segunda-feira, 2 de maio de 2011

Meu barraco

Elas nascem ao anoitecer e como estrelas no céu, são incontáveis; se esparramam pela terra, como mato no tempo das chuvas. Porém, são os sonhos de cada ser humano que se faz família e tem o desejo de ser feliz, ter uma casa. Na pobreza e na miséria o que resta é ocupar os espaços vazios, antes, apenas satisfação de uma fome insaciável!

Convencionou-se chamar de invasões ou favelas as ocupações irregulares que marcam este período moderno de crescimento em nossas cidades. É uma tentativa da população empobrecida acessar bens e serviços disponíveis nas cidades e do povo do interior, seres atrasados, supersticiosos e ignorantes e a cidade, por outro lado, viver na civilização.

O Município de Coari é um exemplo de como esse processo vem ocorrendo no Estado do Amazonas. Por isso, é marcado por centenas de famílias vivendo em pequenas casas edificadas em terrenos urbanos ocupados irregularmente. Essas ocupações, apesar de pequenas, acolhem atualmente quase que pelo menos um terço da população.

São áreas que acumulam os mais variados problemas sociais. Além disso, não há praças, calçadas, esgostos, iluminação pública, escolas, áreas de lazer e, muito menos, espaço para edificar uma boa casa. Isso sem falar nos inúmeros problemas ambientais associados.

Enquanto não houver uma política habitacional que trate com seriedade a vida das pessoas; não construindo a conta gotas (220 casas... ), porém, sendo realista e transparente com o povo!

5 comentários:

Anônimo disse...

se os "administradores", "cientistas politicos, secretarios municipais e o Arnaldo mitouso, ao menos lessem uma vez o plano diretor da cidade na integra, saberiam o que fazer. mas SÃO todos INCOMPETENTES.

Anônimo disse...

mas padre ta tudo bem, so falta pintar essas casas barracos de VERMELHO, ai resolve tudo. OK

Anônimo disse...

iche padre, vc ja sabe que vao dizer que é culpa historica dos ex-prefeitos de coari, ate dos finados.

Professor ALVES de Coari/AM disse...

O Ouvidor Municipal de Coari/AM ler e responde: MEU BARRACO

As pessoas que querem melhorar Coari/AM e querem perguntar alguma a coisa relacionada aos serviços da Ouvidoria Municipal de Coari/AM darei resposta, mas para isso tem que ter nome completo e se identificar com endereço, caso contrário, não responderei a anônimo.

Exigir com decência é bom e todos gostam!

Ao PADRE ZEZINHO quero informar que gostei do texto, onde o mesmo diz sobre a realidade da moradia popular de forma desordenada, conforme abaixo:

“São áreas que acumulam os mais variados problemas sociais. Além disso, não há praças, calçadas, esgotos, iluminação pública, escolas, áreas de lazer e, muito menos, espaço para edificar uma boa casa. Isso sem falar nos inúmeros problemas ambientais associados.”

Padre Zezinho, o Senhor tem razão neste texto em exigir moradia digna aos munícipes. Portanto, chega de INVASÕES e criação de bairros sem a mínima estrutura como CAMPO DO ORIENTE, GRANDE VITÓRIA, CIGANÓPLIS, LIBERDADE e outros.

Para isto, em breve, no quesito melhoria de Coari/AM na parte moradia, o GOVERNO ARNALDO, além de está construindo casas populares, num futuro próximo colocará a disposição da população lotes de terras com as dimensões satisfatórias, com ruas largas etc., tudo dentro da exigência do PLANO DIRETOR DE COARI/AM, DO CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE DE COARI/AM – CONCIDADE E DO CONSELHO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE COARI/AM.

Logo, como Ouvidor Municipal de Coari/AM apoio toda exigência vindo da sociedade organizada e de pessoas que querem ajudar Coari/AM, e não abro mão das melhorias sociais, educacionais, saúde, obras públicas (moradia, asfaltamento etc), saneamento, meio ambiente, econômicas (agricultura, pesca, pecuária, aqüicultura, extrativismo etc.) de Coari/AM realizada em menos de dois anos pelo governo ARNALDO,.

Assim deveria ser o dever todos os que moram de verdade em Coari/AM, exigir, mas exigir com decência é bom e todos gostam.

Um abraço.

Assinado Professor ALVES de Coari/AM, Ouvidor Municipal de Coari/AM, morador de Coari/AM, Rua Gonçalves Ledo, 560, Espírito Santo, CEP: 69 460 000."

Agamenon Silva disse...

Coari tem sim um plano diretor,podem dizer a o que quiser do Adail,mas foi na sua gestão que foi parido esse plano diretor,agora o que acontece é que realmente alguns cientistas políticos que estão hoje no governo(inclusive o lânguido vice prefeito),não tem a humildade de assumir que desconhece esse plano diretor,resultado é o que estamos vendo acontecer em Coari invasões de terrenos,e que é pior esse vagabundo que hoje está no poder era incentivador de invasões,porque isso lhe dava uma certa popularidade.Coari está se tornando uma cidade feia com barracos construídos nos terrenos particulares, sem nenhum plano para que isso não aconteça,dizer o que se esse governo desconhece o significado da palavra planejamento,se assim o fosse teríamos planejamento na saúde,educação,política social,habitacional, o ribaldo prefeito se encontra sempre ébrio,pois assim alheio a administração com responsabilidade.
Hoje em Coari virou prática freqüente pessoas que têm uma grande área de terras, lotear e vender sem o menor planejamento,o plano diretor diz que todo loteamento na área urbana,tem que ser feito toda a infra-estrutura,como saneamento básico entre outros,antes de lotear as terras, mas aqui isso é ignorado,tanto por parte dos proprietários, quanto por parte desse governo sem rumo.
Padre quero parabenizá-lo pelo texto,pois nos convida a uma reflexão,pois temos muita gente em Coari sem um teto,e discussão do nosso plano diretor, penso que nós os comentaristas desse blog,temos que discutir a cerca dessa problemática que está se tornando o calcanhar de Aquiles das administrações,nossa cidade está ficando cercada de favelas,entupidas de barracos sem a menor condição de moradia, se esse prefeito prestasse para alguma coisa já teria convidado a sociedade organizada para um debate sobre o nosso plano diretor,isso traria à luz temática da” favelização” de Coari,e que não se pode lotear terras sem as mínimas condições de saneamento,as leis têm que serem respeitadas,que me desculpe o comtismo,sem respeitar as leis a sociedade fica em desordem.
Bom padre agradeço-lhe pela oportunidade,e registro aqui o desejo do debate a cerca do que me reportei,e permita-me que chamemos a atenção dos “intelectuais”cientistas políticos de Coari a despir-se da armadura da sapiência e ajudem esse governo hemiplégico e pusilânime a planejar uma política habitacional para a nossa cidade,e não venha aqui o néscio pseudo professor Alves dizer que o governo está construindo casas para o povo porque isso todos sabem que convênios assinados ainda na gestão passada.