sexta-feira, 31 de agosto de 2007

No som dos tambores!
Dia quente, abafado na terra do gás e do petróleo, no centro do Estado do Amazonas. O calor melhorou, amenizou um pouco nesse fim de tarde depois de uma breve chuva.
Retornei de Manaus nesse bom clima amazonense. Dessarumei a bolsa e fui devagar colocando as coisas em seus devidos lugares. Longe escutei o som de uma fanfarra. O som ecuou fundo na minha vida. Trouxe uma lembrança distante, de mais de trinta anos atrás. O tempo passa e os cabelos brancos estão chegando, apesar dos meus 20 e tantos anos.
Me lembrei que a semana da pátria está a bater nosssas portas. Junto veio a lembrança de semanas da pátria idas; quando não sabia porque estava naquela fila. Nunca consegui encontrar nexo nisso. Era uma coisa sem pé e sem cabeça.
Foi nesse tempo, aí pela oitava série que ouvi o primeiro discurso que gostei. Nele o orador dizia: "Sete de Setembro, dia da Independência do Brasil, mas, o País ainda não é livre", essa frase marcou muito aquele tempo.
A impressão que tenho é que nossas crianças, adolescentes e jovens estã marchando do mesmo jeito que eu, depois de trinta anos nada mudou. Não se sabe o porque se faz!
Mais gosto do som dos tambores da fanfarra, talvez seja meu lado de índio, de negro gritando por mim!

Nenhum comentário: