sábado, 29 de novembro de 2008

A Religião é o ópio do Povo - Karl Marx
A frase de Karl Marx causou grande burburinho na época. O barbudo tinha razão e hoje mais ainda. É uma religião o ópio do povo? Mais quando é que a religião é o ópio do povo?
Marx não estava tratando de uma religão em particular, apesar de as religões de seu país e isso é lógico, terem sentido a referência a elas. Porém a afirmação pode ser direcionada a todoas as religiões.
E quando é que a religião é o ópio do povo? Uma religião é ópio, quando anestesia as pessoas diante das realidades. Sendo ela mediadora entre Deus e seus fiéis, aliena a pessoa ou grupo de tal forma que desloca Deus para fora da sua própria criação.
O resultado de tudo isso é que a realidade pode ser cheia de mentiras, corrupção, pedofilia, ambição, enganadora, traidora e assim por diante; mais não tem nada que ver com a relação que a pessoa tem com seu deus.
Esse post saiu da gaveta depois de dias matutando as palavras do deputado estadual Luiz Castro e a deputada Vera Lúcia, quando falaram "todas as instituições... as Igrejas Católicas, as igrejas evangélicas, a Assembléia... todos fechamos os olhos para essa monstruosidade". Leia mais.
Marx continua com a razão, a realidade hoje mais que no seu tempo, ainda é mascarada pela religião, mais que isso imprime uma marca na consciência capaz de frear desejos de mudanças de comportamentos pelo bem do coletivo, releva tudo para o eu.
O pior de tudo é que muita gente se aproveita disso!

Nenhum comentário: