sábado, 7 de maio de 2011

Conselhos Municipais... Conversa pra boi dormir!

Fui convidado para participar de um evento que vai criar o "Conselho Municipal dos Direitos Humanos", que começou ontem e vai até hoje ao meio dia. Infelizmente pelos diversos afazeres desses dias, não estou podendo participar.

Nesses cinco anos e meio que estou em Coari participei de alguns eventos dessa natureza com o objetivo de criação de Conselhos Municipais. O que vi foi que a maior participação das pessoas era/é de funcionários do grupo que está no poder.

Antes, no tempo do Adail, o grupo que está no poder reclamava do tipo de participantes das atividades dessa natureza, diziam que eram todos do grupo do prefeito; hoje, a coisa não mudou, só que os atuais participantes são do grupo do atual prefeito. Foi a única coisa que mudou, os participantes. Tudo palavras levadas pelas águas do rio Solimões.

Além do mais a história tem mostrado que os conselhos municipais existem muito mais para constarem no papel, para serem enviados aos órgãos do governo, tanto do Estado, como Federal, como se funcionassem na prática, na vida dos municípios. Como diz o ditado: "coisa para inglês vê.

Na prática os administradores fazem o que querem, o que bem entendem sem consultar A ou B, quanto mais conselhos... É conversa pra boi dormir!

3 comentários:

Anônimo disse...

O que um padre faz tanto em uma cidade como Coari?

Onde a violencia Impera?

E que não consegue marcar uma reinião com o atual prefeito para olhar no fundo do olho dele e perguntar o porque as coisas não acontece?

O padre zezinho só te garganta!
no final ele morre de medo de um debate com esse prefeito...

O que um padre que se diz do lado do povo faz tanto que não estava na formação de um conselho tão importante para a cidade , que ele diz que ama tanto...
Não, Não... as desculpas serão as mesmas....

Francisco José disse...

Salve anônimo,
Paz e Bem
Temos em Coari um Batalhão da Polícia Militar, a Polícia Civil, a Guarda Municipal, a Defesa Civil e sou eu o responsável pela violência, paz ou a segurança do Município?
Essa gente toda recebe os seus salários para ficar sem fazer nada?
Uma única vez que me encontrei com seu prefeito, eu sozinho e ele com uma cambada de trocentos puxas-saco... em nenhum momento olhou nos meus olhos... que sinal é esse?
Se você lê bem o post sobre os Conselhos Municipais vai vê que depois de ter participado de vários reuniões sobre esse tipo de situação durante os anos que estou aqui em Coari, minha conclusão é que esses conselhos só ficam nos papeis!
Digo mais, temos os secretários municipais para assessorar o prefeito e que custam caro ao município e por que ele tem que me ouvir?
Esses secretários ganham dez mil por mês para não fazerem nada?
Se é para ser assim, é melhor não ter secretários. Será uma grande economia ao município!
Que Deus te abençoe
Abraços

Anônimo disse...

Prezado Pe Zezinho,
Como participante da Oficina de direitos Humanos em coari e ao lê sua matéria, resolvi me posicionar no sentido de esclarecer um pouco sobre o evento ocorrido. Foi a primeira vez que fui convidado para um evento desta natureza, isso é bom, pois denota que está havendo a preocupação em se ouvir a sociedade civil. Outro fato, é em relação a criação dos conselhos: Os Direitos Humanos em Coari é algo que realmente precisa da atenção de toda a sociedade, e sobretudo, do poder público. Foi a primeira vez também que um conselho foi pensado juntamente com a sociedade civil. Todos nós que participamos podíamos representar os diversos segmentos vulneraveis a violação de seus direitos humanos. Parabenizo a Secretaria da mulher por nao ter criado um conselho entre quatro paredes, é sinal que podemos romper com certas heranças alienadoras e construimos uma sociedade de fato democrática, pois o controle social é um exercicio democrático. Pena que o Senhor não pode participar, certamente sua presença seria de grande contribuição neste momento historico que viveu o municipio de Coari. No mais parabenizo a secretaria da mulher mais uma vez e que este conselho possa de fato contribuir para o exercicio da cidadania e que um novo tempo se faça de fato em Coari.
Att:
Maria de Lourdes Alencar.