sábado, 8 de janeiro de 2011

Ricos e Analfabetos


Essas fotos são de uma escola no interior do segundo município mais rico do Amazonas, atrás apenas de Manaus, a capital do estado. Fico pensando como são as escolas dos municípios pobres do nosso Amazonas.

Com as paredes cheias de brechas e enfeitadas com grande quantidade de material de catálogos da Hermes entre outros objetos que não conduzem a nenhum aprendizado.

O telhado cheio de buracos (uma imitação das muitas ruas esburadas na cidade) fazem com seus focos de luzes solares um mosaico no assoalho com suas enormes brechas. E quando chove deve ser um corre-corre para arrumar um local que não tenha goteiras. Como dizem: "deve chover mais dentro, que fora".

Será que uma escola nesse estado consegue ajudar os alunos a terem uma boa educação?

Com certeza que não e isso sem falar que os professores não estão tendo motivação nenhuma para assumir com dedicação o magistério. A começar pelo salário que além de não ser nada animador, chega nas mãos dos mestres, sempre com atraso.

Temos tudo para continuarmos com uma educação de péssima qualidade e isso no município tão rico.


Mesmo com toda nossa riqueza, não estamos conseguindo dar uma educação de qualidade para nossa gente, principalmente nossas crianças. Claro está que para nossos politiqueiros, quanto mais analfabeto o povo, mais conseguem enganar, ganhar e comprar seus votos!

4 comentários:

JAIRCLOPES disse...

Que belo espaço. Teu blog é uma pérola preciosa no meio das pedras de mediocridade da blogsfera. Parabéns pela bela alma que você tem.

Anônimo disse...

As fotos dessa matéria revela a lamúria que o processo educacional de coari vive. Enquanto tivermos aquelas mesmas pessoas, (cansadas, tradicionais e repugnantes) na direção do processo escolar coariense, como o fessor ARLINDO MITOSO, irmão do então prefeito lider do grupo do poste, pense num homem grosso e mal amado, vai te reciclar e bota um sorriso nessa tua cara de pau.Afinal quem paga o teu salário o povo sofrido dessa terra.

Anônimo disse...

Querido padre zezinho, obrigado por nos permitir enxergar com análises profundas as feridas que estão exposta neste município. Me sinto sufocada e triste quando saio e vejo a real situação deste lugar, uma pobreza sem igual, um lamento de quem pede socorro, Coari agoniza é bem verdade. Eu me pergunto, até que ponto fui enganada, as palavras tão bem aplicadas nas reuniões a qual muitas vezes fui convidada a participar na construção de campanha de governo deste deste indivíduo que ora senta na poltrona do poder. Fico pensando se os meus colegas professores, estão conseguindo dormir sossegadamente, será que não vêem todas as dores, será que eles não andam pela cidade como antigamente andavam pedindo voto para o atual indivíduo que ora senta nesta cadeira, acordem meus colegas, os choros, os lamentos de fome, de sede e de justiça ecoam pelos quatro cantos da cidade, é miséria, é tristeza. E não é só uma melancolia, é uma mágoa, porque eu contribuir com meu voto, pra este lugar que tanto amo ficar pior.Procurem sair dos gabinetes, das poltronas, das reuniões pomposas, com comidas e bebidas, visitem as casas, os bairros, conversem com as pessoas, procurem ir até os lugares mais distantes daqui,ainda neste município, duvido que a ética tão falada por vocês, nas reuniões que ora participei, não pedirá licença e sairá de mansinho, assim como vocês estão fazendo...A verdade é essa nua e crua.Andem pela cidade não se trata ou não se administra um município destes com tanta indiferença aos seus municípes. É somente um desabafo, aos senhores da "ética" que vivem nesta cidade.

Professor ALVES de Coari/AM disse...

Padre Zezinho essa foto é a realidade nua e crua da crítica pela crítica, pois não tem referência de onde está situada a comunidade rural.

O que me chama atenção do texto é a forma raivosa de como está escrito!

Por exemplo: Coari/AM está estabelecido como município desde 2 de agosto de 1932, e inúmeros prefeitos passaram pelo Palácio 2 de Agosto, e o Padre Zezinho culpa o último prefeito (Arnaldo e Railson) pela mazelas contidas durante 78 anos, e pasmem, o Padre Zezinho como dono da verdade absoluta, quer que tudo seja resolvido em menos de dois anos de governo, num passe de mágica e de forma milagrosa.

Padre Zezinho, aconselho que seja menos rancoroso nos textos, dê sugestão, e abra as portas das igrejas para o povo discutir os problemas sociais de Coari/AM.

Um abraço!