domingo, 7 de dezembro de 2008

Mais de Cem Anos depois!
Muitos pessoas em conversas dasabafam dizendo que estão loucas para ver a chegada do outro ano. A razão desse desejo que o tempo se apresse, segundo elas, é saber como será a administração do novo prefeito. É uma conversa que corre solta, se ouve em vários pontos da cidade, de gente tanto do grupo da atual administração, como do grupo que não conseguiu chegar ao poder.
Difícil é não tomar partido nesse tipo de bate-papo que foge a razão e é dominado pela emoção.
Claro, o que está em jogo, é mais que uma conversa, até porque o centro do assunto, a curiosadade maior de todos é saber se o atual prefeito vai continuar prefeito ou o novo prefeito (o prefeito eleito) vai assumir de fato e de lei, tomar nas mãos as rédeas da administração do município. Uns dizem que vai funcionar influenciado, movido pelo atual; que pode ser só uma representação... será que vai ser assim? Vamos ter que esperar para vê. Uns estão pagando para vê.
As opiniões na maioria dos locais das conversas estão divididas; veja lá você que lê esse blog e está em outros continentes, o assunto se tornou tão centro da vida de algumas pessoas, que invadiu os lares e vai até as alvovas de casais, assim de maridos e esposas constitídas, e também de namoradas e amantes, tanto do sexo oposto, como do mesmo sexo. E Complicando o meio de campo, quase sempre divide as opiniões, quase assim como se divisse uma casa, um leito e até corações.
Na distância tenho ouvido que os vereadores, estes sim, falando aos murmúrios para não deixar rastros do que falam, conversa de vereador é assim, nem rastros deixam; estão mais interessados que o atual prefeito continue prefeito de fato, é a forma mais certas de eles ganharem um número maior de malas.
O que fica claro por trás do escuro véu dessa conversa é o falimento da democracia e a confirmação da ditadura.
Esse tipo de assunto era discurtido, não com tanta empolgação como atualmente na terra do gás e do petróleo, por todo Brasil cem anos atrás e tinha de um lado a turma que mamava nas tetas do império, este queriam que continuasse um Brasil do Imperador e de outro lado os nacionalistas que queriam um Brasil livre, uma república, onde o povo escolhesse seu próprio presidente.
O Império foi derrubado, nascia a República Federativa do Brasil que hoje está sufocada de tantos pequenos imperadores pelo seu imenso território.
Pois é, veja lá você, até nas conversas estamos atrasados... um atraso de mais de cem anos!

Nenhum comentário: