terça-feira, 28 de agosto de 2007

Divagações
Estou em Manaus por motivo de trabalho. No barco, depois de esticada minha rede e ter começado a ler, fui cutucado por um jovem que o conheci criança. Ele agora é professor da zona rural do município de Coari. Está professor porque tem que tocar a vida, tem mulher e três filhos.
O jovem professor me dizia desabafando que está sem receber o mês de julho e já estamos no fim de agosto.
Na rede ao lado da minha uma senhora pegou o fio da conversa e descascou a mandioca, isso é o fim do mundo, como é que pode isso. Eu dizia "pode".
O jovem professor dizia que na comunidade onde trabalha há educação da primeira série até o terceiro ano do ensino médio. Que bom disse eu. Ele continuou, eu fico com uma turma de primeira a quarta série, outros três professores ficam com as turmas de quinta a oitava série e um professor fica com o "Ensino Mèdio". Não se espante, é isso mesmo, um professor para todo o Ensino Médio.
Eu dizia e como é que é isso? O jovem professor responde, ele dar seu jeito. Continuei e como é que é esse aprendizado?... silêncio.
A senhora da rede ao lado, descascando a mandioca, entrou solando, "isso é uma vergonha", um município tão rico e a educação do povo da zona rural dessa forma.
E continuou descascando dizendo que na próxima eleição ela vai dar o troco, que não vai votar em fulano e nem em fulano e asssim foi. Seguindo sua crença, ela acredita que Deus vai mandar direto do céu um prefeito bom para Coari... e assim a conversa prossegiu!!!

***

Andando por Manaus encontrei um coariense que não via fazia tempos. Depois da trocas habituais de cotezias ele me perguntou onde morava e depois de saber que é em Coari, me disse com tristeza, fazem 20 e tantos anos que não vou na minha cidade, as notícias que vejo no jornal só são de Corrupção...
Com essa entalada na garagnta... nos despedimos!!!

***

Depois de ter deixado o coariense na Praça São Sebastião, fui até a Livraria Valer. Lá encontrei um livro com o título "A Itália da Jayme". Jayme é um dos grandes chef da cozinha inglesa. No livro ele relata sua vivência com a comida italiana. Na introdução diz que uma das coisas que gosta do mundo italiano é ver como o povo da bela Itália ama ser de sua região; italiano sim, mas de sua cidade, do seu povoado da sua vila.

Lendo isso, fiquei pensando no coariense que tinha encontrado... assim como ele muitos coarienses estão desgostosos das notícias que ouve de sua amada cidade... e começam a perder o gosto do sentimento pela terra do coração.
Claro que há um pequeno grupo que está comendo quase que sozinho os 168 milhões do nosso orçamento desse ano. Esses amam e amarão Coari, até acabar o dinheiro do petróleo e do gás!

2 comentários:

. disse...

Saldações Senhor primeiro morador da provincia de Machiparo! é brincadeira!

estive vendo o blog o coriense,
lá tem um comentario, achei estranho, não sei se é do senhor que o comentario fala, mais se o senhor ainda não viu de uma olhada! esta na postagem justiça ......

Sociedade Coariense On-line disse...

Saudações Pe. Zezinho,

Brevemente mais um Blog on-line na Blogosfera Coariense.

O lançamento oficial está previsto para o dia 31 de Agosto próximo.

Gostaria de informar ao Senhor que o mesmo nao terá finalidade política ou financeira. Será simplesmente mais um Blog de um filho da terra que gostaria de participar assiduamente dos acontecimentos e fatos pelos quais nossa Sociedade Coariense atravessa.

Estou em fase de preparacao e coleta de materiais e brevemente os mesmos estarao disponíveis on line.

Abraco fraterno,