terça-feira, 20 de novembro de 2007

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de
Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594). Leia mais.
Quilombo dos Palmares: Refúgio da Liberdade!
Ao comemorarmos o "Dia Nacional da Consciência Negra" urge salientar a importância deste salutar momento histórico para todo povo brasileiro: a herança de um povo que mesmo tendo sido feito escravo não aceitou passivamente a "canga" da escravidão sobre seu pescoço. Muito tem a nos ensinar o povo afro-descendente, muito temos o que aprender de Zumbi e muito mais ainda tem a nos revelar o Quilombo dos Palmares.
Resgatar a herança dos afrodescendentes é fazer emergir do profundo de nosso ser o sentimento de revolta, de rebeldia e de indignação. Leia mais.
Desde 1999, as taxas de morte por homicídios, HIV e tuberculose caíram em ambos os grupos, mas mais entre os brancos, conforme os dados do SUS (Sistema Único de Saúde) em que o estudo se baseou. A mortalidade de negras por problemas no parto supera a das brancas. Leia mais.
As comemorações pelo Dia Nacional da Consciência Negra vão levar música, dança e outras manifestações artísticas a ruas e praças do Centro de Manaus. A avenida Eduardo Ribeiro será palco de um desfile seguido de festa, a partir das 16h, enquanto a Praça Tenreiro Aranha (Praça da Saudade) vai abrigar shows e apresentações de música, poesia, vídeo, dança e outras artes, às 18h.
Unindo forças com os movimentos negros de Manaus, a escola de samba Reino Unido da Liberdade promove um grande desfile com ares de festa carnavalesca na Eduardo Ribeiro. A agremiação, que traz como samba-enredo para 2008 "Justa e perfeita - A libertação da raça negra no Amazonas", vai levar à avenida cem ritmistas e itens como Rainha de Bateria, Destaque, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, baianas e passistas, além de seu carnavalesco Shangai.
Leia mais.

Nenhum comentário: