segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Povo Marcado... Povo Sofrido
Esta semana viramos mais uma página negra da história de Coari. O que sobrou foi o silêncio, agora ela está sendo enterrada. Ninguém pode dar uma palavra sobre o acontecido. Veja lá o caso do bispo, agora ele "é do contra". Na verdade não escreveu dizendo que é do lado A ou de o lado de B, escreveu o que devia ser escrito "se de fato há corrupção, que seja investigada pela justiça e os culpados penalisados". Isso é o que devia ser.
E o que andam sussurando pela alcovas, pelos becos, pelos botecos, na beira dos campos, nas conversas da gente simples. É uma coisa sem sentido achar que as pessoas não falam e nem tomam partido. Acontece que dessa vez a população se indignou de ver seus representantes defendendo com garras e dentes apenas seus interesses pessoais.
Virando bichos e usando outras pessoas, seus puxas. O que assistimos foi uma vergonha. Pobre Coari. O município está entregue nas mãos de lobos que jamais vão abrir espaço para o bem comum.
Foi muita mentira e muita força bruta para tentar numa luta de cabo-de-forças, onde cada um puxando para o seu lado queria arrebentar o outro. Quem ganhou como sempre foi o mais forte. O que tinha a justiça comprada com nosso dinheiro.
São umas 50 pessoas que estão de fato gozando do multi-milionário orçamento de 168 milhões. Desfrutando de casas, apartamentos e carros de luxo; jantares regado a base de bom vinho, viagens nos locais "interessantes" do Brasil; mulheres, jóias, roupas de grife, celulares e todo tipo de coisas que nosso dinheiro pode comprar.
Enquanto isso a maioria dos coarienses vive das migalhas que dessa "mesa" cai. Vivendo péssimamente, comendo mal, alimentos que não tem as devidas vitaminas e proteínas para alimentar para valer, bebendo água com colifórmes fecais, crianças cheias de lombrigas, enfim, um povo doente.
Para os politiqueiros, os compradores de votos o bom é manter esse povo assim mesmo, é fácil comprar os votos dessa gente que compõe um povo enganado, marcado. Dar uma educação que esclareça, nem pensar, educação é para alienar.
O bom é dar para essa gente circo, festa e festa, bebida e drogas. Os traficantes agradecem. As eleições estão vindo, todos já estão se preparando, pobre gente que só tem além da miséria o título de eleitor. Há muito soluço de dor na cidade, de todo tipo de dor. Soluços engolidos com farinha, com lágrimas.
E grite para ver o que acontece. Tem que gemer, soluçar baixo. Coari, teu povo está chorando, chorando de fome, de decepções, de vergonha.

Nenhum comentário: