domingo, 5 de setembro de 2010

Provincianos

No dia 5 de setembro comemora-se a elevação do Amazonas à Categoria de Província, um episódio resultante de longa luta em defesa de nossa autonomia política, pois éramos subordinados ao Pará e nos tornamos independentes nesse dia no ano de 1850

A elevação do Amazonas à Categoria de Província é no mínimo uma piada de mal gosto dos assim identificados "nossos colonizadores" com nós amazonenses. Pois, antes da chegada dos eurpoeus nós já vivíamos com e na organização social de província.

A novidade do 05
de setembro é que os tornamos uma Província do Brasil. E tenha em vista que a nossa qualidade de vida ficou pior; tanto no bem estar, como culturalmente.

O Estado do Amazonas na era pré-colonial era organizado socialmente em forma de províncias. Nós coarienses erámos da Província de machiparo. Cada provícia era formada pelas várias tribos e tinha um cacique como chefe que junto com os caciques e anciões das várias tribos, formavam um tipo de conselho administrativo.

As províncias tinham se desenvolvido economicamente e culturalmente, vivendo um economia comunitária sustentável, tanto é que habitaram por milhares de anos nosso Estado e nos entregaram com a natureza - flora e fauna - quase intacta, e a riqueza construída com o trabalho de todos, era bem mais distribuída. Isso gerava uma melhor qualidade da vida do povo.

Tinham maior conhecimento da floresta e através desse conhecimento sabiam fazer seus remédios e seus cosméticos, sem precisar de empresas do ramo farmacêutico e de embelezamento.

Faziam suas próprias festas, sem trazer gente de fora para fazer para eles!

Passado esse tempo, das nossas próprias províncias, depois do século XVI, começamos a ser províncias dos outros. Primeiro fomos província da Espanha pelo tratado de Tordesilhas, depois passamos a ser província de Portugal e por último do Brasil. Nesses últimos tempos culturalmente somos província do Estados Unidos e segundo os especialistas, não vai custar muito, vamos ser da Chi
na.

Na realidade, vivemos como quando éramos província de Portugal, que nos dizia que o bom era as pessoas e as coisas do Reino. O estilo de vida português, o jeito de vestir, de morar, de comer, de pensar foi implantado em todas as pronvíncias portuguesas pelo mundo, inclusive no Amazonas. E esse foi o referencial de vida para nós por muito tempo.

E agora o pensamento províncian
o permenece entre nós, principalmente nas nossas elites políticas e econômicas que vivem a imitar o que as novelas, filmes, o modo de vida das capitais (Manaus, que imita o Rio, São Paulo e os USA), apresentam como estilo de viver.

O 05 de setembro confirma o que sempre fomos: "Provincianos"!

Um comentário:

Cidadania disse...

Diante do exposto, cabe ressaltar que os primeiros povos que moravam em nosso estado nos deixou uma lição de vida.
É preciso reaprender viver em sociedade, mas para que isso aconteça faz-se necessário entender o significado da palavra respeito há muito esquecido por nossos "políticos".