quinta-feira, 31 de março de 2011

A Violência nossa de cada dia


Quem visita a terra do gás e do petróleo pensando encontrar uma pacata cidade do interior, vai ter uma grande surpresa. Nesses últimos anos os mais diversos ares de cidade grande se instalou em Coari e veio para ficar.


Infelizmente nossa herança dos grandes centros na sua grande maioria, são as piores e dentre elas está a violência. Não me refiro aqui somente a monstruosidade nua e crua da crueldade humana que sofreram os jovens esse semana e sim a violência nossa de cada dia. Os jovens barbaramente torturados são a ponta do iceberg de nossa realidade desafiadora.

A violência tem se mostrado em Coari nas suas diversas faces: no trânsito, contra a mulher, religiosa, eleitoral, contra o patrimônio público, venda e compra de votos, paro por aqui, a lista é se estenderia muito.

Voltar ao passado seria querer algo impossível, temos que encarar o presente com realismo e buscar tanto no nível pessoal, como cobrando políticas públicas de segurança para construirmos uma cidade mais humana. Sonhar não custa nada!

A violência maior é a compra e venda de votos que são negociados na terra do gás e do petróleo cada vez mais. Quando vendemos nosso voto estamos vendendo nossa consciência, nossa dignidade e cometendo a pior das violências que um ser humano pode fazer, a violência consigo mesmo.

E enquanto a maioria dos coarienses continuarem sendo violentados para continuarem na pobreza, na miséria e analfabetos a violência será sempre grande em Coari.

9 comentários:

COARIENSE FELIZ disse...

PADRE BOM DIA, EU TAMBEM SONHO COM UM MUNDO MELHOR, ONDE AS PESSOAS GANHEM O SUFICIENTE PARA :
1 = PAGAR UMA BOA ESCOLA PARA SEUS FILHOS.
2 = COMER BEM , VESTIR BEM, TIRAR FERIAS VIAJANDO SE POSSIVEL PRA OUTROS ESTADOS TODO ANO.
3 = TER DINHEIRO PARA QUANDO PRECISAR , PODER PAGAR UMA BOA CLINICA PARTICULAR.
4 = SER INDEPENDENTE FINANCEIRO PARA IR E VIR QUANDO E PRA ONDE QUIZER.
ACREDITE PADRE, ESSA É A VIDA QUE DESEJO PRA TODOS, E SERIA BOM SE ALGUM DIA ESSA IGUALDADE ENTRE OS POVOS FOSSE ALCANÇADA.
MAS, NAO VIVEMOS EM MUNDO DE CONTOS DE FADAS NAO, VIVEMOS EM UM MUNDO REAL, ONDE A DESIGUALDADE IMPERA, ONDE A AMBIÇAO PRA SE CONQUISTAR É TAMANHA QUE AS VEZES ATÉ SE PISA EM CIMA DE ALGUEM PRA CHEGAR ONDE SE QUER CHEGAR.
ENTAO PADRE, SEJAMOS REALISTAS, DEVEMOS SIM, FAZERMOS O MELHOR QUE PUDERMOS ,MAS, COM A COSCIENCIA DE QUE SEMPRE VAI HAVER INJUSTIÇAS, DESGRAÇAS, MENOS FAVORECIDOS E ETC,ETC, E ETC.


UM ABRAÇO A TODOS.

Agamenon Silva disse...

A violência social, que ocorre em Coari se dá pelo fato de uma educação falha,a violência física é apenas um reflexo dessa pecha histórica que assola nosso povo, e por falar em educação oh! Meu deus quede as aulas que ainda não começaram nunca vi na história de Coari uma atrocidade tão grande na nosso educação,e olha que lá só tem “intelectuais”pedagogos especialistas em educação,que viviam a criticar a administração que passada e hoje têm r chance de revolucionar a nossa educação e não fazem nada,isso é uma violência bruta contra nossa educação,e não há nada a que reclamar quando o assunto for recursos,pois tem e muito,mas no entanto no momento nossas criança estão sem aaaaaauuuuuuulllllllllllaaaaaaaaas, caramba respeitem nossas crianças bando de incompetentes. Falando do que aconteceu,penso que os policiais foram imprudentes,e cometeram essa vergonha que é tortura,e bom salientar que isso acontece sempre nas delegacias,mas que não vem à tona,tenho um primo que uma vez foi acusado indevidamente de assassinato, consequentemente também foi preso indevidamente, e lá foi torturado,apanhou ficou cheio de hematomas, para confessar uma coisa que não tinha feito,é bom que se diga que isso não foi agora há pouco tempo. Já faz um bom tempo,mas a prática é perpétua, tem outro mal desgraçado que assola nossa sociedade que é a DROGA,Coari hoje convive com essa praga que está destruindo nossa sociedade,e que todo mundo sabe que em Coari ....e que as autoridades sabem,mas que fazem vistas grossas,tenho plena convicção que no ocorrido tem o dedo das drogas aí.

Anônimo disse...

MUITO BOM ESSE COMENTÁRIO DO COARIENSE FELIZ, Q DIZ O SEGUINTE:
"MAS, NAO VIVEMOS EM MUNDO DE CONTOS DE FADAS NAO, VIVEMOS EM UM MUNDO REAL, ONDE A DESIGUALDADE IMPERA, ONDE A AMBIÇAO PRA SE CONQUISTAR É TAMANHA QUE AS VEZES ATÉ SE PISA EM CIMA DE ALGUEM PRA CHEGAR ONDE SE QUER CHEGAR".
E É ISSO Q TA ACONTECENDO EM COARI, COM ESSE PREFEITO, TUDO Q VC CITOU AKI COARIENSE FELIZ, É O ESSE PREFEITO TA FAZENDO COM O POVO DE COARI "ONDE A AMBIÇAO PRA SE CONQUISTAR É TAMANHA QUE AS VEZES ATÉ SE PISA EM CIMA DE ALGUEM PRA CHEGAR ONDE SE QUER CHEGAR". É ESSE PREFEITO TA PISANDO MESMO NO POVO DE COARI.

Anônimo disse...

O COARIENSE INFELIZ SO TEM PENSAMENTO MEDIOCRIS E EMBICIOSOS.PARA SE TER PODER E DINHEIRO SE CONSEGUI COM TRABALHO E EDUCAÇÃO.EXEMPLIFIANDO:PUXANDO SACO NÃO SE VAI EM LUGAR NENHUM, A NÃO SER MOMENTANEAMENTE. TER PODER SE OBTÉM ESTUDANDO, SÓ ASSIM TERÁS LIBERDADE DE EXPRESSÃO E TERÁ SEMPRE PÉ NO CHÃO.kD SE ESSE PREFEITINHO QUE TÚ DEFENDES TA FAZENDO ALGUMA COISA PARA O POVO TER TUDON AQUILO QUE VC MENCIONOU. OUTRA SOU CONCURSADO PELO ESTADO, TENHO PÓS, E TO FAZENDO MESTRADO, O MEU PODER NINGUÉM VAI TIRAR, E MINHA GRANA TO CORRENDO ATRÁS DELA.

Professor ALVES de Coari/AM disse...

O que estamos criando: criança ou crionça ?

Observo neste texto uma mãe aflita com a foto de seu filho espancado e fico triste, isso deveria ser evitado, se no passado, o governo municipal tivesse tido coragem, como o governo Arnaldo está fazendo no presente, que é abrindo um canal de discussão junto a sociedade para compartilhar idéias, para Coari/AM não ser tão violenta.

Nessa oportunidade vou parabenizar uma mãe corajosa que vi pelos canais de televisão pegar o seu filho e entregar para polícia, simplesmente porque o jovem estava assaltando e violentando as pessoas.

`As vezes não sabemos que nossos filhos estão fazendo fora de casa e quando ele aparece em casa todo arrebentado não procuramos saber o que ele fez.

O educador Içami Tiba no seu livro – Quem Ama Educa – escreve claramente que se não cuidarmos de nossas poderemos está criando uma crionça. Vou mais além, se não cuidarmos de nossas crianças serão alvo fácil das drogas (licitas e ilícitas), e possivelmente, serão jovens crionças no futuro.

Um abraço.

Assinado Professor ALVES de Coari/AM, morador de Coari/AM, sito `a Rua Gonçalves Ledo, 560, Espírito Santo, CEP: 69 460 000.

Ricardo disse...

concordo com o Alves. porrada neles. se a mãe reclamar porrada nela. se o blog denunciar, processo nele. Tenha a santa paciência professor. o que está errado está errado. a polícia não tinha o direito de espancar nenhum cidadão, independente do que tenha feito. a polícia tem técnicas e treinamento para imobilizar e prender os meliantes. do jeito que a coisa vai, com seu ilustre apoio, daqui a pouco podemos oferecer espetáculos de apedrejamento em praça pública, tronco para açoite e outras coisas mais que sua santidade o prefeito e demais autoridades julgarem necessário. isto, com seu louvável apoio. parabéns professor.

Anônimo disse...

PADRE BOM DIA, ESSE COARIENSE FELIZ É UM IDOTA MESMO, COMO É QUE ELE DEFENDE UM ATO COVARDE DESSE, ESSE É O LEMA DESSE GOVERNO, CONCORDAR COM TUDO DE RUIM QUE ACONTECE EM COARI, PADRE O SR DEVIA PEGAR TODOS ESSES COMENTARIOS DELE E ENTREGAR PARA AS AUTORIDADES COMPETENTES, PRA INVESTIGAR QUEM É ESSE COARIENSE FELIZ, AÍ VÃO DESCOBRIR QUE ELE PERTENCE AO GRUPO DO PREFEITO CAGÃO, E CONCERTEZA IRÃO TOMAR AS PROVIDENCIAS CABÍVEIS, PORQUE É INADIMISSIVEL QUE UM CIDADÃO DE BEM CONCORDE COM TUDO ISSO.

Anônimo disse...

O Professor Alves vai acabar sendo demitido, está demorando muito para tentar justificar as cagadas governamentais. assim não dá. cadê você professor.

Anônimo disse...

Padre Zezinho, não sei onde esta esta comissão quer veio para Coari para investigar o caso que ocorreu no Lauro Sodré.
Pe. Agora é o momento de trazer atona o caso lá do Lago do Mamiá que o Capitão Norte e seu Grupo assassinaram sem perguntar pelos menos o nome do Cidadão ribeirinho que o assassinou, o Senhor Valderir que deixou filhos uma esposa e gravida e até hoje nunca foi nem lembrado foi apagado pelo tempo. No comando da policia em Manaus o Secretario Zujlmar Pimentel deveria ivestigar todos os procedentes destes policias sem escrupolo nenhum e espulsar do comando e processae indenizar os danos que causaram.Assim como a população se comporta de forma errada os policias tambem se a justiça e para todos, todos tem que ser punido. Deveres e Direitos iguais sempre respeitando o limite do outro.