domingo, 27 de março de 2011

Para onde vamos?

Fiz essa foto hoje no porto de Coari, ali por trás da feira. Por esse local, todos os dias, principalmente no sábado os agricultores chegam na cidade.

Enquanto esperava uma compra, olhando para esse mundo, pensava para onde vai o destino dessa gente tão sofrida, castigada pelo sol, pela chuva e pela ambição de seus governantes?

Nesses últimos dez anos, nossa Coari deveria está sendo conduzido para um destino brilhante. Com nossas entradas multi-milionárias nossa educação deveria ser uma das melhores do país. O tempo passa e nada de novo é feito nessa área; ostentamos indíces ridículos, inferiores a municípios que diante de nosso mega orçamento são miseráveis.

Nossos remadores ouvem muito mais um pequeno grupo que sem sensibilidade não conseguem pensar projetos sociais que visem o bem comum e assim possamos deslumbrar outra Coari possível!

O tempo passa veloz como as águas das correntezas e as vezes vejo o futuro tão escuro, tão negro como as belas e encantadas águas do Lago que banha a cidade.

O perigo é que cada grupo que se aposse da chave do cofre do Palácio 2 de Agosto suma para a cidade encantada e do fundo das escuras águas assista o sofrimento de tantos os pobres com seus sonhos roubados!

E a pergunta continua, para onde vamos com nossas canoas abarrotadas de dinheiro?

4 comentários:

COARIENSE FELIZ disse...

PADRE BOA NOITE, PODEMOS DIZER QUE JÁ MELHOROU E MUITO A SITUAÇÃO DE NOSSOS IRMÃOS RIBEIRINHOS, LEMBRO-ME DA ÉPOCA EM QUE MORÁVAMOS NO INTERIOR E O MEU PAI PRA CHEGAR ATE A CIDADE TINHA QUE REMAR VARIAS HORAS PORQUE NA ÉPOCA NAO TÍNHAMOS NENHUM MOTOR. HOJE PORTANTO TODO RIBEIRINHO TEM O SEU MOTOR RABETA QUE PODEM IR E VIR NA HORA QUE QUIZEREM . ENTAO PADRE HOJE TA BEM MELHOR.

UM ABRAÇO A TODOS

Anônimo disse...

Esse Coarense feliz é mesmo um perfeito viajante, Carissímo cOAIENSE INFELIZ, No tempo de teu horrado pai, não tinha a grana que hoje entra em Coari,e outra cada rabeta que cada ribeirinho tem é fruto de seus trabalhos, não tem mão de politiqueiros, A tua vida deve setar muito bem OBRIGADO, MAS, ISSO É PASSAGEIRO assim como a vida. um dia o povo cansa de comer pedra. tamo de olho.

Agamenon Silva disse...

Beleza de texto padre, um primor!!Uma metáfora brilhante, que nos convida à uma reflexão a respeito dos rumos que nosso município vai tomar,coisa que os nossos dirigentes devem sim ficarem atentos e principalmente se preocuparem,vc abordou a educação, e aí está toda minha indignação dom esse governo,até hoje as aulas ainda não começaram na rede municipal de ensino,estão pintando tudo de vermelho,um horror!! Como já disse aqui mesmo em seu blog,temos hoje na SEMED os trapalhões da educação,que como dizem no popular só tem garganta,ou seja,só discurso e mais nada,me recordo quando os Paulos Freires(Selionete,Arlindo,Mauricio,Gracilene,Adilson,Elder,pasmem Ronaldo...) da educação coariense, criticavam o governo passado,e hoje eles têm a chance e não fazem nada,pois sem planejamento as coisas não funcionam,veja só como é que pode “reformar as escola” nessa época e deixar o alunado coariense sem aulas?isso é revoltante.Não vejo nessa administração,um compromisso com a “mola” propulsora de uma nação que é a educação,e os trapalhões da educação coariense continuam a nos insultar com essa patacoada de reforma, e nossas crianças sem aula.

Professor ALVES de Coari/AM disse...

Para Onde Vamos?

Quando lí esse texto lembrei o Lançamento do Primeiro Editorial do Jornal EXTRA COARI ( 21 a 27 de março de 2011, pág. 02) que em um de seus parágrafos diz:

“Não podemos mudar o passado, mas podemos edificar um futuro próspero e feliz”.

Concordo com ambos, tanto o titulo Para Onde Vamos quanto esse trecho do editorial do Jornal Extra Coari acima.

Por outro lado, para onde vamos e como vamos edificar um futuro próspero e feliz quando queremos trazer o passado de volta? Essa é minha pergunta a todos nós que estamos escrevendo e lutando por um mundo melhor.

O passado já provou para Coari/AM o lado mau, o lado ruim, o lado péssimo que jamais vai trazer felicidade, pois, além de desmoralizar a todos os moradores moralmente induza população a erro.

Portanto, loucos somos se trouxer o passado de volta, pois a contribuição que o passado deu ao povo foi: o desemprego da maioria da população, ruas todas esburacadas, uma cidade abandonada e tomada de lixo, os produtores rurais totalmente no abandono, a educação sem funcionar (zona rural e urbana), saúde sem funcionar (zona rural e urbana), zona rural sem saber mais sobreviver, os prédios públicos abandonados, estradas e vicinais em total abandono etc.

Por fim, se somos loucos, e resolvermos trazer o passado de volta, para onde vamos e como podemos edificar um futuro próspero e feliz, como diz o Padre Zezinho e o Editor do JORNAL EXTRA Eledilson Colares?
Um abraço.

Assinado Professor ALVES de Coari/AM, esse não se esconde no anonimato