quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Outra Amazônia é possível
O mundo todo e principalmente os países, assim ditos, desenvolvidos estão de olhos na Amazônia como fonte de riqueza. Aqui está a maior reserva biológica do planeta terra. Atualmente são centenas os pesquisadores estrangeiros na terra das Amazonas.
Nós amazônidas estamos cada vez mais distantes da construção de uma educação que nos dê condições para explorarmos nossa riqueza sem destruir. Fazemos ao contrário devastamos, exemplo disso são so conjuntos habitacionais construídos nas nossas cidades; derrubam toda a floresta, fica o barro vermelho, depois as casas são levantadas, deixando o rastro de destruição.
E sempre foi assim em todos os ciclos econômicos propostos para o "desenvolvimento" da região.
Atualmente alguns investimentos tocados por OGNs estrageiras e ribeirinhos trabalham como a Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá e a de Amanã, na região do Médio Solimões, que vão disponibilizar ao mercado 969 toneladas de pirarucu em 2007. Ao todo, serão capturadas 19.380 unidades do maior peixe de água doce existente. Mamirauá responderá por 4.940 peixes e Amanã/Fonte Boa por outras 14.440 unidades. Juntas as reservas e com uma multiplicação por uma média de 50 quilos por peixe, chega-se ao número geral. Leia mais.
Esse é o caminho para a melhorar a qualidade de vida da população sem destruir... verdadeiro desafio!