sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Os senhores da várzea

Quando os europeus chegaram na Amazônia no século XVI encontraram sociedades altamentes desenvolvidas. Os indígenas que aqui habitavam desenvolveram técnicas avançadas de cultivo na várzea e dela tiravam grande parte de seus alimentos.
A várzea é uma terra rica, própria para diversas plantas. Atualmente na feira do produtor da terra do gás e do petróleo encontamos grande quantidade de milho e de feijão vindos de plantações nesse tipo de solo.
Esse tipo de cultivo é herança de centenas de anos, atravessando gerações de índios e caboclos. Segundo os estudiosos do século XVI e XVII, a Província de Machiparo, local onde está a atual Coari, explorava muito bem esse tipo de agricultura. O que encontramos na nossa feira é um nada diante do que eles plantavam e colhiam.
Um grande atrapalho na cultura de várzea são os programas sociais que apenas dão e dão, não incentivando nenhum tipo de plantação, seja na várzea como em qualquer tipo de solo do Município de Coari... e parece que é isso que queremos, é melhor manter um povo pedinte, mendigo. Assim é mais fácil de comprar seus votos!

Nenhum comentário: