quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Carnaval ou Finados?

Além do país do futebol, somos também o país do carnaval. Aliás, mais do carnaval que do futebol; apesar do campeonato de futebol durar vários meses e o carnanal apenas três dias. Porém os três dias, movimentam e giram em torno de si o ano inteiro.

Esse ano a festa cairá em março, porém o carnaval de fato já começou e faz tempo. As escolas de samba estão correndo contra o tempo para fazer o melhor no seu único momento de brilho diante do mundo.

O Ministério do turismo e as secretarias de turismos de diversos estados e cidades unem e trançam os diversos ramos de negócios que podem faturar com o carnaval. A correria nessas alturas do campeonato já deve está acelerada.

São milhares os turistas de diversas partes do mundo que desembarcam no Brasil para curtir esse tempo e voltam para casas com lembranças que guardarão para a vida toda!

A terra do gás e do petróleo já teve um carnaval verdadeiro, feito a sua cara, com suor e talento. É um tempo que está muito presente na minha memória. Poderia parecer jegue ou coisa da roça; mais podíamos dizer é nosso. Lembro de um ano que não sei qual, onde um brincante com uma fantasia perfeita do Homem Aranha, fez a alegria da criançada. Ele chegava na XV de Novembro fazia dois giros e sumia, e pronto. E era o suficiente.

De forma algum quero que volte esse tempo. Passou. Faz parte de minhas memórias.

Depois dele o carnaval dos blocos deslanchou e tinha o seu charme e seu modo de ser e nada foi igual a ele em Coari. Tinha tudo para ser único no estado. Mais quando estava amadurecendo e ganhando formas, foi eliminado. E no seu lugar foi colocado uma cópia grosseira do carnaval baiano.

Ano passado a tentativa de misturar uma coisa com a outra, não deu nem uma, nem outra. Esse ano quando todo o Brasil já está com o tamborins esquentados e os passos ensaiados para o carnaval; a terra do gás e do petróleo está mais para viver o dia dos finados. Uma tristeza de dar dó!

Um comentário:

Anônimo disse...

ABAIXO AO CARNACOARI 2O11.
Por favor, vamos todos torcer q não tenha o carnacoari 2011, pois fontes fidedigna afirma que o orçamento deste carnacoari passa de 800,000.00 mil reais, isso é um absurdo, gostaria que sec. Vandinho fizesse um esclarecimento disso na rádio ou aqui no nosso blog, é muita grana pra muita miséria, o povo não quer só festa, o povo que comer com dignidade. Vamos acionar a Juiza e o Promotor, Coari tem jeito.