terça-feira, 3 de maio de 2011

Outro olhar... é possível?

Quando começamos a blogesfera coariense, encontrar algo para postar nos blogs era como encontrar ouro cavando asfalto com os dedos ao meio dia. No sol escaldante e com os dedos minando sangue, iam surgindo as postagens. Depois vieram as enxurradas de notícias nos jornais da capital, que encheram suas páginas com a Operação Vorax da Polícia Federal.

As notícias da Vorax foram um marco para os blogs da terra do gás e do petróleo. Muitos empolgados com a quantidade de notícias dando sopa na internet e o clima sensacionalista, entraram na jogada copiar/colar, criaram blogs e que se foram com a poeira da Operação. Passado esse tempo, poucos foram os que sobreviveram a onda!

Com a maioria dos blogs falecidos, o que ficou foi a certeza que descobrimos o valor e a força dos blogs.

Hoje o risco é de estarmos vivendo um tempo, onde a blogesfera encolhida, minúscula, se comportar como provincial, nosso comportamento comum desde o século XVI. Não conseguimos ir além do disse-me-disse dos dois grupos políticos, que não querem o bem de Coari e sim o bem deles próprios. Até que nos provem o contrário.

Precisamos voltar a escavar até sangrar para sentirmos nas pontas dos dedos que tocam o teclado o sangue que escorre da vida do nosso povo que vive das migalhas caídas, sobras das mesas fartas dos que se alimentam com nosso orçamento multi-milionário, dinheiro escorrido das veias negras do solo do nosso município; portanto, riqueza de todos e não só do pequeno grupo que se enriquece mais e mais a cada dia que amanhece!

Será que vamos encontrar novos caminhos para nossos blogs, capazes de dizer o que tem que ser dito com arte e encanto, mostrando todo sofrimento dos coarienses?

5 comentários:

Agamenon Silva disse...

Um primor assim classifico vosso texto,que realmente nos convida a refletir nos acontecimentos desses últimos 3 anos em Coari,A vorax foi mal necessário digo mal porque muitos foram os exageros daquela operação,não quero aqui deixar a idéia de advogado do ex-prefeito,mas se era para fazer todo aquele escarcéu que punisse os responsáveis,pois todos estão soltos!!! ,mal necessário porque nossa cidade foi execrada na mídia regional como uma cidade que só tem corruptos,e isso não é verdade.
Pois bem, depois de toda uma situação armada conseguiram tomar o poder do grupo situacionista,vieram os morto-a-fomes com seus discursos carregados de apelo social e ...
Hoje nossa amada terra tem no poder uma caterva que outrora fazia coro junto com vc padre,de uma Coari melhor,com emprego e renda,com melhores índices de educação,com saúde de primeiro mundo,com políticas habitacionais,e....
Realmente padre um blog é uma ferramenta muito poderosa,para divulgar,debater,criticar,e fazer apologias a certas pessoas que nos decepcionam,hoje vejo isso em seus pôsteres,os outros blogs realmente não sobreviveram,pois seus interesses já foram alcançados ( 0 garoto,Crônicas Coarienses,O coariense e outro)que se armaram do propósito de se vingar do ex-prefeito,diferente do seu que ainda grita no meio do deserto mas é muito prestigiado,muito embora às vezes seja usado por comentaristas para dizer que Coari está uma maravilha,que nos faz rir e pensar que esses determinados comentaristas(coariense idiota feliz e néscio pseudo professor Alves)estão fazendo pívia com nosso dinheiro até deboche tem lá suas cotas de paciência.
Essa ferramenta poderosa e criativa,pode derrubar como também exaltar qualquer governo,o seu blog ele tem caráter,investigativo,exasperador,marulhoso mas sempre buscando o bem de todos coarienses que é o verdadeiro papel de um cidadão, o blog nos dias atuais tem papel decisivo quando ele se propões a levantar questionamentos para melhoria da vida da população.Hoje o blog Província de Machiparo é combativo, não que outrora não fosse, não tem vergonha de mostrar todo o seu desencanto com um governo que só gualdripa o nosso erário, e por esse motivo é desprezado e salvo engano já foi processado,por escrever o que pensa.
Muito obrigado pela oportunidade, de nos convidar a essa reflexão Coari agradece,e eu como coariense roxo digo ao contrário que muita gente pensa Coari não tem só vagabundos,interesseiros,debocheiro e corruptos não,tem gente de bem, que pensa nos menos favorecidos,e que se indigna com as coisas erradas de um governo que se tornou um covil de ratazanas famintas por queijo suíço comprado com o erário de minha amada terra,deus lhe abençoe padre e não perca a fé,pois esses vagabundos que lá estão podem aproveitar bastante porque o povo vai dá uma resposta a eles muito em breve.

Professor ALVES de Coari/AM disse...

Quase entendo!

Padre Zezinho, o Senhor sabe qual é o tipo de idioma usado pelo “intelectual Agamenon Silva”? Juro que não sei, né que o bicho fala bonito que quase não entendo, e necessito muitas vezes recorrer ao Aurélio, e quase não tenho encontrado o significado das palavras.

Pra falar bonito assim só conheço dois: Rui Barbosa e Domingos de Abreu.

Quando leio um comentário do Agamenon não sei se é na linguagem estrangeira ou portuguesa, o cara fala bonito. Acho que está falando multilinguismo da Amazônia (Tucano, Aruaque, Caribe, Tupi e outras). Aliás, o Agamenon parece que não está escrevendo na língua irlandesa ou na galesa, pois ambas foram mortas pela língua inglesa. O Agamenon não está escrevendo na língua portuguesa ou espanhola haja vista que ambas mataram a maioria da linguagem da América Latina.

Agamenon Silva até que leva jeito e fala bonito, mas escreve que quase ninguém entende.

Um abraço.

Assinado Professor ALVES de Coari/AM, morador de Coari/AM, Rua Gonçalves Ledo, 560, Espírito Santo, CEP: 69 460 000.

José Miguel disse...

Acompanho os blogs de Coari desde 2009, quanto houve a intenção de mudarmos de Jutaí para Coari.
Conheço muitos blogs de muitas cidades do Amazonas. E Coari é, com certeza, a cidade que mais utiliza os blogs com este intuito que conhecemos.
Nesses dois anos, ao mesmo tempo em que houve intenso ingresso de novos usuários na grande rede, também houve o avanço de novas mídias sociais.
Twitter e Facebook agregaram alguma coisa aos blogs. Por outro lado, enquanto essas redes sociais cedem espaço e oportunidades para divulgação de blogs (o blog não deixu de ser uma ferramenta pessoal), elas 'roubam' os usuários daqueles blogs, uma vez que o ambiente oferecido é algo tão incrível que nunca vamos explorar 100% dos recursos.
Vimos a importancia das redes sociais recentemente quando através do facebook o povo foi às ruas e destitiu o presidente do Egito. E o poder da ferramenta continua a fazer revolução popular naqueles países. Cada um mostrou sua cara na internet e nas ruas.
Ao que parece, o blog Província de Machiparo sobrevive às tentações das mídias sociais. Talvez haja explicações para o sucesso. De repente pode ser explicado pelo paradoxo entre dois substantivos: a coragem e a covardia.
A coragem do Padre Zezinho em escrever o que pensa. E a covardia de muitos anônimos que também escrevem o que pensam, mas por determinado motivo preferem não se identificar.
Pôe-se em prática o "penso, logo existo". Mas o simples pensar não é suficiente para uma revolução.

Parabéns prezado Padre Zezinho.

Anônimo disse...

PADRE! Padre! Grande padre.

Porque o senhor não posta mais as opinioes dos anomimos? será que o senhor ta indo na onda o Fessor Alves? Os anonimos muitas das vezes ajudam e muito na construção das opinião.

Agamenon Silva disse...

Você é realmente o rei do deboche néscio pseudo professor,é só lê seu comentário aí de cima que isso fica bem evidente,pois bem como já disse até deboche tem lá sua cota de paciência,quando vc não vem com seus discursos defendendo o ribaldo prefeito,vem debochar dos outros,ísso só revela a decadência de um ser rastejante,com idéias completamente anacrônicas e desprovida de coerência,e que é pior também se revela um paturega.

O pior comportamento de um mal caráter é sem dúvida a incoerência,a mudança brusca de idéia visando o lucro,e isso néscio pseudo professor vc fez e continua fazendo,mesmo muitos pares seus lhe tentando abrir os olhos,então néscio pseudo professor,vossa senhoria na minha insignificante opinião é mal caráter,mas com certeza vossa senhoria não liga para o que eu penso,pois já mostrou o seu preço,que decepção,que vergonha,que incoerência,que pena,pois vc discursava diferente e hoje revela sua alma burlesca,que aumenta ainda mais a decepção com um ser que teima em nos fazer rir.
Todas as vezes que comentei aqui e lhe combati foi dentro dos seus incoerentes comentários,agora se vc veste a armadura de otário e vem aos blogs defender uma coisa que combatia antes,é porque vossa senhoria realmente é um incoerente,mas fazer o quê se vc ganha 7 mil reais por mês para fazer isso? É néscio pseudo professor vc certamente é daqueles que pensam que todo homem tem seu preço,e o seu foi 7 mil reais,sua cara não treme em ganhar esse absurdo para defender um governo rastejante?pois esse dinheiro que vc ganha vem do erário,portanto não se dirija a mim com deboche,pois eu escrevo é em português mesmo, seu otário,azêmola,lapuz,babaca,paspalhão,palonço,lamecha que se vendeu por 7 mil reais.