quinta-feira, 12 de maio de 2011

Voto Consciente

No atual momento histórico que vivemos, onde o centro da vida está no ter, vale quem tem, vale quem consome, ainda há sentido o voto consciente? Se sim, em Coari será que há pessoas que votam conscientemente? Isto é, votam pensando nos interesses do bem comum e não nos seus próprios!

O sistema capitalista globalizado cada dia mais fortelece o mercado e deixa o estado fragilizado, aliás, todo o aparato do estado está a seu serviço. Portanto, está interessado em formar consumidores e não cidadãos. E dentro desse esquema até as pessoas se tornam mercadoria de produção ou de entreternimento. O voto é uma simples peça dentro do jogo de compra e venda.

Sendo assim negociar o meu voto/minha consciência apenas faz parte da realização dos meus desejos de consumo que o mercado imprime a todos nós. Hoje, ganha quem sabe mexer com os pauzinhos desse negócio altamente lucrativo que se chama política.

Por outro lado, os que sobram, as massas excluídas são obrigadas a mendigar dos "bonzinhos" para terem as migalhas em seus pratos, restos dos banquetes dos que nunca estão satisfeitos e querem sempre, sempre e cada vez mais... uma fome vorax!

Voltemos a pergunta: e em Coari exite o voto consciente? Quero acreditar que sim. Infelizmente os que diziam antigamente, mais ou menos uns dois anos atrás e que agora estão no poder, que votavam conscientemente. Hoje estão mostrando que votavam/votam apenas nos seus interesses e seus interesses são os seus salários.

Essa atitude surpreendeu e decepicionou muita gente. Gente que hoje se pergunta pelo bom papo dos que diziam que votavam consciente. A decepção do presente minou a história de diversas pessoas e mais ainda o voto consciente.

Nenhum comentário: