas as ATAS.

Concluo dizendo: espero o fórum do primeiro debate promovido, de forma ecumêmica, pela Igreja Católica de Coari/AM, para juntos, sociedade e governo, dialogarem os temas educação, moradia, saúde, emprego e renda, etc e colocarem em prática a democrácia.

Um abraço!

João Paulo Sales gui disse...

Padre Zé, o Presidente da Câmara de vereadores de Coari está fazendo um quebra quebra por lá e vejam só sem fazer a referida licitação pois não daria tempo já que o praso mínimo é de 30 dias a contar da publicação no diário oficial, vamos fazer uma denúncia ao ministério público.

Anônimo disse...

Lendo os comentarios fiquei, estupefada, com os comentarios do prof. Alves. mas fiquei mais surpresa por ele lembrar do tempo que fazia a maior algazarra nas reuniao publicas.
Eram umas falacias incriveis que varias pessoas foram acometidas dos sonhos de ver um Coari melhor. E o que vejo hoje é que foi tudo mentira, vários querreiros que exaltavam que o governo nao prestava, hoje sao secretrarios e assessores e estao fazendo coisas absurdas.
Onde está a ideologia do grupo prof. alves?

Foi uma tremenda decepçao.

Edioney disse...

Lendo essa noticia postada por padre zezinho, me vem uma tristeza pois estamos voltando no tempo, onde havia tantas crianças na vendendo salgadinhos, picoles etc..
e o que vem na mente é logo a prostituição, o envolvimento desses jovens nas drogas, e os nosso governante nada fazem para mudar esse quadro.
no fundo não pagam nem o salario do funcionario que é um dever do execultivo.

percebemos é que o nosso municipio esta entregue as baratas.

Anônimo disse...

Professor Alves o senhor diz:

Diz um ditado popular "água mole em pedra dura tanto bate até que fura" é por esse caminho que sigo, pois nâo adianta só atirar pedra, mas dar soluçâo,és o caminho das pessoas que amam Coari/AM.

Então o Srº uma pessoa inteligente não deveria pedir sugestões mdo padre vc é que deveria dar as sugestões para o prefeito não é verdade.
Fala sério vc acha que o prefeito vai ouvi-lo vai atender algum pedido seu ele só houve o imcompetente do Irmão dele o Milhão que é Cientista Político que não entende nada finanças.
Para isso tem pessoas que fizeram faculde de Contabilidade pessoa capacitadas para o cargo.
Põe a mão na conciencia e pense por favor.

Anônimo disse...

Edioney concordo quando vc fala sobre as crianças que ficam pelas ruas vendendo salgadinhos picolés e outros, pois vale ressaltar que O PETI é um programa de Erradicação para tirar essas crianças das ruas.
Mas infelizmente as crianças que frequentam estes programas são aquelas que os pais passam o dia trabalhando e não querem ver seus filhos na rua.Entretanto o objetivo do PETI não é esse, pois essas crianças recebem um x valor para participar e aprender o que as oficinas oferecem.
Vcs acham justo tirar o dinheiro de quem precisa para dar para quem não precisa?
Não podemos nos calar o que acontece com a nossa cidade, e cadê as políticas públicas da Secretaria de Assistencia Social.