terça-feira, 1 de março de 2011

Fazer Jornalismo... ser blogueiro!

Talvez devêssemos ficar tristes ou fulos da vida diante das pressões feitas por políticos contra os joranlistas e blogueiros. Eu, nesse momento vivo isso. Não que não tenha vontade enorme de esmurrar a mesa e até agrdir a tela do monitor - objetos mais próximos do nosso cotidiano - numa reação 'natural' aos ataques aos quais os joranlistas e blogueiros são submetidos!

Mas, pensando bem, a pressão, nesse caso de processo, de cala boca, é velha manifestação daqueles que se sentem encurralados e temem ver suas trapaças descobertas. Usam da arrogância e da prepotência para tentar silenciar.

Promovem o medo, pois somente com ele podem triunfar e permanecer numa lamentável condição, a da mediocridade.

E o jornalista e o blogueiro serão sempre uma pedra no sapato dessa gente tentando, nos momentos difíceis, como é o da atualidade e como vive a rica/pobre Coari, furar os sapatos deles e fazer com que possam sentir a agonia comum a maioria da população - agonia da fome, da miséria, do abandono, do analfabetismo, do desemprego, do atraso dos salários...

Não reclamam porque foram injustiçados e sim por se apresentarem como intocáveis enredados numa teia de poder e de dinheiro que se autoprotege.

O jornalista e o blogueiro se justificam no desmantelamento dessa grade de proteção de uns poucos e entre os mesmos. E vai insistir na defesa do bem comum, na tarefa de compreender o que é o bem comum.

Enfrentam, de cabeça erguida, os senhores da pressão e da opressão e, em meio ao campo minado, abrir as brechas onde serão escritas as verdades, fechando o cerco contra verdade de um só - um regime de ditadura!

A dor mais doída é contabilizar a montanha em verba pública usurpada por grupos para financiar os seus negócios e seus mandatos. A dor doída é constatar o desvio do dinheiro da escola, do posto de saúde, do hospital, do asfaltamento e das ações sociais para fazer fundo as causas desses senhores.

Um dos remédios para superar essa dor é fazer jornalismo. Se conseguirmos entender essa equação e fazêlo funcionar, nossa tristeza terá a companhia de outros sentimentos: amor pelo jornalismo e emoção que toma a alma por cada jornada bem feita.

Obs.: Fazer jornalismo - Texto de Ivânia Vieira - Da Equipe do jornal A Crítica e Professora da Ufam (adaptado)

11 comentários:

Anônimo disse...

A luta continua companheiros!

Meus inimigos ainda estão no poder!
Esse silêncio todo me atordoa.
OBRIGADO A TODOS DA IMPRESA,JORNALISTAS, BLOGUEIROS, LEITORES, INFORMANTES, OBRIGADO SENHORES...

ass. Povo.

COARIENSE FELIZ disse...

PADRE ENTENDO QUE VC ESTAR PASSANDO POR HORAS DIFICIEIS, MAS, SEI QUE ISSO TRARÁ PRA VC TAMBEM APRENDIZAGEM, COM CERTEZA SABERÁ PESAR MAIS AS PALAVRAS POSTADAS, PORQUE PARA QUEM FALA AS VEZES PARECE SIMPLES, MAS, PARA QUE AS RECEBE NEM SEMPRE SAO TAO SIMPLES ASSIM, AINDA MAIS QUANDO ESSAS PALAVRAS AGRIDE E OFENDE A MORAL DA PESSOA , MAS, COMO TUDO NA VIDA , COM CERTEZA ISSO TRARÁ GRANDE APRENDIZAGEM AO SENHOR.

POIS SAO MOMENTOS COMO ESSE QUE PARAMOS PRA PENSAR SE O RUMO QUE ESTAMOS TOMANDO É O RUMO CERTO.

UM ABRAÇO ATODOS.

Anônimo disse...

CUARIENSE IMBECIL, o governo que tu apoia está falido.
Vou te dar um conselho:
-Guarde bem o dinheiro mal ganho que tu tens, pois tu vai precisa pra pagar advogado!.. não esqueça de dizer isso também ao Projeto de ditador e ali baba da Financia de Coari(Mil/Ademir).
Vocês estão juntando OURO DE TOLO seus IMBECIS.

Anônimo disse...

Padre que lhe lembrar uma coisa, sem defender A e nem B, o Sr. Adail Pinheiro Ex- Prefeito e futuro prefeito de Coari, que vc sempre atacou com veemencia, nunca processou nenhum jornalista ou blogueiro, a sua resposta é com trabalho. dai vc vê qual pessoas hoje estam no poder, despreparadas, ... bye

Anônimo disse...

Padre que lhe lembrar uma coisa, sem defender A e nem B, o Sr. Adail Pinheiro Ex- Prefeito e futuro prefeito de Coari, que vc sempre o atacou com veemencia, nunca processou nenhum jornalista ou blogueiro, a sua resposta é com trabalho. dai vc vê qual pessoas hoje estam no poder, despreparadas, ... bye

Anônimo disse...

Cade o CoariFolia que saudade...
Cade o CoariFolia que saudade...
Cade o CoariFolia que saudade...

Anônimo disse...

O coariense infeliz não tem moral!

Momentos difícies ta passando o povo de Coari. Momento difício ta passando ele mesmo, porque apoia um governo que esqueceu seu povo. Bem aventurado aquele que sofre por causa justa,por que o reino dos céus é dos justos, Maldito é aquele que tira da boca dos humildes o pão de cada dia.

COARIENSE FELIZ disse...

2 COMENTARIOS ME CHAMARAM A ATENÇAO.
1 = O PRIMEIRO QUE DIZIA QUE ADAIL SERÁ O FUTURO PREFEITO DE COARI, A ESSA PESSOA QUE FEZ ESSE COMENTARIO, EU QUERO PEDIR A VC QUE SE INFORME MELHOR SOBRE O SEU CANDIDATO, POIS O ADAIL ESTAR INELEGIVEL POR 8 ANOS.
2 = O SEGUNDO ESTAVA COM SAUDADES DO COARI FOLIA, EU QUERO INFORMAR A ESSE INTERNAUTA QUE SÓ O TRIO QUE O ADAIL CONTRATOU PARA O COARI FOLIA CUSTOU SEGUNDO ELE 4 MILHOES DE REAIS, E SABE O QUE O PREFEITO ARNALDO MITOUSO FAZ COM 4 MILHOES DE REIAS ? ELE INVESTE NA SAUDE , NA EDUCAÇAO, NA SEGURANÇA, NO SANEAMENTO BASICO, E EM MERENDA ESCOLAR PARA AS CRIANÇAS.

UM ABRAÇO A TODOS DO AMIGO COARIENSE FELIZ.

Agamenon Silva disse...

Tão dificil ser blogueiro,mas haveremos de lembrar que um blog é uma ferramenta muito importante para discutir,avaliar,refletir e tiarar nossas própriaS conclusões,foi que o macanjo e impudente prefeito chegou ao poder,ou seja,muitos blogues ao seu dispor, a lhe ajudar, tanto fizeram que esse senhor sem po menor preparo chegou ao poder, e está acabando com o pouco que ainda restou de Coari.Verdade é para ser dita realmente o Adail nunca processou ninguém da imprensa,hoje vc padre está sendo processado pelo Iran,por apenas escrever textos reflexsivos,hoje Coari chora de areependimento,mas que se diga os blogueiros como vc padre ajudou muito esse homem a chegar no poder,talvez por não conhecê-lo muito bem,ou por se empolgar com alguém que tina e tem um passado digamos não muito confiável,mas que disfarçou muito bem com intuito de chegar ao poder,ele tão incompetente que hoje a sua popularidade é a mais baixa de um prefeito coariense,a acima de tudo se cercou de secretários incompetentes, que ganham um absurdo por mês para não fazerem nada,o todo intocável Borborema tá todo enrrolado com os medicamentos vencidos que comprou,será que a incompetência dos outros secretários o contaminou? ou será que sempre foi assim mas se disfarçava muito bem?nosso dinheiro jogado fora literalmente no lixo,e nem com uma explicação que seja convincente,ô minha terra nós não merecemos isso.

Emanoel Filho disse...

O Cuariense infeliz mente que nem sente! Deve ser a norma no governo Mitouso.

Agamenon Silva disse...

O coariense feliz é discípulo do Alves em matéria de toleimas na net,parece que vive em outro planeta,e o que pior pensa que o povo é burro,nunca vi tanta falta de respeito por nossa gente. O Alves, o coariense feliz, o Abraim cochó,o Arnaldo Mentiroso opa!! Desculpe Mitouso sabe o que eles têm em comum? Resposta: pensam que o povo é burro e que só eles que sabem de tudo, pode observar eles se assemelham em muitas coisas, e uma delas é que são de uma imbecilidade torpe, que me perdoe os leitores a redundância, pois imbecil e torpe são a mesma coisa,eles são hoje em Coari os verdadeiros representantes da rabacuada coariense,o povo sofrendo,chorando,passando fome,sem política social,sem medicamento nas USBs(medicamento jogados no lixo),a educação até hoje não começaram as aulas na rede municipal(esperando)e como que esses rabacués vem com essa que está tudo bem. Padre realmente um blog faz muita diferença, pois se outrora o seu serviu a esses sicários do erário coariense, hoje com muita serenidade serve a nós coarienses de verdade para expor nossa indignação com esses milhafres do nosso dinheiro.