Entre votos e bananas
Essa semana que estamos acabando, levando mais um tempo de nossa vida; aconteceu em Manaus ou ia acontecer, o julgamento ou a votação do "caso das malas". O nosso caso das malas não tem nada com o famoso crime das malas acontecido na década de oitenta, onde encontraram um corpo em pedaços dentro de uma mala, se não me falha a memória isso foi lá pelas bandas do Rio de Janeiro. O caso ficou famoso por ter sido trecho de uma das músicas do RPM.
O nosso "caso das malas", não foi cantado por ninguém, quem sabe até podia ser, mas, como aqui não é o Rio de Janeiro, muitas coisas não são permitidas cantar. Psiu, silêncio!
As malas daqui foram encontradas cheias de dinheiro e isto porque era segredo. Mais como sabemos, segredos são para serem revelados, alguém tem que saber destravar e essa é uma função de fato misteriosa que nem o dono da mala e do dinheiro sabia revelar. Para sua alegria ou tristeza daquele momento, seu chefe estava lá e Ele tudo sabe, é Onisciente.
Aqueles a quem o segredo foi revelado (a Polícia Federal), disseram que o dinheiro era para compra de votos. Por essas bandas do mundo, compramos votos da mesma forma que compramos banana na feira. A diferença é que comprar votos no Brasil é crime eleitoral e eis aí o nó da questão.
Acompanhe aqui e aqui alguns capítulo dessa novela. Provavelmente ainda haverá um outro aqui e outro e outro!!!
P. S. A coisa mais interessante foi o silêncio dos Meios de Comunicação de Coari sobre o caso. Até mesmo dos blogs.