sábado, 20 de outubro de 2007

Entre o Enem e a Prova Brasil... será que vamos melhorar?
Essa semana que está terminando as escolas coarienses realizaram uma espécie de "seminário" sobre a situação da educação na terra do gás e do petréoleo. Esta mesma atividade está sendo realizada Brasil afora. Estas atividades na área da educação estão acontecendo depois dos péssimos resultados que os alunos demonstraram no Enem e na Prova Brasil do ano passado.
O evento é feito praticamente de duas partes: avaliação e propostas. Não participei de nenhum deles, mas, o que me falaram é que a proposta que mais apareceu foi a da liberdade para as escolas poderem votar entre os professores os seus gestores. Se isso acontecer de fato, será um grande passo para a democracia.
O Brasil ostenta atualmente os piores índices de educação do planeta. O Estado do Amazonas ficou em penúltimo lugar entre os estados do País, ficando atrás somente do Piauí.
O Município de Coari com um orçamento multi-milionário de 168 milhões, mesmo com todo esse dinheiro, não mostrou nenhuma diferença entre municípios do Estado que tem orçamentos de 10 milhões por ano.
Esperamos que este mutirão de "seminários" nos ajude a sairmos da inércia que estamos e principalmente a dos últimos lugares.