sábado, 5 de março de 2011

Um lugar ao sol


Fiz essa foto ontem quatro da tarde, apesar do horário o sol estava forte, escaldante, tinindo. Não sei que horas os tabuleiros foram colocados em "sua ordem" na "rua da feira". A rua que passa a frente da feira do agricultor e que acabou se incorporando a ela, por vários fatores.

Sei que foram os agricultores rurais que para marcarem seus espaços e venderem seus produtos no sábado pela manhã, são obrigados a colocarem tabuleiros, caixas e outros objetos em seus possíveis locais de trabalho na sexta à tarde. Uma verdadeira humilhação.

A contradição é que a feira, como diz, no seu nome deveria dar a preferência a eles e isso não acontece, pelo contrário dentro da feira não encontram lugares disposíveis para venderem seus produtos.

O que sobra para os agricultores rurais é o espaço na rua ao lado, disputadissímo e quem chegar no sábado com seus produtos, corre o risco de não encontrar lugar nem no sol, quanto mais na sombra.

E quando chove? Fique na chuva!

Só falta repetir o que disse Amazonino outro dia: "que morra"!

3 comentários:

COARIENSE FELIZ disse...

PADRE, TENHO DISCORDADO DE ALGUNS COMENTARIOS POSTADO AQUI NESTE BLOG PELO SENHOR, MAS, NESTA POSTAGEM O SENHOR FOI MUITO FELIZ, POIS ESSE PROBLEMA É GRAVE , E PARECE QUE O ADMINISTRADOR DA FEIRA FICA SIMPLISMENTE O OLHANDO E DEIXANDO ACONTECER SEM TER PULSO PARA RESOLVER ESSA SITUAÇAO.
SE OLHARMOS O NOME NA PARTE SUPERIOR DA FEIRA, LA ESTAR ESCRITO " FEIRA DO PRODUTOR RURAL " MAS, O QUE ACONTECE É QUE OS PRODUTORES RURAIS VAO PARA SUAS CUMUNIDADES E AO VOLTAREM AS BANCAS JA ESTAVAM OCUPADAS PELOS MARRETEIROS, E COM ISSO NAO SOBROU OUTRO LUGAR A NAO SER A RUA,, SÓ QUE TEM OUTRO PROBLEMA MAIS SERIO AINDA, É QUE NOS DIAS DE FEIRA COMO O SENHOR MESMO VER NAS FOTOS, OS MARRETEIROS TIRAM SEUS TABULEIROS DE DENTRO DA FEIRA ONDE ELES JA SE APOSSARAM E COLOCAM NA RUA, TOMANDO ASSIM NOVAMENTE O LUGAR DOS PRODUTORES RURAIS.

ACHO QUE ISSO É CASO SÉRIO E QUE TEM QUE SER VISTO , OLHADO, E TOMADO UMA PROVIDENCIA O MAIS RAPIDO POSSIVEL, POIS COMO O SENHOR MESMO DISSE, É UMA HUMILHAÇAO PARA OS PRODUTORES.

TEM QUE TIRAR OS MARRETEIROS DE DENTRO DA FEIRA E DEVOLVE-LA AS VERDADEIROS DONOS QUE SAO OS PRODUTORES RURAIS.

UM ABRAÇO A TODOS.

Professor ALVES de Coari/AM disse...

Coari/AM e os Programas Sociais: Uma Política Dependência e Meramente Eleitoreira?

O Blog Em Destaque publicou um texto em 2 de março de 2011 que dizia:

... Adail implantou 21 programas sociais...

Li várias vezes esse texto para compreender melhor o que estava escrito no contexto da mensagem e chequei a conclusão que Coari/AM, houve uma mudança no modo de produção capitalista para o modo de produção de programas sociais.

Nessa lógica fora fabricada a miséria do povo de Coari/AM, onde a implantação em 1 de janeiro de 2001 do modo de produção de programas sociais tornou o povo em meros vendedores do voto?


Universo Coari, até que ponto, como política da dependência, o modo de produção de programas sociais implantado pelo governo Adail ajudou melhorar Coari/AM ou levar o povo a miséria?

Também o Blo Universo Coari tem escrito vários textos relacionados à nossa pobreza, quando digo nossa pobreza, falo da pobreza de mais ou menos em 60% da população de Coari/AM. Daí vem a pergunta:

Se formos um “município rico” como alguns falam, por que existe pobreza em Coari/AM?

O Blog Universo Coari sabe que uma população vive de seu modo de produção e o modo de produção de Coari/AM, pelo que diz nas entrelinhas o texto escrito pelo ilustre Cientista Político Daniel Maciel, fora mudado de um sistema de produção capitalista para o sistema de produção de programas sociais.

Uma pergunta. O modo de produção de programas sociais estabelecidos como salvador, foi propositalmente pensado para melhorar a vida da população ou trazer o povo de Coari/AM na dependência e na miséria?

Vale-se destacar que no sistema de produção capitalista existe o empresário de um lado e de outro se tem o trabalhador. Mas no nosso sistema capitalista de Coari/AM a industrialização só é dita em época de campanha política e nunca se instalou uma fábrica aqui em Coari/AM, para geração de emprego.

Vale-se também destacar que no modo de produção de programas sociais como observei nas entrelinhas escritas pelo Cientista Político Daniel: o trabalhador não trabalhando recebe pelo estado seus vencimentos supostamente para sustento de sua família através de cartões magnéticos, sacolas de ranchos, bolsas de quaisquer naturezas, filas enormes em ginásios cobertos para receber o salário mensal de R$ 100,00 etc. Será que esta é uma política meramente eleitoreira?

Fica aqui uma discussão para nossa reflexão em saber de onde vem tanta miséria nesses últimos dez anos em Coari/AM.

Assinado Professor ALVES de Coari/AM, esse não se esconde em anonimato

Anônimo disse...

Programa Social não é modo de produção...É programa social.