domingo, 6 de março de 2011

A Festa da Arte e da Alegria




Hoje é o primeiro dia do carnaval, isto, conforme o calendário. No Brasil, o país do carnaval, ele já começou alguns meses atrás. É a nossa festa da resistência, principalmente para nossa negritude; nossa mãe África que alegra a tristeza indígena no nosso sangue que escorria do chicote da escravidão.

E no canto, na ginga e no corpo escondemos/espantamos a tristeza da fome e da miséria, do preconceito, da falta de moradia, da falta de esgotos, da água/suco de coliforme fecais, dos barracos vergonhosos que ornamentam as ricas cidades desse país de encantos mil.

É nesse tempo que a arte expõe as vísceras de um Brasil lindo e trigueiro, mais que vive pela ganância de alguns na fome e na miséria!

Nossa Coari vive um carnaval enxertado e enjeitado. Explico-me.

Tivemo um carnaval que era só nosso, com a nossa cara. Feitos de blocos, partindo de nós. A "Turma da Vorax" chegou e com os milhões do nosso cofre, trouxe gente da Bahia e começamos a vivermos um carnaval que não era o nosso e sim uma cópia mal feita do carnaval baiano.

A "Turma da Peneira" em tempo de campanha prometia resgatar um carnaval do nosso jeito. Porém, depois de eleitos, para nossa surpresa, nem sabia e parece que ainda nem sabe o que é o carnaval. Agora tentar imitar o que imitava e a coisa sai mais troncha ainda. Não está sendo nenhum, nem outro!

Esse ano, as bandas, seguindo caminhos dos outros lugares do Brasil e percebendo que carnval também é fonte de renda, estão construindo os seus caminhos. Tomara que sigamos o caminho de Parintins que conseguiram 400 mil da secretaria estadual de cultura. Nem conte com a nossa secretaria de cultura que poderia injetar dinheiro nas nossas próprias bandas; porém seguindo o caminho do passado, prefere gastar com gente de fora...

Criticava dizendo que o carnaval copiado e os programas sociais de dar e dar do governo passado; refaziam os caminhos do velho império romano do pão e circo. Já o governo atual, o grupo da peneira, fazendo seu próprio caminho, não consegue nem isso. É uma incompetência de doer, tudo feito mal feito, é um circo mal armado e o pão? Sabe-se lá para onde vai tanto dinheiro!!!

6 comentários:

Agamenon Silva disse...

Não sei porque vossa senhoria me cumprimenta pseudo professor Alves,pois vc envergonha a classe mais importante da formação de um povo,ou seja a de professor,tal vez por vossa senhoria ser tão sarcástico quanto seu discípulo o tal coariense feliz,pseudo professor,meus comentários são sempre pautado no tema dos post que o padre escreve,lógico que abordo temas amplos, é por aí meu caro pseudo professor, quanto a ponte do Pêra realmente só enganação,e que fique bem claro eu não morro de amores pelo ex-prefeito Adail, só apenas comparo com seu impudente e macanjo Arnaldo Mentiroso opa! Desculpe-me Mitouso,o governo desse homem é tão como o nome diz mitouso,ou seja um mito ou algo mitológico,resumindo uma fraude,também tendo um sobrenome assim não poderia esperar algo que não seja um mito,mas que o homem gastou na reforma da ponte isso é fato e contra fato não há argumento,portanto guarde seu sarcasmo Para quem seja que nem vossa senhoria,ah! Sei vossa senhoria tem um terreno na estrada do Itapéua,e sei perfeitamente que a estrada tá uma b........ta comente alguma coisa nesse sentido que quero ver, ou vc comeu abil junto com esses vereadores que se dizem representante do povo,padre peço encarecidamente que vossa senhoria vá até a estrada do Itapéua e comprove o que digo, ao chegar lá parece que estamos em outro município,afe!!!!! Acorda Coari minha terra querida!!!!!! É muito dinheiro jogado fora. Padre ontem fazendo uma visitinha ao blo Coari em Destaque do cientista político Daniel Maciel vi algo que me chamou atenção, o post Coari não será contemplada com uma uma usina termelétrica movida a gás natural,lá no poste está explícito que o incompetente administrador não deu a real importância da construção desta usina veja que absurdo,Coari dona do ouro ficará de fora,Codajas,Anori,Anamã e Iranduba serão as cidades beneficiadas e Coari nada!!!!!cara é muita incompetência para um governo só

Professor ALVES de Coari/AM disse...

Agamenom Silva cumprimentar as pessoas é sinal de educação visto que você não é inimigo, mesmo que fosse, Jesus Mandou que amemos nossos inimigos.

No BLOG EM DESTAQUE do Cientista Político Daniel Maciel de 5 de março de 2001 lí um texto relacionaddo a Ponte do Pera. Achei interessante e resolvi solicitar licença do BLOG PROVINCIA E MACHIPARO e compartilahar meu comentário, também neste BLOG, abaixo:

A novela da construção da PONTE DO PERA não é de hoje. Essa NOVELA é e muito tempo, quem se lembra da festa, da propaganda, dos foquetes, dos locutores Valcione, Robéro, Daniel levando ao povo através e cadeias radiofônicas a construção da PONTE O PERA?

Esse episódio se deu em 12 de janeiro e 2007. Lembro tão bem como se fosse hoje, pois fora vinculado até carro passando virtualmente em cima da ponte construída.

No comentário do EMANOEL FILHO diz:

"Enganaram o povo descaradamente, meteram a mão no erário de todas as formas..."^

De fato, nesta época enganaram o povo, e na cara-de-pau trouxeram até Secretário de Estado para festa.

Um abraço no meu fã Agamenon Silva.

Assinado Professor ALVES de Coari/AM, esse não se esconde no anonimato.

Emanoel Filho disse...

Padre, identificar, entender, estruturar e potencializar. Eis a política pública clara para trabalharmos o que há de melhor entre nós, A CULTURA POPULAR. Os grandes eventos continuarão, más, temos que estabelecer de vez a identidade de um povo. SIMPLES, NÃO?

Emanoel Filho disse...

Esse professor farsante ou melhor, que professor?, se utiliza de parte do meu comentário, para justificar um ato do prefeito, MITOMANÍACO. O AGAMENON foi perfeito. O contexto em que falei que ENGANARAM O POVO DESCARADAMENTE..., foi um contexto aplicado claramente ao prefeito MITOMANÍACO e ladrão, e não a administrações anteriores. Se este professor?, quer defender o atual prefeito MITOMANÍACO, é um direito dele, más, não se respaldando em meus comentários, que são visceralmente contrários a este atual grupo que depena Coari.

nancy disse...

O Rancor e a Raiva Ferem a Alma e Adoece o Corpo!

O texto, bem de diz que Parintins/AM tem melhorado, mas lá a nossa Igreja Católica está engajada nos movimentos sociais, por isto, a sociedade vai-se abrindo para o diálogo e conquistando, de fato e de direito, o espaço democrático.

Por outro lado percebo que o Padre Zezinho é o nosso melhor expoente libertário, mas está escrevendo com muito rancor e com muita raiva, possivelmente, sem a grande sabedoria bíblica de Salomão. Escrevendo assim o corpo adoece e a pessoa fica azeda. Daí, solicito, mesmo com crítica, dê sugestão e utilize o lado poético nos textos.

Padre Zezinho, o Senhor é uma alma iluminada, mas observo que sua aura esta com a cor amarronzada e cheia de ódio e vingança. Logo, lhe aconselho, seja o Senhor mesmo e não deixe que os anjos inferiores venham de regiões umbralinas e usem no Santo Padre dos Ribeirinhos suas influências perversas para destruir Coari/AM.

Só para lembra-lhe, no governo Arnaldo e Railson houve mudança de comportamento pra melhor, sim Padre Zezinho. O Senhor que não quer enxergar e fica, por influências demoníacas, só vendo o negativo. Claro que não vivemos num mundo perfeito. O melhor estamos livres!

Por exemplo, no quesito liberdade em Coari/AM no governo Arnaldo e Railson qualquer pessoa pode falar com outra sem perder o emprego ou sua família sofrer penalidades; pode-se assar um churrasco com o vizinho e ninguém vem censurar; Pode-se jogar pelada esportiva de qualquer modalidade e ninguém é vigiado; Pode-se ir a missa e ou culto evangélico e ninguém vem repreender; enfim estamos livres.

Outro exemplo: no governo de Arnaldo e Railson fora iniciado o processo de transparência, visto que nesse quesito já se tem o Portal, o Diário Oficial Municipal, as Licitações são públicas e aqueles que estão aptos podem participar nos atos licitatórios; os valores das obras começam a ser colocados nas placas e vai por ai.

Mas transparência não é só isso. As entidades públicas, eclesiásticas e privadas têm que dialogarem mais, estão muito separadas. Nós temos mais 150 entidades associativas; perde-se a conta de quantas são as igrejas cristães; as escolas estaduais e municipais são inúmeras,; existem 4 universidades federais,; existem 5 sindicatos; existem secretarias municipais. Tudo isso querendo ser uma melhor que as outras.

Padre Zezinho. Só para seu conhecimento o governo do Estado do Amazonas, desde o caso VORAX, nunca mais veio conversar conosco.

Mas devo-lhe informar que vivemos numa sociedade fechada e precisamos avançar para melhorar Coari/AM. Logo, a democracia plena exigida pelo BLOG PROVINCIA DE MACHIPARO, pelo ilustre Cientista Político Daniel Maciel – BLOG EM DESTAQUE, BLOG UNIVERSO COARI, Agamenon, o Emanoel, o Adam Smith e tantos outros que escrevem comentários positivos e negativos só acontecerão quando o Reino de Deus for instalado em Coari/AM, mas pelo que se observa está longe, pois de modo geral, estamos ainda discutindo quem vai ser o próximo prefeito em 2012.

Um abraço.

Assinado Professor ALVES de Coari/AM, esse não se esconde no anonimato.

Anônimo disse...

Olá senhores!

Gostaria de saber aos vereadores da precária situação, que descobri-se o verdadeiro papel do fessor Alves na ouvidoria? ele ouvi quem? ond é a secretaria dele? esses secretários não prestam contas ao povo? Quando eu votei no prefeitinho que aí estar, esperava de verdade o portal do governo e pensava que seus secretários iriam prestar contas de todo e de todas as ações que fossem desenvolvidas.