quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A Senhora História

O curso da história da terra do gás e do petróleo sofreu uma reviravolta rápida e intensa desde o início da exploração de gás e petróleo em suas terras. E ainda levará um tempo para que tenhamos estudos de casos sobre o como a mudança se deu e suas consequências.

Atualmente vivemos e participamos de um ou outro modo dessa história. A grande maioria sufocada pela miséria e pela pobreza, mais sobrevive, que vive. Dão duro dia após dia para terem na mesa o pão nosso de cada dia. Uns comem o pão que o diabo amassou; as migalhas que caem das fartas mesas, sortidas pelos milhões que entram a cada mês no cofre do palácio 02 de agosto.

Outra grande parte da população mesmo conseguindo viver razoavelmente bem, segue construindo sua história se esforçando para sua satisfação oral e anal. Nunca superaram essas fases da infância. Vivem imitando personagens de novelas e fazem a felicidade do sistema capitalista. Fazem de tudo para manter seu estilo de vida. O importante é ter e não o ser.

Poucos são os que fazem a história acontecer. Participam refletindo sobre a realidade dura, nua e crua que enriquece um pequeno grupo e maltrata a grande maioria dos coarienses.

Nesses últimos anos estamos assistindo em Coari a força da grana, o quanto ela é destruidora e mexe com nossos princípios, nossas verdades, nossos desejos e vontades, nossa vaidade, nosso egoísmo e nossa ambição, o quanto ela nos faz corruptos.

Serão muitos de nós, que depois de cada governo, vamos perceber que jogamos tudo que construimos na vida, na lama. Depois de tudo somado, vamos está ricos materialmente, mais pobres de espírito.

E isso só o tempo, a história dirá!

Nenhum comentário: