quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

E assim caminha Coari!

Desde a exploração de petróleo e gás natural pela Petrobras nas terras de Coari que o município tem uma economia que é a segunda do Amazonas; nem portanto a qualidade de vida dos coarienses é melhor que a de outros municípios do estado.

A economia do Brasil cresceu e deu uma boa melhorada na vida de muitos brasileiros; porém a pobreza ainda é uma chaga no nosso rico e maravilhoso país. Enquanto boa parte da população vive razoavelmente bem, só uma pequena minoria rica, curte o que a vida material tem de melhor e a grande maioria vive em estado permanente de pobreza.

E os nossos políticos parecem ser cada vez piores, fazem de seus mandatos, quase todos comprados; fontes de riqueza pessoal e de prestígio social. Falta em cada pedaço desse país continental estadistas; seres humanos capazes de está na política não para satisfazerem suas ambições, mais para construir um país digno de se viver.

Na terra do gás e do petróleo nossos "políticos" seguem a cartilha dos velhos modos de fazer política, sempre previlegiando o pessoal sobre o social. Infelizmente.

Diante da tirania e dos escandâlos mostrados pela Polícia Federal na Operação Vorax, muitos coarienses optaram via votos pela alternativa do 33. E assim o novo, o diferente e até desconhecido grupo chegou ao poder e está sendo a repetição tirana do passado!

A surpresa ou decepção (decida você a palavra que se encaixa melhor) é enorme. Se esperava uma coisa e deu outra!

O tempo vai passando e os recursos milionários do gás e do petróleo não estão servindo para melhorar a qualidade de vida dos coarienses. Infelizmente é melhor assim para os politiqueiros, que o povo continue na pobreza, na miséria e ignorante, analfabeto, sem entender o que lê.

As pessoas sérias do municípios já desconfiaram que esse velho modo de administrar não vai conduzir o município a lugar nenhum, apenas enriquecerá uma meia dúzia de pessoas. Os jovens já entenderam que mesmo com cursos universitários não haverá empregos para eles, porque não há políticas públicas de geração de emprego e renda. Esses votos serão muito difíceis de serem comprados.

Há uma esperanças, onde se administre com o povo, fazendo orçamento participartivo, prestando contas, sendo transparante no uso do dinheiro público, que sejam feitas políticas públicas geradoras de renda e empregos, e que de fato nossa educação, eduque. Com esse tipo de educação que temos atualmente, só de dar manutenção, sem um projeto ousado e eficiente, que funcione, vamos continuar nos últimos lugares e não nos primeiros, conforme nosso orçamento devia nos colocar.

Será que um dia será diferente? Só depende de nós!

4 comentários:

Anônimo disse...

"... so depende de nós?" é verdade padre só que esse nós quando se manifestam são perseguidos, e o judiciario e o MP nada fazem ou resolvem

Anônimo disse...

é verdade só o estudo e a educação liberta

Anônimo disse...

mas como falar em educação se o ARNALDO "sabiamente" deu em garantia a escola infantil DIRCE PINHEIRO. (que absurdo)

Agamenon Silva disse...

A educação só liberta quando há compromisso de educadores em praticar e desenvolver políticas educacionais,alicersada nos princípios de liberdade tão preconizado por Paulo Freire,hoje em Coari temos uma secretária de educação que até pouco tempo,quando não fazia parte do poder era um exemplo de pedagoga,hoje uma pessoa sem o menor pudor em se submeter a tal política de abandono na educação de Coari,é bem a cara desse governo sem compromisso,inrresponsabilidade,e uma educação que serve aos propósito da massificação,a Semed nos atuais dias não sorresponde a nada para uma boa educação,muitos podem dizer mas não é só a Semed responsável pela a educação de Coaeri,mas sabe-se que A EDDUCAÇÃO BÁSICA é de responsabilidade do município,até agora as aulas ainda não começaram em Coari,esperando por reformas nas escolas,que segundo consta as licitações foram fraudulentas e consequentemente correm o risco de serem anuladas,professores da Semed são mal pagos em relação a seduc,joje um professor do município ganha em média 700,00 setecentos reais,o estado paga 1.100,00 em média,como teremos uma boa educação sem bons salários para os professores? isso é apenas uma justificativa para que a educação de nosso município atinja o seu ideal,muitos pensam que isso é coversa para boi dormir,mas isso tem um impacto muito forte e negativo em nossa educação.
A administração do Adail pasmem! construiu boas escolas,climatizou todas e contruiu a escola infantil Dirce Pinheiro,um primor para qualquer educador se deleitar,mas o atual prefeito a abandonou,tal vez por ser ela uma homenagem a genitora do do ex-prefeito,demonstrando assim o descompromisso com aquela que é a única forma de um povo se desenvolver,hoje falta material didático,salário(uma das bandeiras desse macanjo em campanha)compromisso,pessoas que queiram realmente fazer algo pela educação de Coari,a convivência com salários atrazados, faz dos professores seres que não se satisfazem com seu trabalho.Portanto se não escolhemos bem nossos governates a culpa é realmente de uma educação falha, e quem está no poder hoje(secretária Selionete Guimarães da Costa) não tem compromisso com ela,e sim com o seu bolso e diga de passagem um bom salário heim!!!