sexta-feira, 11 de março de 2011


José Ricardo - deputado.josericardo@aleam.gov.br


A política é tão importante na vida em sociedade que convido sempre os jovens a se interessarem pela política, que deve estar a serviço da sociedade, e não dos interesses particulares.

Tem gente que diz não gostar de política. Mas a maioria das decisões importantes da nossa cidade e que afetam a nossa vida depende do que decidem os políticos, como vereadores, prefeitos, deputados…

Quem decide o novo aumento da tarifa da água? Quem decide sobre o aumento da frota de ônibus, de mais abrigos e sobre o reajuste da passagem de ônibus? São os políticos eleitos. Quando vereador, apresentei várias ações na Justiça contra os últimos reajustes da água e do transporte, que estão bem acima da inflação e considerados abusivos.

A política é tão importante na vida em sociedade que convido sempre os jovens a se interessarem pela política, que deve estar a serviço da sociedade, e não dos interesses particulares.

Por isso, quero destacar o trabalho do Movimento dos Focolares, grupo ligado à Igreja Católica e que promove os ideais da unidade e da fraternidade entre as pessoas. Ressalto o trabalho de sua fundadora, Chiara Lubich, falecida há três anos. O mundo lamenta a sua perda, que desde 1943 foi exemplo de uma mulher que se dedicou ao diálogo com todas as pessoas, religiosas ou não, mas que ansiavam viver por um mundo mais fraterno.

E desse trabalho surgiu o Movimento Político pela Unidade que criou a Escola Civitas, onde os jovens participam de estudos, de diálogos e de debates sobre a realidade sociopolítica e cultural da cidade e trabalham a política como um serviço importante no meio social.

Com esse movimento, assinei o ‘Pacto de Responsabilidade Cidadã’, um documento produzido e defendido pelo movimento e que trata das obrigações e das responsabilidades de políticos e de eleitores. Dentre os princípios, o documento prevê que os políticos comprometem-se em utilizar o cargo para o interesse público, ao mesmo tempo em que a comunidade compromete-se em acompanhar e participar das decisões políticas.

Muito bonito o exemplo dos jovens da Escola Civitas e do Movimento Político pela Unidade. Vamos também participar e se interessar pela política?

Nenhum comentário: