sexta-feira, 4 de março de 2011

A Cidade dos Barracos

Hoje pela manhã estavam retirando as casas do terreno ao lado do auditório. Tempos atrás esse terreno pertencia a empresa das festas; hoje sabe-se lá de quem é. Esse é um sinal que necessitamos urgentemente de uma política habitacional para a terra do gás e do petróleo!








Outro dia precisei visitar uma família no novo bairro, o Grande Vitória. Apesar de novo, o crescimento acelerado confirma o nome do bairro. As casas construídas de qualquer jeito, como dar, conforme a renda das famílias, se esparramam num terreno acidentado; muito parecido com a costa de dragões.

O bairro é a cara do Brasil, de Coari, da desigualdade econômica e social. As ruas são indefinidas, sinuosas, mato e lixo mostram o abandono que se encontra aquele povo. Não parece de forma alguma que é a cidade mais rica do interior do Amazonas.

É uma "fartura", "farta" tudo, melhor dizendo quase tudo, pois, o luz para todos faz chegar a energia elétrica na casas, porém, não há iluminação pública. Aconselho não ir à noite munido de lanterna ou poronga. Nem comunidade da zona rural é assim!

O metro de terra em Coari tá carríssimo e o dinheiro o gato comeu, como fazer uma casa desse jeito? Atualmente as pessoas estão tentando fazer o que puderem para morar e quem não tem nenhuma renda a coisa é pior ainda. Claro que no meio dos necessitados, há sempre os aproveitadores.

A terra do gás e do petróleo é um dos poucos municípios do Brasil que tem uma Secretaria para essas questões; a grande maioria dos coarienses não sabe como funciona essa secretaria. O que sabemos realmente que os barracos que crescem e se espalham pela cidade, demonstram o tamanho da pobreza num município tão rico.

Obs.: click na foto para aumentá-la ou veja mais fotos no álbum na coluna do lado!

8 comentários:

Paulo Araújo disse...

Lendo seu texto padre, recordo-me da eleição passada, na qual os grandes "politicos" em propaganda eleitoral passaram em minha residência.E uma de suas principais promessas era asfaltar o bairro da liberdade, que o sr. conhece muito bem a realidade,e como sabemos, já se passaram quase três anos e aquele bairro continua na mesma precariedade,sem esgoto, sem asfalto e para sair do bairro quando chove pessoas usando sacolas nos pés,enfim sem uma moradia digna,afirmo isso por que minha familia mora no bairro,e acredito que "o pior cego é aquele que não quer ver" como muitos de nossos irmãos coarienses.
Está chegando o ano de 2012,e com ele as eleições,e mais uma vez os "politicos" estarão naquele bairro com o mesmo papo. E como nós dois sabemos, neste período todos os pobres não só daquele bairro, mas de toda a cidade com certeza seram mais uma vez lembrados, e ai começará tudo de novo.

abrçosss

COARIENSE FELIZ disse...

PADRE BOA NOITE, PREOCUPADO COM A QUESTAO HABITAÇAO, É QUE O PREFEITO ARNALDO MITOUSO ESTAR ACELERANDO A CONSTRUÇAO DAS 280 CASAS, PARA ALIVIAR 280 FAMILIAS QUE NAO TEM ONDE MORAR, NUNCA NENHUM GOVERNO SE PREOCUPOU TANTO COM ESSA QUESTAO DE HABITAÇAO QUANTO O PREFEITO ARNALDO MITOUSO, E HOJE COARI JA TEM UM PLANO DE HABITAÇAO .]
PRIMEIRO SERAO CONSTRUIDA ESSAS 280 CASAS, DEPOIS VAI INICIAR A CONSTRUÇAO DE MAIS 800 CASAS,
HA E APROVEITO PRA INFORMAR QUE HOJE CHEGOU DE VIAGEM O PREFEITO ARNALDO MITOUSO , ELE ESTAVA EM BRASILIA REUNINDO COM O MINISTRO DOS TRANSPORTE ALFREDO NASCIMENTO E COM A SENADORA VANESSA GRAZIOT, E COM CERTEZA ELE TROUXE COISAS BOAS PRA COARI


UM ABRAÇO A TODOS.

Agamenon Silva disse...

Onde? não vejo essas casa sendo construídas,no Nazaré Pinheiro não é como digo o coariense feliz é fã do Alves mesmo,pois o imita cara a quantidade de chorreiros que esse rapaz escreve, deve levar o prêmio de campeão de tolaimas na net,vc é um gozador do povo.
Coari realmente tem um problema sério habitacional,e de falta de infra estrutura,coisa que não foi feita há anos,ou seja desde de quando que os roeyltes do petróleo começou a entra nos cofres da prefeitura,Adail teve em seu período uma maior pujança destes roeyltes e mesmo assim também não investiu em infra estrutura,sabe-se que esse dinheiro que a Petrobras injeta no município é para esse fim,ou seja construção de rede de esgoto,construção e reforma de escolas,investimento em saúde e educação,isso ao longo dos anos não se efetivou,e isso agora também não está acontecendo,hoje após a aprovação do plano piloto, pasmem!!! Na época do Adail,nenhum bairro pode ser aberto sem ter construído a rede de esgoto assim como um forma de tratamento de efluentes,mas medida eleitoreiras sempre acontece,e hoje não vejo o macanjo e impudente prefeito com essa preocupação,certamente essas casas que dizem que serão construídas também não serão contempladas com a rede de esgoto,e os roeyltes sendo desviados,se o dinheiro não está sendo aplicado no que é de fato para ser aplicado a culpa é nossa, e principalmente dos vereadores, que não fiscalizam nada,o gozado é que o macanjo prefeito em seus discursos era o que mais falava,que prestaria contas de tudo que gastasse,sinceramente eu nunca acreditei,pois fui a vários comícios dele,e sempre detectava essas petalhadas dele,hoje vejo que não estava enganado,”Coari teria ruas de ouro” e hoje tem ruas de lama,nem parece uma cidade rica,falando em infra estrutura volto a lembrar da estrada do itapeuá,padre fui domingo dá uma voltinha por lá afe!!! Parece ruas do Haiti,Somália,Namíbia ou coisa assim,salvo engano estrada também é infra estrutura,me compadeço com nossos irmãos moradores dos bairros grande Vitória,Liberdade e outros que hoje sofrem com essa falta de respeito .

Professor ALVES de Coari/AM disse...

No BLOG EM DESTAQUE do Cientista Político Daniel Maciel de 5 de março de 2001 lí um texto relacionaddo a Ponte do Pera. Achei interessante e resolvi solicitar licença do BLOG PROVINCIA E MACHIPARO e compartilahar meu comentário, também neste BLOG, abaixo:

A novela da construção da PONTE DO PERA não é de hoje. Essa NOVELA é e muito tempo, quem se lembra da festa, da propaganda, dos foquetes, dos locutores Valcione, Robéro, Daniel levando ao povo através e cadeias radiofônicas a construção da PONTE O PERA?

Esse episódio se deu em 12 de janeiro e 2007. Lembro tão bem como se fosse hoje, pois fora vinculado até carro passando virtualmente em cima da ponte construída.

No comentário do EMANOEL FILHO diz:

"Enganaram o povo descaradamente, meteram a mão no erário de todas as formas..."^

De fato, nesta época enganaram o povo, e na cara-de-pau trouxeram até Secretário de Estado para festa.

Um abraço no meu fã Agamenon Silva.

Assinado Professor ALVES de Coari/AM, esse não se esconde no anonimato.

Anônimo disse...

Pois é pare essas casinha é de quem incentiva as invasões e fica enfeiando Coari, depois o senhor vem reclamar.

Professor ALVES de Coari/AM disse...

NÃO A FAVELIZAÇÃO DE COARI/AM

Padre Zezinho o Bairro Nazaré Pinheiro é uma área destinada à construção de casas populares, visto que, a Caixa Econômica e Prefeitura Municipal de Coari/AM firmaram um convênio há muito tempo. Sua santidade bem que pode contribuir, como você sempre contribuiu, para o melhoramento de Coari/AM dizendo não a invasão sem controle público.

Por outro lado, não é e hoje o problema de invasão na área do bairro Nazaré Pinheiro, eis que em tempos passados foi chamado até a ROCAM para retirar invasores.

Agora o que não se Pode tornar Coari/AM um monte de favelas e pessoas que tem casa vai invadir local público. Aliás, invadem e deixam algum parente no local para guardar lugar, essa coisa está manjada.

Como exemplo da favelização de Coari/AM tem alguns bairros que tiveram lotes comprado de terceiros como exemplo: bairro Grande Vitória, bairro Liberdade, bairro Ciganópolis que donos deveriam ter urbanizado, e depois venderem os lotes.

Por isto, a zona urbana e Coari/AM passa por um processo de favelização que é ruim para todos. Observe o bairro do Oriente, onde deveriam ser ruas, são becos. Isto é ruim até para ambulância socorrer um doente.

Assinado Professor ALVES de Coari/AM, esse não se esconde no anonimato.

Anônimo disse...

Boa Tarde PE.Zezinho,quanta alegria é saber que filhos de coari como o senhor,ainda lutam contra a desigualdade social imposta para a população menos favorecida.Sou uma das tantas enganadas,apesar de ser coarience hoje me envergonho quando vejo uma princesinha,ser transformada na cidade fantasma,peço a deus que lhes dê força e coragem para seguir com sua missão.

Anônimo disse...

Bom dia Pe.Zezinho,fiquei triste ao saber que o senhor,ja teve sua primeira audiência,imagine o por que de um proscesso em andamento deste,>Será que e porque o Senhor defende os oprimidos?.Poxa cade a justiça? Sinceramente so espero que um dia se faça justiça nesta cidade.Cadê os nobres vereadores que são pessoas pagas com nosso dinheiro,e vejo a inercia destes nobres parlamentares,que hoje so visam seus proprios interesses,se formos averiguar cada vereador cinceramente não generalizando,mais tem uma meia duzia so ver seu proprio beneficio.