domingo, 20 de fevereiro de 2011

Egito, Líbia, Marrocos... e Coari?

Primeiro foi o Egito, depois a Líbia e agora Marrocos. Os povos desses países não suportaram mais viver em estado de ditadura e foram as ruas protestarem pela saída dos ditadores, estabelecidos em seus apodrecidos poderes por anos e mais anos, décadas.

Não está sendo fácil, porém, vencendo o medo e acreditando na esperança de dias melhores o povo saiu a rua e enfrentando as forças armadas, se rebelaram em busca de democracia e de um novo mundo possível. São centenas os espancados e presos, nem por isso deixam de buscar seus sonhos de verem seus países livres das ditaduras.

Enquanto isso em Coari com seu povo educado para a subserviência desde a tomada de suas terras pelos portugueses, vive sua pior década de ditaduras, saiu um ditador e entrou outro. Após a contagem dos votos, a nova ditaura se estabeleceu; tão ou mais ferrenha do que a que saiu!


Ouse pensar diferente. Ouse agir diferente. Cobre seus direitos. Foi assim que foram punidos os que se manifestaram buscando receber seus salários na data certa; foram suspensos e tiveram os dias da suspensão descontados em seus salários.

Por fazer uma leitura crítica do município e por questionar os caminhos da ditadura na terra do gás e do petróleo, estou sendo processado pelo presidente da câmara municipal de Coari, Sr. Iranilson Medeiros (eleito presidente com as bênçãos do grupo da peneira), que reclama de sua moral ofendida no post "Urubus na Carniça", postado no blog logo após sua eleição como presidente da "Casa do Povo".

Me pergunto: que país é esse? Que ditadura é essa? Egito, Cairo ou Marrocos, onde não se pode pensar diferente ou questionar. De fato estamos vivendo um novo tempo; o pior de todos!


Durante a cerimônia de comemoração dos 90 anos da Folha de S.Paulo, a presidente da República, Dilma Rousseff, declarou que o governo "deve saber conviver com as críticas dos jornais para ter um compromisso real com a democracia" e que deve haver um convívio "civilizado com a multiplicidade de opiniões, crenças e propostas." Leia mais.

6 comentários:

Anônimo disse...

O novo presidente da câmara de vereadores de Coari IRAN MEDEIROS diz que a reforma no prédio da casa pública é hoje a mais BONITA do amazonas! Isso vereador pouco importa, o que importa é o que vcs dever por obrigação fazer de bonito, isso sim interessa. Fiscalizar o que esse prefeitinho da fazendo com o dinheiro público. Afinal cadê o ADNAMAR? BONITO é o que o povo vai fazer nas próximas eleições. Fazer uma verdadeira limpeza. trocar 100% os fiscais do povo.

Anônimo disse...

PADRE ZEZINHO, ESTÁ INICIATIVA DO VEREADOR IRANILSON MEDEIROS, QUE TEM SEU PASSADO, (SEGUNDO OS COMENTÁRIOS) MUITO SUSPEITO ESTÁ COMPLETAMENTE ERRADA E FORA DO LUGAR, QUE DEVERIA LHE PROCESSAR DEVERIAM SER OS URUBUS, ELES, QUE NA VERDADE SÃO OS QUE REALMENTE OFENDIDOS.

Anônimo disse...

Essa é para o o Ver. Iran Medeiros.

Constituição Federal. - Artigo 37.º
(Liberdade de expressão e informação)

1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.
2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.
3. As infracções cometidas no exercício destes direitos ficam submetidas aos princípios gerais de direito criminal ou do ilícito de mera ordenação social, sendo a sua apreciação respectivamente da competência dos tribunais judiciais ou de entidade administrativa independente, nos termos da lei.
4. A todas as pessoas, singulares ou colectivas, é assegurado, em condições de igualdade e eficácia, o direito de resposta e de rectificação, bem como o direito a indemnização pelos danos sofridos. E finalizo fazendo das palavras da Presidente Dilma as minhas "Eu prefiro o barulho da empresa e da opinião publica, do que o silêncio da DITADURA". ABAIXO A DITADURA!, O POVO COARIENSE JÁ PASSOU POR ISSO.Não será esse ditadorzinho que irá reeplantar isso novamente. Democracia e liberdade de expressão já.

Anônimo disse...

Cadê o professor Alves que sempre está do lado da lei. ou ele vibrou com mais esse ato ditatorial? Caro professor o senhor como um grande estudioso sabe. a repressão tem passado sujo no Brasil, o senhor é, tenho certeza disso, um grande apreciador da democracia e da liberdade de expressão cadê vc?

Professor ALVES de Coari/AM disse...

Estou aqui.

Para mim o debate sadio é no campo ideológico e sem ofensas.

No texto:

“Enquanto isso em Coari com seu povo educado para a subserviência desde a tomada de suas terras pelos portugueses,...” (Padre Zezinho).

“ ... deve haver um convívio "civilizado com a multiplicidade de opiniões, crenças e propostas." (Dilma - Presidente do Brasil).

Dou razão nos dois trechos acima, mas quero perguntar em relação ao trecho acima. Padre Zezinho, com a chegada primeiro dos espanhóis, após, dos portugueses, quem primeiramente educou esse povo para subserviência?

Como pedagogo, há anos venho observando a educação dos povos da Amazônia é constatado que essa subserviência não são de dez anos atrás, mas de centenas de anos, até porque, fomos catequizados para servir como escravo aos ” nossos descobridores “ espanhóis, e depois aos ” nossos descobridores “ portugueses.

Daí vem à segunda pergunta. Quem nos catequizou para o serventilismo?

Outro questionamento é a comparação entre a ditadura no Oriente Médio, ditadura religiosa fundamentalista milenar (Egito, Líbia, Marrocos) com Coari/AM (uma democracia). Por esse fator, querer dizer que o Brasil não se vive constitucionalmente num estado de direito, ou seja, Santo Padre dos Ribeirinhos, o Senhor é sabedor temos eleição alternadamente de 4 em 4 anos, isso em toda nação.

Na democracia brasileira qualquer cidadão alfabetizado pode disputar os cargos eletivos até a presidência da república.

No texto diz:

“ ... deve haver um convívio "civilizado com a multiplicidade de opiniões, crenças e propostas." (Dilma - Presidente do Brasil).

Por outro lado, defendo a liberdade de expressão com unhas e dentes, mas alguns blogs extrapolam em seus textos e esse convívio passa não existir.

Logo, para não cair em tentação e não pegar corda, só escrevo a política no sentido de melhorar Coari/AM e organizar a população para buscar essas melhorias.

Dessa forma tenho cuidado de não ofender pessoa e nem entidade, até porque no Brasil vive-se num estado de direito, e se ofender, quem se achar ofendido, tem o direito de se defender ou defender sua entidade, inclusive na justiça.

Assinado Professor ALVES de Coari/AM, esse não vive no anonimato.

Professor ALVES de Coari/AM disse...

Padre Zezinho sugestiono um debate da política habitacional de Coari/AM