quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Meu umbigo

É difícil descrever o que sinto depois de ter estado na câmara municipal para tentar entender mais uma das reuniões do nosso legislativo. Era uma multidão na frente da "casa do povo" que gritava, empunhava faixas; fazia barulho.

Havia muito indignação, gente querendo o novo e nada fazendo para o novo acontecer. Do outro lado, muita gente também querendo o velho. O grupo que quer que permaneça é sempre o mesmo, gente ligada ao grupo de Adail Pinheiro estão bem com cargos e altos salários, enriquecendo; apesar de que, mesmo esse grupo, fiel escudeiro, ganha das migalhas que sobram. SE eles soubessem disso.

Era uma multidão com dificuldade de se entender, na gritaria, levados mais pelos sentimentos que pela razão; mais por interesses pessoais que pelo bem comum dos coarienses. Faixas pintadas com palavras de ordem e valores. As letras parecendo querendo correr do plático por não aguentar tanta contradição.

O que aconteceu hoje deveria se repetir todas as terças e quartas, lotar a praça da catedral para fazer os vereadores trabalharem. Gritar para fazerem projetos que combatam a mortalidade infantil do município, uma das mais altas do Estado; forçar a barra para constuirem ações geradoras de renda e emprego para dar melhor condições de vida ao povo; insistir, se empenharem para melhorarem a educação do município. Enfim, essa multidão traria um grande bem para Coari se pressionasse nossos "homens eleitos" e não ficar gritando somente em favor de seus interesses pessoais.

Dentro da câmara um grupo de vereadores calejados em nada fazer e nem tem inveja de quem faz, foi levando as coisas, empurrando com a barriga. Poderiam até está dizendo: "não mandei vocês votarem em mim/nós!". Agora temos que aguentar essa turma que nada de bom querem para nosso município a não ser para si próprios.

O gesto do povo as portas da câmara pode ficar como certeza que poderíamos fazer e muito pelo nosso município, falta é sair de um mundo mais egoísta para um mundo mais de partilha!

7 comentários:

Anônimo disse...

Esses vereadores sao uma vergonha sera que nao tem outras pessoas pra quem votar meu Deus nao tem nenhuma moral a maioria nao tem estudo NAO SAO E NAO DÃO EXEMPLO DE NADA coari nao precisa disso essa camara parece que ta retroagindo "ACORDA POVO DE COARI".

Anônimo disse...

Que tal vc se proucupar em rezar para mudar esse quadro ao invés de só ficar criticando

Anônimo disse...

Porque não aproveitou a oportunidade e se mandou juntamente com o bispo pelo menos lhe fazia companhia

Anônimo disse...

Somente Deus pode jugar alguém! Ou na sua biblia não existe a pagina que fala sobre isso? Alias...não só isso mais varias outras coisas também.

Anônimo disse...

Vc é uma pessoa muito amarga será q você foi estrupado quando pequeno ou será um pedofilo

Professor ALVES disse...

Obrigado Padre Zezinho pelo texto de reflexão, pois o texto somente surti efeito quando deixa pessoas enfurecidas e zangadas ou alegres.
Quanto aos vereadores, eles não têm culpa de não serem fiscalizado numa eleição pelos votantes.

Alíás, quando apontamos o dedo para culpar vereadores por ter sido eleito comprando voto, aponta-se três dedos para quem aponta a falha! Isso é verdade.

Não estou defendendo ninguém e nem condenando, pois o meu papel e do Padre Zezinho é justamente escrever para vc pensar, que vendendo o voto, sempre teremos vereadores que irão se vender para tirar o dinheiro aplicado numa eleição.

Por isso, a maioria dos vereadores são empreiteiros.

Anônimo disse...

é uma grande vergonha ter veriadores como esses na "podre" coari...tenho vergonha de ainda esta morando nesse cidade de politicos imundos...ele não tem respeito pelo povo, só respeita a sua propria conta corrente...obs: os mais votados são quele que menos tem escolaridade, vc pode perguntar dele: meu caro veriador que curso superior o senhor tem, ele vai lhe responder: não tenho nenhum mais sei muito bem como pessoadir o povo de coari...meu amigos do amazonas, eu convido a conhecer os veriadores e ter apenas 5m de conversa com eles, ai vcs vão saber o quem e o que são esse seme-analfabetos.