sábado, 26 de março de 2011


O mundo passa por uma crise energética e a energia pode ser uma das causas que podem destruir o planeta terra. Os países mais desenvolvidos avançam na procura de energia limpa, isto é, encontrar um modo de produzir energia sem ferir a atmosfera.

As formas de produção de energia que temos são altamentes agressivas a terra e ao ser humano. Nossa energia a deesel, carvão mineral e atômica estão deixando buracos tanto na terra, como na camada de ozônio e iremos sentir seus efeitos a médio e longo prazo.

A WWF criou nesses últimos anos uma campanha chamada "Hora do Planeta" - é uma proposta para que se apague as luzes por 60 segundo, tentando chamar a atenção do mundo para a necessidade de revermos o modo que estamos consumindo energia, que está consumindo o mundo.

A proposta desse ano era de atingir um bilhão de pessoas por todo canto do mundo. Talvez tenha conseguido. O certo é que está atraindo cada vez mais pessoas, organizações, autoridades de várias áreas a participarem do momento. Falta ainda uma conscientização maior de todos nós para o consumo consciente de energia no dia-a-dia.

Nós nas cidades da Amazônia, desde que me entendo por gente, vivemos a hora do planeta. Para felicidade da WWF e dos ecologistas ricos e conscientes fazemos economia de energia ou melhor dizendo fazem nos fazer economia de energia na marra.

É comum em nossas cidades a "falta de energia", seja de dia, como de noite. Entra governo e sai governo e nenhum deles consegue resolver esse problema. Já estamos até acostumados com essa situação, que perdemos a sensibilidade de reivindicarmos para nós uma energia de melhor qualidade.

Por isso, nós amazônidas somos os únicos povos do mundo a fazermos a "Hora do Planeta" permanente, todos os dias. Um bom local para a WWF vir aprender o que é Hora do Planeta!

2 comentários:

Anônimo disse...

ABAIXO AS BOLSAS MISÉRIAS QUE FAZEM O POVO FICAR MAIS OMISSOS E PREGUIÇOSOS. KD A GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA COM DIGNIDADE?

Anônimo disse...

como ficou a história do processo do promotor Davi Carramalho, contra "improbidade administrativa" alencada ao prefeito de Coari? o povo que saber.